Avós são essenciais em nossas vidas, veja 3 motivos

“Ser avô ou avó é amar os filhos pela segunda vez.” Você já ouviu essa expressão antes? Ela costuma ser bastante repetida quando chega o Dia dos Avós. Que tal essa outra: “vovó e vovô são mãe e pai com açúcar”?

Sabe o que é o melhor disso tudo? Esse é um tipo de “doce” que não faz mal à saúde Emoji piscando. Pelo contrário! O que as expressões acima tentam nos dizer é como o amor dos avós é sem medidas (mesmo na hora de impor limites).

A verdade é que são muitos os relatos de que ser avô ou avó é a melhor fase da vida de uma pessoa. Afinal, é possível ficar junto das crianças de forma mais leve, ou seja, sem o peso das obrigações do dia a dia.

3 razões pelas quais os avós são importantes

O carinho dado pelos avós é benéfico para todo mundo. Momentos como as visitas à casa deles, por exemplo, ficam eternizados na memória afetiva de muitas pessoas. Você conhece um abraço mais gostoso?

A seguir, veja alguns benefícios da convivência com os avós.

1. Os avós são fonte de apoio aos pais

Os momentos com os avós são valiosos inclusive para os pais, que contam com um apoio capaz de dar segurança e alívio.

Quantas vezes, na impossibilidade de levar os filhos ao pediatra ou ao dentista, essa função é delegada aos avós?

Além disso, não são raras as famílias em que cabe justamente a eles a função de cuidar das crianças durante a maior parte do dia.

Assim, os avós são importantíssimos para que as crianças se sintam amparadas enquanto os pais estão fora. Mesmo que isso esteja longe de ser um trabalho pequeno, é algo que eles costumam fazer com prazer.

Aliás, quem é pai ou mãe sabe que até mesmo as brincadeiras e outras atividades de lazer podem ser cansativas. No entanto, dificilmente você verá um avô ou avó relutar em participar dessas atividades.

2. Eles propiciam uma relação harmoniosa

Em determinadas fases da vida dos filhos e netos, alguns avós atuam, inclusive, como mediadores nos conflitos. Desse modo, muitas instabilidades que ocorrem na convivência familiar também são corrigidas por eles.

E isso vem desde a infância! Afinal, que netinho não se livrou de um castigo pesado por contar com a defesa dos avós? Ou então, comeu um chocolate a mais de sobremesa sem ser repreendido?

Isso revela a cumplicidade que há na relação entre netos e avós!

Além disso, é fato que todos os seres humanos precisam se conectar. Há estudos que indicam que os sintomas de depressão e ansiedade são menos frequentes entre crianças e idosos que convivem entre si.

3. Boa parte dos ensinamentos vem deles

Com a sabedoria dos mais velhos, é possível ampliar o repertório de todo mundo. Para boa parte das pessoas, os avós estão entre os maiores responsáveis pelos ensinos sobre a vida.

Eles são testemunhas das histórias dos pais e dos tios, além de ensinarem bastante sobre os costumes das gerações anteriores.

Se você for pensar bem, os avós são o elo principal na maior parte das famílias. Tente contar quantas vezes não é justamente na casa deles que acontecem as reuniões familiares.

Ao reviver as memórias da família, os avós as transmitem para as outras gerações. Além disso, eles ajudam a manter vivos valores que têm se tornado esquecidos no mundo atual.

Isso permite que as crianças compreendam e interpretem a árvore genealógica da própria família. Elas também aprendem a conviver com as diferenças e a respeitá-las.

Parabéns a todos os avós do Brasil e do mundo!

Sabe por que o Dia dos Avós é comemorado hoje, dia 26 de julho? A data também é dia de São Joaquim e Santa Ana. Em 26 de julho de 1584, eles, que são avós de Jesus Cristo, foram canonizados.

Desde 2003, a data passou a ser vista como uma forma de homenagear e agradecer a todos os avós pelos cuidados que têm com os netos.

Como você viu, embora para alguns pareça que o trabalho dos avós é “light”, ele é de extrema importância para a harmonia familiar. E isso se estende para toda a sociedade.

Com a pandemia, tornou-se preciso cuidar ainda mais do bem-estar dos mais velhos. Isso inclui a saúde mental deles. Pode ter certeza: a necessidade de distanciamento social os fez sentir muito a falta de seus filhos e netos.

Então, neste Dia dos Avós, aproveite para, pelo menos, ligar ou mandar uma mensagem de áudio, vídeo ou texto para eles. Corre que ainda dá tempo!