Partes do livro: um guia definitivo para aprender os nomes corretos

Em edição, compra e venda de livros, é comum se deparar com alguns termos técnicos. Nem sempre se sabe o que cada uma das partes do livro significa. Além disso, não é raro confundir um nome com o outro.

Se esse é o seu caso, este artigo pode te ajudar. Abaixo, veja todos os termos possíveis de encontrar, com seus nomes alternativos. Eles estão em ordem alfabética, separados entre as partes interna e externa do livro.

Claro que é praticamente impossível encontrar todos os itens citados aqui em um único exemplar. Muitos deles são opcionais, além de haver partes que substituem outras.

Uma sugestão é que você pegue o livro mais próximo e tente localizar nele as partes relacionadas abaixo. Outra dica: os livros mais grossos, provavelmente, terão uma quantidade maior de itens. Vamos começar?

Partes externas do livro

Saiba tudo que você pode encontrar em um livro, excluindo-se as folhas do miolo.

Cinta

Tira de papel ou plástico que envolve o livro, mantendo-o fechado. Em muitos casos, a cinta traz informações promocionais do produto. Há também as cintas que envolvem todos os livros de uma coleção.

Corte dianteiro

Em conjunto e com o livro fechado, as folhas do miolo se tornam uma porção visível quando estão de lado.

Corte inferior

Semelhante ao dito acima, porém, relativa à parte de baixo do livro.

Corte superior

O mesmo, mas para a parte de cima do livro.

Corte dianteiro do livro, com O gato da árvore dos desejos, Metade pai, metade mundo, O Menino e a flor e Ela nasceu Clarice ao fundo. Imagem ilustrativa texto partes do livro.

Lombada

Também chamada de dorso, essa é a face lateral do livro. Essa parte contém informações que facilitam a identificação de livros empilhados ou enfileirados, sem precisar tirá-los da estante.

Ela deve conter título, subtítulo e autores. Também tem o nome ou apenas o logotipo da editora. No caso de um livro que pertence a uma coleção, é comum que informe o número daquele volume.

Luva

Também chamada de sobrecapa, esse item serve para preservar a capa do livro. Ela pode ser graficamente igual à capa e ser feita do mesmo material ou não.

A luva ou sobrecapa é mais comum em uma edição especial de uma obra. O conjunto envolvendo a luva e o livro recebe o nome de “box”.

Primeira capa

Isso mesmo! Você sabia que o livro tem quatro capas? A primeira é a “cara” do livro, que a maioria das pessoas chama simplesmente de “capa”. Ela pode ser dura ou flexível, e feita de vários tipos de materiais.

A capa contém título, subtítulo, nome da editora e dos autores (escritor e ilustrador). Em livros mais densos, ela pode ser a única parte que é ilustrada. Também há casos em que a capa não tem ilustração nenhuma.

Livro A caçada de Goya aberto. Imagem ilustrativa texto partes do livro.

Primeira orelha

Continuação da capa, dobrada para dentro do livro. Pode conter uma sinopse ou trecho, além de informações e comentários adicionais sobre o livro ou a coleção.

Há quem use a orelha da capa como marcador de página até metade do livro, e a da contracapa da metade para frente. Entretanto, lembre-se de que isso pode amassar as orelhas, principalmente no caso de livros mais grossos.

Quarta capa

É a parte de trás do livro, que a maioria das pessoas chamam de contracapa. Ela pode conter uma breve biografia do autor, uma sinopse ou um trecho selecionado da obra.

Também é possível encontrar depoimentos e comentários sobre o livro ou a coleção. Além disso, contém o código de barras, o nome e o site da editora.

Segunda capa

É o lado interno da capa. Essa parte pode ser branca ou ter o mesmo padrão gráfico da primeira página do miolo.

Segunda orelha

É a continuação da contracapa, dobrada para dentro do livro. Normalmente, contém uma breve biografia do autor.

Terceira capa

Esse é o nome do lado interno da contracapa. Pode ser branca ou ter a mesma estampa da última página do miolo.

Partes internas do livro (miolo)

Agora que você conheceu as partes do livro por fora, confira o que pode ser encontrado ao abri-lo. Você sabia que essa parte é chamada de miolo?

Tudo que compreende o conteúdo principal do livro é chamado de parte textual. Assim, o que vem antes é chamado de pré-textual, e o que vem depois é pós-textual.

Abreviaturas

Lista de todas as abreviaturas, siglas e símbolos contidos no livro, com o significado de cada um por extenso.

Agradecimentos

Página de número ímpar (a da direita), que pode estar contida no prefácio ou não. Nessa parte, os autores demonstram gratidão às pessoas e empresas que, de alguma forma, contribuíram para a realização do livro.

Anexo

Textos, ilustrações, recortes e documentos relevantes para a obra.

Apêndice

Texto ou conjunto de textos que complementam, fundamentam ou ilustram o argumento do autor, sem alterá-lo.

Bibliografia

Relação de livros usados como referência para a obra em questão. Há casos em que a bibliografia consiste em indicações do autor sobre outros livros com temas relacionados.

Cabeça

No topo da página, indica uma informação parcial sobre o livro, como o título do capítulo ou da seção. Também pode conter informações gerais, como autor ou título do livro.

Dedicatória.

Colofão

O colofão ou cólofon é a última parte impressa do miolo do livro. Ela contém informações técnicas sobre a impressão da obra.

Aqui, podem ser encontrados o nome da gráfica, seu endereço, a data de impressão, o tipo de papel utilizado e a tipografia. Essa parte deve vir na última página ímpar do livro.

Copyright

Em alguns casos, há uma página apenas para mostrar o registo dos direitos autorais de uma obra.

Dedicatória

Esse pequeno texto costuma estar em um dos cantos externos, em uma página ímpar. Nela, os autores homenageiam ou dedicam a obra a alguém. Isso pode ser feito na forma de agradecimento ou não.

Epígrafe

Introdução com uma citação curta, que inspire ou tenha alguma relação com a obra. Claro, isso deve vir com a indicação devida de autoria. Deve vir em uma página ímpar, depois da dedicatória e antes do primeiro capítulo do livro.

Falsa folha de rosto

É a primeira folha de um livro, que protege a folha de rosto. Normalmente, contém título, subtítulo e nome do autor da obra.

Ficha catalográfica

Informações padronizadas, que facilitam a identificação de um livro, dentro do acervo de uma biblioteca. É comum que esteja em um envelope colado na primeira página de um livro.

Livro aberto, com ficha catalográfica. O gato da árvore dos desejos, Metade pai, metade mundo, Ela nasceu Clarice e o Menino e a flor ao fundo. Imagem ilustrativa texto partes do livro.

Folha de guarda

É uma página totalmente em branco ou estampada. Pode ser encontrada no início ou no final de um livro de capa dura.

Folha de rosto

É a capa interna, com algumas informações que apresentam a obra. Entre elas título, autor, tradutor, número da edição, ano de publicação, informações sobre copyright, nome e endereço da editora.

Ao dar um livro de presente, é na folha de rosto você deve escrever a dedicatória. É nela também que você pede para um escritor ou ilustrador autografar.

Fólio

Essa é a indicação do número da página. Para que seja facilmente visto enquanto se folheia um livro, costuma ficar próximo a um dos cantos exteriores.

As páginas que vão da falsa folha de rosto até o início do prefácio não contém fólio. As páginas capitulares também não.

Glossário

Relação de palavras ou termos menos conhecidos, técnicos ou antigos, com a respectiva explicação. Essa lista deve vir em ordem alfabética.

Iconografia

Imagens, ícones e outros elementos gráficos que ornamentam ou fazem referência ao texto.

Índice

Relação em ordem alfabética de autores ou temas presentes em uma obra, com a indicação da página onde se encontram no livro. Note como isso é bem diferente de um sumário, que você verá um pouco mais abaixo.

Notas

Na porção inferior da página, pode haver anotações para comentar o texto principal ou fornecer referências.

Página

Cada uma das duas faces de uma folha. Note que sua numeração leva em consideração apenas o miolo do livro. Ou seja, a capa, a contracapa e as orelhas não contam como páginas.

Página capitular

Esse é o nome da página que introduz um capítulo ou sessão.

Orelha, segunda capa e folha de rosto.

Posfácio

Texto que vem depois do conteúdo principal do livro. Ele serve para dar um último ponto de vista, explicar ou informar algo relevante sobre a obra. Não é o mesmo que epílogo, que é um desfecho dentro do conteúdo principal do livro.

Prefácio

Texto introdutório, que apresenta, explica ou comenta uma obra e seu contexto. Assim como o posfácio, essa parte normalmente é escrita por um convidado que leu o livro de antemão.

Isso não é o mesmo que prólogo, que já pertence ao conteúdo principal do livro e é escrito pelo próprio autor.

Sumário

Está presente em livros que são divididos em seções ou capítulos. Eles são organizados de acordo com a ordem em que aparecem na obra, indicando o número da página de início de cada um.

Verso da folha de rosto

Aqui, é possível encontrar alguns dados complementares sobre a obra.

Entre eles, título original (no caso de uma tradução), número do volume (no caso de uma coleção), copyright e colaboradores. Também pode conter a relação de edições e reimpressões anteriores.

De que materiais são feitas as partes do livro?

Geralmente, o exterior do livro é feito de cartão tríplex, supremo ou couché. Ele pode ser fosco ou brilhante, com gramatura de até 350 g/m2.

O miolo costuma ser composto por folhas de papel off-set, com gramatura de 56 a 240 g/m2.

O papel tipo pólen é amarelado e torna a leitura mais confortável. Sua gramatura varia de 70 a 90 g/m2. Há ainda o papel jornal, com gramaturas de 35 a 55 g/m2, muito utilizado para quadrinhos.

Ufa, quanta coisa! Quantas dessas partes do livro você já conhecia e quais acabou de descobrir o nome? Caso tenha outra dúvida ou sugestão, comente abaixo ou entre em contato conosco.

Se você quer selecionar as melhores obras infantojuvenis para adotar em sua escola ou cidade, é com a gente também. Basta clicar em um dos botões abaixo!