Roseana Murray tem a vida mergulhada em poesia

Pintura Roseana Murray. Página 6 do livro Duas casas.

Você consegue enxergar poesia e sentimento nos elementos do dia a dia? Então, você tem algo em comum com Roseana Murray, autora de livros que encantam crianças, jovens e adultos há mais de 40 anos.

Uma de suas maiores inspirações é a criança que foi um dia: indagadora e filosófica, além de tímida e sensível. Aliás, a escritora não acredita em idade, mas sim em experiências vividas.

Roseana acredita que a inspiração é uma “coisa que irrompe de dentro, com todos os elementos que você tem. Você aproveita tudo o que está dentro de você e o que está fora. Não existe nada descartável”.

São mais de 100 livros publicados e uma vida totalmente mergulhada na poesia, como você verá a seguir.

Um pouco da trajetória de Roseana Murray

Roseana é filha de imigrantes poloneses. Seus pais vieram para o Brasil antes da Segunda Guerra para fugir do antissemitismo.

A carreira dessa escritora carioca começou com uma brincadeira. No início, ela escrevia textos curtos para si. Aos poucos, esses escritos foram virando poemas.

Seu filho, na época uma criança, gostava de ler. Foi pensando nele que começou a direcionar seus contos e poesias ao público infantil.

Menina vestida de princesa montada em um cavalo marinho e peixe em uma xícara com remos. Página 11 do livro Kira. Imagem ilustrativa texto Roseana Murray.

Em seu site, a autora escreveu: “Fico muito feliz quando penso que um poema que escrevi aqui na minha mesa, sozinha, chega a lugares tão distantes e emociona tanta gente.”

Confira alguns reconhecimentos recebidos ao longo da carreira.

  • Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
  • Melhor livro infantil pela Academia Brasileira de Letras (ABL).
  • Quatro vezes ganhadora de Melhor Poesia pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
  • Por diversas vezes, o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ.
  • Integrante da Lista de Honra do Conselho Internacional de Literatura para Jovens (Ybby).

Agora, confira alguns dos livros mais encantadores escritos por Roseana Murray.

A Bela Adormecida e outros contos de Perrault

O livro, na verdade, é uma coleção de histórias que todos conhecemos, recontadas na visão de Roseana Murray. Por exemplo, depois de despertar, a Bela Adormecida ainda passa por uma série de emoções e perigos.

Carteira de identidade

Poemas que levam à indagação sobre a própria identidade. Cada um é como uma fotografia que se olha demoradamente. São partes de um caleidoscópio em que o jogo interno dos espelhos produz diferentes sensações.

Cinco sentidos e outros

Nessa antologia, Roseana Murray aborda sentimentos que, às vezes, são imperceptíveis no cotidiano. Nevoeiro, pássaros, pele, ponte, mar e montanha se misturam às sensações de ausência, gostos, saudade, paz e busca.

Duas casas

Pai para um lado, mãe para o outro. A vida dividida traz uma série de mudanças. Com o tempo, os filhos aprendem a amarrar os elementos que unem as duas casas. É isso que os ajuda a se adaptarem à nova realidade.

Exercícios de amor

Por meio de comparações, metáforas e outras figuras, Roseana Murray apresenta as diversas nuances do amor. Em cada um dos 15 contos, o sentimento se revela ou se esconde sob um aspecto diferente.

Palhaço e focas. página 11 do livro Fardo de carinho. Imagem ilustrativa texto Roseana Murray.

Fardo de carinho

Poemas que tratam de tudo: bichinhos, paisagens, circo, sentimentos… Essa é uma reedição do primeiro livro de poemas de Roseana Murray, de 1980, com ilustrações de Elvira Vigna, sua parceira de trabalho mais frequente.

Kira

Prosa poética sobre Kira, uma menina levada que pula e voa, dá nome às coisas aladas e se veste de fantasia… Tudo isso até que o relógio diga que chegou a hora de arrumar o quarto, tomar banho, alimentar-se e ir à escola.

Lágrimas de chuva

Baseados na literatura oriental, esses gritos de amor e esperança possuem um tom melancólico, existencial e contemplativo. O tanka oscila entre o mundo da matemática e o dos sentimentos. O resultado é musical.

O mar e os sonhos

Página 8 do livro Quatro jabutis.

Roseana Murray revela, em versos livres e cadenciados, os mistérios, a beleza e a solidão da vida à beira-mar. Gaivotas, conchas, pérolas, sereias, porto, barco e piratas dançam na ciranda das águas e dos sonhos de cada dia.

Paisagens

Nesse livro, a poesia nos faz sentir passageiros de um trem que atravessa o tempo, o espaço e a alma humana. O cotidiano se apresenta com cores vivas, sons nítidos e emoções fortes, além de uma maneira mais intensa de se viver.

Quatro jabutis

Em linguagem delicada e poética, Roseana Murray conta como é a vida de quatro jabutis. Eles perpetuam amorosamente a vida, depositando tesouros sob a terra. Um dia, esses tesouros se abrirão, trazendo à luz jabutizinhos.

Iniciativas de Roseana Murray para formar novos leitores

A autora defende que as escolas deveriam ter livros em todos os lugares, até mesmo nos corredores, refeitórios e banheiros. É justamente pensando no uso pelas escolas que ela disponibiliza gratuitamente vários e-books em seu site.

Entre seus projetos, um que se destaca é o Café, pão e texto. Essa é uma iniciativa em que a escritora abre as portas da sua casa para receber estudantes e educadores em um café na manhã literário.

Com bolos, biscoitos e doces que ela mesma prepara, Roseana convida a todos a uma imersão em poemas e histórias. O objetivo é criar boas lembranças e fazer com que as crianças se encantem pela leitura.

Esse é um desdobramento de projeto de 2003 chamado Uma onda de leitura, feito em conjunto com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro.

Agora, o encontro é feito de forma independente e sem preocupação com o número de participantes. Quer dizer, era assim até antes da pandemia, que suspendeu o projeto.

O objetivo é apenas um: unir poesia e felicidade. Aliás, é com esse mesmo propósito que Roseana Murray encabeça o Clube de Leitura da Casa Amarela e outras iniciativas.

Conheça a obra de Roseana Murray

Amante do mato e do silêncio, Roseana Murray não se considera nada urbana.  Essa relação com a natureza pode ser conferida em cada um dos seus mais de 100 livros publicados.

A própria autora declara que nasceu para fazer poesia, amar, cozinhar para os amigos e ter as portas da casa e do coração sempre abertas. Além dos livros que escreve, seus projetos são formas de colocar esses desejos em prática.

Se você quer levar mais poesia para a sua casa ou sua escola, entre em contato. Temos diversos livros e autores, como Roseana Murray, capazes de encantar leitores de todas as idades.