Prêmios e reconhecimentos dos livros do Grupo Lê. Quais são?

O Grupo Editorial Lê tem mais de 300 títulos em seu catálogo. Muitos deles receberam prêmios e reconhecimentos de instituições de respeito no setor, dentro e fora do Brasil. Hoje, você verá quais são.

A Bonequinha Preta. Imagem ilustrativa texto prêmios e reconhecimentos.

Afinal, temos mais de 50 anos de experiência no mercado editorial. Ao longo desse tempo, as editoras Lê, Compor e Abacatte se tornaram referência no segmento infantojuvenil.

Por exemplo, Alaíde Lisboa de Oliveira, autora de A Bonequina Preta, dá nome a algumas escolas e instituições públicas de Minas Gerais.

Quer saber que livro levar para casa ou adotar em sua biblioteca ou escola? Os prêmios e reconhecimentos de quem entende do assunto ajudam muito nessa hora, mas já vou avisando: a lista é looonga.

Prêmios e reconhecimentos pela FNLIJ

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) é um braço brasileiro da Ybby, o maior agente do mundo nesse segmento. Em tradução livre, Ybby quer dizer Conselho Internacional de Literatura para Crianças e Jovens.

Anualmente, a FNLIJ seleciona os livros que farão parte de seu Acervo Básico, uma chancela que garante a qualidade literária daqueles títulos. Esse catálogo é dividido em 18 categorias.

São elas: Criança, Imagem, Informativo, Jovem, Literatura em Língua Portuguesa, Livro Brinquedo, Melhor Ilustração, Poesia, Projeto Editorial, Reconto, Teatro, Teórico, Tradução/adaptação (Criança, Jovem, Informativo e Reconto), Escritor Revelação e Ilustrador Revelação.

O objetivo do Acervo Básico da FNLIJ é servir de referência para a construção dos acervos literários de escolas, bibliotecas e Secretarias de Educação.

Entre esses livros, são selecionados os dez melhores de cada categoria, que ganham o selo Altamente Recomendável. Além disso, há o Prêmio FNLIJ, que escolhe o melhor de cada categoria.

Feira de Bolonha

Escravas acorrentadas. Página 22 do livro Honorina. Imagem ilustrativa texto fatos históricos e ficção.

Além dos prêmios e reconhecimentos da FNLIJ, a entidade escolhe quais livros irão representar o Brasil na Feira de Bolonha, na Itália.

A Feira de Bolonha é um encontro anual dos maiores produtores de publicações para crianças e jovens do mundo. Além da mostra, é publicado um catálogo com obras de escritores e ilustradores de todos os países.

Para esse catálogo, os títulos são divididos nas categorias Ficção (Crianças e Jovens), Não Ficção, Poesia, Reconto e Livro de Imagem.

Antes disso, é feita uma peneira com os títulos lançados no ano anterior. O objetivo é mostrar ao mundo um panorama da produção de cada país.

Quais são nossos prêmios e reconhecimentos mais recentes?

Menina no meio de homens adultos.

Os livros Havia um menino com um buraco no dente, Semente de urso e Sombras de um samba receberam o Selo Cátedra da Unesco de Leitura. Essa é uma condecoração anual da Unesco sobre o melhor da produção infantojuvenil feita no mundo inteiro.

Outras de nossas obras foram selecionadas pela ONU para o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento sustentável (ODS). Entre os escolhidos estão O ovo de pégaso, Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente, Cada um no seu lugar, Leila, Reconexão, Paz e Honorina.

Além da qualidade dos textos, as ilustrações e a apresentação gráfica das nossas publicações ganham prêmios e reconhecimentos internacionais.

O livro Ela nasceu Clarice, por exemplo, esteve entre os selecionados pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil (AEILIJ). Ele também recebeu na Rússia o prêmio Image of the Book. Chique, não é?

Bem, são muitos prêmios e reconhecimentos recebidos dento e fora do Brasil. Para ver a lista completa e atualizada, basta clicar no botão acima!