Veja 7 dicas para que a criança deixe de dormir na cama dos pais

Dormir na cama dos pais é algo que afeta o equilíbrio emocional das crianças, além da capacidade de lidar com as próprias inseguranças. E essa dependência emocional a prejudica por toda a vida.

Saiba que passar a noite sozinha já é indicado a partir dos seis meses. O contrário afeta não apenas a própria criança, mas também os pais. Em alguns casos, a perda de privacidade provoca ou agrava os problemas conjugais.

Quanto mais tempo você demorar para tomar uma atitude, mais difícil será mudar esse hábito. Então, a hora de agir para evitar problemas no futuro é agora! Acompanhe nossas 7 dicas.

1. Entenda por que a criança quer dormir na cama dos pais

Dos oito aos nove meses de vida, o bebê começa a ter consciência de que é um ser independente da mãe. Por isso, é comum que haja uma dificuldade maior de afastamento nessa fase.

A partir daí, o mais comum é que seja simplesmente uma questão de costume. Com isso, é comum que a criança faça associações entre dormir na cama dos pais e o processo natural do sono.

Depois dos três anos, muitos sentem falta dos pais ou têm medo de ficar sozinhos. É nessa época que começam os medos do escuro e de monstros. A partir dos sete anos, os medos são mais concretos, como o de um ladrão.

2. Conversem antes de dormir

Para tranquilizar a criança, sente-se na ponta cama ou em uma cadeira e diga que você ficará ali, ao lado dela. Conversem sobre como foi o dia, fale uma curiosidade ou conte uma história.

Note que ela já deve estar no próprio quarto desde o início. Ou seja, não é indicado iniciar a conversa no seu quarto e depois levá-la para a cama dela.

Eu sei, é tentador, mas não deite na cama nem no chão, nem deixe que ela fique no seu colo. Vá afastando a cadeira da cama ao longo dos dias, até que você apenas se despeça da porta do quarto.

3. Não amoleça

Não adianta repetir durante vários dias seguidos para o filho ou filha ir para o quarto dele ou dela e depois acabar cedendo. Afinal, a criança precisa criar a consciência de que não vai ganhar na base da insistência.

Depois de colocar a criança na cama, é normal que ela acorde no meio da noite e volte para o quarto dos pais. Em muitos casos, isso ocorre mais de uma vez por noite.

Se isso ocorrer, leve-a de volta para o quarto dela, sem brigar nem falar muito. Saiba que dar atenção demais pode tornar as cosias mais difíceis.

4. Não espere a criança dormir

Esperar a criança dormir é um erro, já que isso continua alimentando nela a dependência dos pais para pegar no sono. Se ela acordar no meio da noite, vai te procurar para poder voltar a dormir.

Para dar mais segurança, deixe uma penumbra no quarto. Abra uma fresta da cortina ou deixe a luz do banheiro ou do corredor acesa.

Você também pode usar uma daquelas tomadas iluminadas, que não deixam o ambiente totalmente escuro. A propósito, usar o celular, computador ou videogame antes de dormir afeta a qualidade do sono.

5. Procure outras formas de companhia para ela

No caso de irmãos, uma boa saída é coloca-los no mesmo quarto, mesmo quando na sua casa tem cômodos sobrando. Essa companhia ainda fortalece os laços entre eles.

Se for filho único, deixe-o escolher um bicho de pelúcia para ser o responsável por fazer companhia e proteger.

Uma manta que a criança usa desde bebê é algo que traz segurança e conforto. Afinal, é um objeto que remete a algo que lhe é familiar.

6. Tenham um ritual para a hora de ir para a cama

Ter uma rotina bem estabelecida cria a sensação de segurança, além de formar um ambiente noturno mais favorável.

Tenha uma sequência fixa para, pelo menos, uma hora antes do sono: tomar um leite morno, escovar os dentes, vestir o pijama, diminuir as luzes. Tudo isso evidencia que a hora de dormir está chegando.

Esse horário não deve ser só para a criança, mas para todos da casa. Ou seja, não adianta colocá-la para dormir enquanto a casa continua agitada.

7. Estimule a criança a não dormir na cama dos pais

Mostre que passar uma noite no próprio quarto é uma conquista. Sempre que a criança conseguir dormir sozinha, mesmo que seja por uma noite, diga que sente orgulho de sua coragem e que você confia nela.

Você pode não só elogiar, mas também comemorar com um café da manhã especial. Conte que ele ou ela já é um menino ou menina grande, e já merece uma cama em vez de um berço.

Além disso, deixe a criança escolher alguns aspectos da decoração, da roupa de cama e dos móveis do quarto. Assim, ela se sentirá mais dona do espaço e feliz de estar ali.

Deixar de dormir na cama dos pais não é fácil!

Todas as dicas acima vão precisar de um bocado de esforço e paciência da sua parte. Afinal, você não procura uma solução temporária, mas sim algo definitivo.

Saiba de antemão que a mudança dificilmente virá depois de poucos dias. Às vezes, ela demora meses. Ainda que seja cansativo enfrentar tanto choro, teimosia e birra, o resultado é duradouro e compensador.

Você já passou por essa situação? Tem outra dica para que os filhos deixem de dormir na cama dos pais? Então, use a caixinha de comentários abaixo e me conte. Quando se trata de universo infantil, é sempre bom saber algo novo!