PNLD distribui livros para escolas públicas, veja como participar

Quem trabalha com educação infantil frequentemente ouve uma sigla sendo mencionada: PNLD. Você sabe o que ela significa? O artigo de hoje é sobre esse importante programa do Governo Federal.

PNLD quer dizer Programa Nacional do Livro e Material Didático. Essa é uma das principais formas de apoio do governo às escolas públicas do Brasil inteiro.

O objetivo é melhorar a qualidade do ensino em todo o país. Afinal, os livros estão entre os principais suportes no trabalho dos educadores.

Como o PNLD funciona?

O Ministério da Educação (MEC) é o responsável pelo PNLD. A logística e o remanejamento de materiais são feitos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Complicou um pouco, não é?

Então, vamos lá: o Governo Federal tem o dever de comprar e distribuir livros didáticos, pedagógicos e literários, além de materiais multimídia para as escolas públicas. Isso é feito com a participação das editoras.

Ente outubro do ano anterior e o início do ano letivo, os Correios levam esse material para as escolas. Dependendo da cidade, a entrega pode ser feita na prefeitura.

Antes disso, os livros inscritos no PNLD passam por uma análise minuciosa. Uma comissão técnica avalia os livros e escrevem resenhas críticas sobre eles. A comissão é formada por especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

A resenha feita por esses especialistas aparece no Guia Digital do PNLD. Para ajudar os educadores, o guia contém classificações dos materiais de acordo com a qualidade do conteúdo.

Como as escolas fazem para participar do PNLD?

O nosso país é um tanto quanto plural. Por isso, os educadores têm total liberdade para escolher o material atende melhor às suas necessidades.

Assim, eles consideram as características dos alunos e o processo pedagógico da escola, além da região em que ela está. Isso é fundamental para um bom trabalho em sala de aula.

Atualmente, o PNLD atende educadores de crianças e jovens de 0 a 17 anos, de todas as regiões do Brasil.

Para fazer parte do programa, a escola deve participar do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O resultado do Censo Escolar dos dois anos anteriores servem de base para organizar a distribuição do material.

Feito isso, os dirigentes das redes de ensino municipais, estaduais e federais preenchem um Termo de Adesão. Esse documento deve ser encaminhado até o final de maio, para que o material seja entregue no ano seguinte.

No Termo de Adesão, os dirigentes e as escolas manifestam seu interesse. Além disso, eles se comprometem a executar o programa, de acordo com a legislação. O edital está disponível no site do FNDE.

Conheça alguns livros selecionados para o PNLD

Para que você tenha uma ideia da qualidade do material do PNLD, confira alguns livros que participaram da última seleção.

74 dias para o fim

Aquilo que não se vê

Entre linhas

Exercícios de amor

Garimpo

Meninos da planície

Um conto por um guaraná

O enigma dos dados

Entre magos e cavaleiros

Instituições que fazem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e outras conveniadas com o Poder Público também podem participar do PNLD.

Atualmente, o programa inclui livros em formato digital, o que dá ainda mais possibilidades de uso. Por exemplo, recursos de acessibilidade podem ser incorporados.

Se você se interessou por alguns dos livros selecionados para o PNLD ou deseja outras indicações, entre em contato. Nós ajudaremos você, de qualquer lugar do Brasil, na adoção de livros, de acordo com a sua necessidade.