Escritores, aqueles que nos inspiram usando as palavras

Você sabia que existe uma data em que celebramos os responsáveis por criar cultura, conhecimento e inspiração por meio da palavra escrita? Em 25 de julho, homenageamos os escritores!

A data foi escolhida porque em 25 de julho de 1960 ocorreu o primeiro Festival do Escritor Brasileiro. Na época, a União Brasileira de Escritores (UBE) era presidida por João Peregrino Júnior e Jorge Amado.

Desde então, o Dia do Escritor tem sido uma oportunidade para nos lembrarmos daqueles que criam universos fantásticos e histórias para sonhar. Não só isso, mas também análises do cotidiano e moralidades.

Isso inclui os escritores especializados em ficção, didática, poesia, contos, ensaios, biografias e autoajuda. Ainda há aqueles que combinam elementos desses e outros gêneros para criar obras únicas.

O que é preciso para ser um bom escritor?

Para fazer com que suas vozes sejam ouvidas, é essencial ter talento, criatividade e inspiração, além de um bom conhecimento sobre o mundo.

Escrever bem é algo que exige um vasto conhecimento de vocabulário, gramática e ortografia. Além disso, é necessário conhecer bem o público, para que o texto alcance em cheio a mente dos leitores.

Questionamentos, trama, estilo, personagens… Mesmo que seja de maneira inconsciente, tudo isso é levado em consideração antes de começar uma nova obra.

No entanto, uma das grandes belezas do trabalho exercido pelos escritores está na falta de regras rígidas.

Como assim?

Pense que praticamente todas as carreiras são construídas sobre evidências concretas da sua funcionalidade. Os escritores, por outro lado, frequentemente partem de desejos abstratos e objetivos pouco tangíveis.

Criar uma obra leva tempo e esforço. O resultado pode ser muito compensador, mas, raramente, no sentido financeiro.

Como os escritores contribuem para a nossa vida?

A pergunta acima é válida, especialmente hoje em dia. Afinal, qual é o papel dos escritores em um mundo cada vez mais apaixonado e dependente da ciência e da tecnologia?

Além de saber interpretar e refletir sobre a vida, os bons escritores conseguem inspirar, orientar e desafiar seus leitores. Eles também informam e a moldam a vida dessas pessoas.

Da mesma forma, é certo que as redes sociais e a internet como um todo influenciem os autores da geração atual. Em outras palavras, escritores e leitores se inspiram mutuamente.

Os escritores são figuras-chave para que a sociedade desenvolva seu conhecimento. Além disso, eles estão entre os maiores responsáveis pelos registros de uma cultura, época ou localidade.

Mão de mulher escrevendo. Imagem ilustrativa texto escritores.

Com seu talento, os escritores criam e recriam épocas, lugares e personalidades nas páginas de seus livros. Desse modo, conseguem representar as aspirações e o sentimento geral de uma sociedade.

Assim, um romance expressa como é a vida das pessoas comuns. O terror mostra quais são os medos coletivos de uma sociedade. A ficção científica indica o que pessoas de determinada época e local esperam do futuro…

Com isso, a leitura torna possível que as pessoas de gerações futuras ou de locais distantes tenham um relato detalhado de uma cultura.

Parabéns a todos os escritores do Brasil!

Seria muito ingênuo não reconhecer a contribuição desses pensadores para que chegássemos onde chegamos.

Ainda hoje, há pessoas que acham que o trabalho dos escritores é se sentar de frente para um computador e, como mágica, as palavras vão surgindo na tela. Pode até ser que isso ocorra, mas, definitivamente, não é a regra.

Na verdade, os escritores têm a responsabilidade de criar um conteúdo interessante, original, enaltecedor e sem erros. E isso quase ninguém vê!

Saiba que a valorização dos escritores ainda está muito longe do que eles merecem. Hoje em dia, são poucos os que conseguem viver unicamente dos direitos autorais de suas obras, por mais importantes que sejam.

Isso faz com que muitos se dediquem a aulas e palestras, além de profissões com pouca relação com o mundo literário.

Portanto, podemos concluir que o que move os escritores é a paixão e a vontade de dizer ao mundo algo que faça a diferença na vida das pessoas.

Nós, da Lê, passamos o ano inteiro nos dedicando a eles. Mesmo assim, neste dia em que celebramos os escritores, deixamos aqui um agradecimento especial a essas pessoas que tanto contribuem para nosso presente e futuro.