Conheça 7 valores dos professores em 7 livros

Que semana hein? Tivemos o Dia das Crianças, o Dia Nacional da Leitura e hoje, 15 de outubro, homenageamos os professores do Brasil! Ou seja: datas que apontam para o futuro, o conhecimento e o desenvolvimento.

Sem dúvida, educar é uma das tarefas mais nobres que existem. Vale lembrar que cabe aos professores não só transmitir as informações, mas também fazer com que seus alunos assimilem melhor o mundo ao redor.

Além disso, são muitas as pessoas que confiam nos professores para transmitir valores básicos aos nossos jovens e crianças. Olha só o tamanho da responsabilidade!

Abaixo, selecionamos alguns livros que mostram a importância desses profissionais em nossas vidas.

Professora abraçando os alunos, com borboleta voando.  Página 22 do livro Que ideia, professora!. Imagem ilustrativa texto professores.

1. Fazer os jovens e crianças pensarem “fora da caixinha”

Um grupo de alunos se agita e chega até mesmo a pensar que a professora ficou maluca. Tudo por que ela pediu a eles um tarefa que, embora seja simples, não é nada convencional.

No entanto, a turma de Que ideia, professora! acaba descobrindo novos valores e entendendo a importância em deixar marcas nesta vida.

2. Ensinar para a vida

Maísa ensina como ver os significados escondidos das palavras, diminuir os medos e multiplicar a poesia no pensamento. Por isso, ela não é considerada como uma boa professora boa para preparar os alunos para o futuro.

No entanto, a protagonista de A professora encantadora deixou no coração de cada um deles lições de amor e compreensão da realidade para a vida inteira.

3. Atrair a atenção dos estudantes

Certamente, a repetência e a evasão escolar são grandes problemas. Pensando nisso, A grande jogada convida o professor a ter um olhar atento sobre os jovens e crianças com dificuldade de se manter na escola.

Por meio de um texto poético e belíssimo, o livro mostra como a escola pode se transformar em um ambiente ainda mais acolhedor, atraente e motivador.

4. Atuar além dos muros da escola

Amor, medo, alegria, dúvidas, poesia, mistério, informações… Tudo se mistura para compor uma história que palpita dentro e fora da escola.

O livro Histórias de um professor de História traça os caminhos de um educador. Ele lida com adolescentes que acabam conhecendo outras histórias da História oficial.

Professora escrevendo no quadro. Nas asas do aviãozinho, página 23. Imagem ilustrativa texto professores.

5. Transmitir o interesse por tudo que é importante

Em Nas asas do aviãozinho, uma aluna lança um avião de papel na sala de aula, e acaba atingindo a professora. Com isso, a professora a manda para biblioteca, como “castigo”.

Lá, a bibliotecária indica que ela leia um livro bem grosso. No início, a criança se espanta, mas logo fica encantada. Depois, ela dá um jeito para que seus colegas e a professora também conheçam aqueles personagens.

6. Atentar-se para os problemas dos alunos

Em O mundo de Mariana, conhecemos uma menina que é constantemente criticada por todo mundo. Ela não entende o porquê e fica chateada.

Certo dia, a professora pediu uma redação que fez tudo mudar na vida de Mariana. Afinal, a redação revelava que a causa dos problemas era algo que estava na frente de todos e ninguém tinha percebido.

7. Ensinar sobre todos os tipos de cuidado que devemos ter

Técnico de futebol também é professor, não é verdade? Pelo menos, é o que muitos jogadores falam quando dão entrevistas. Pois bem, Cabeça fria é que faz gol conta a história de dois times de futebol.

Uma técnica dá lições valiosas aos jogadores. Ela fala sobre os cuidados, práticas e atitudes que eles devem ter com o corpo antes, durante e depois de qualquer esporte.

Parabéns a todos os professores do Brasil!

Nós, do Grupo Lê, temos um trabalho totalmente voltado para você, que dedica a sua vida ao futuro do país.

Embora a maioria das pessoas reconheça a importância dos professores, todos sabem também dos desafios que eles enfrentam diariamente. Isso inclui salário, carga horária, condições de trabalho, relações com as famílias etc.

Por isso, além de deixar aqui os nossos parabéns a todos os professores do Brasil, queremos oferecer o nosso apoio sempre. Não é brincadeira, é só clicar em um dos botões abaixo e dizer em que a gente pode te ajudar!