Confira 5 atividades para incentivar leitura de forma lúdica

Se está aqui, provavelmente, é por que reconhece o valor dos livros na formação humana. Afinal, a leitura desenvolve vocabulário, comunicação, empatia, criatividade, raciocínio, pensamento crítico e outras habilidades.

Para isso, é importante que a criança tenha uma relação positiva com os livros. Em vez de encarar a leitura como obrigação, o ideal é que ela leia por prazer, ou seja, por iniciativa própria.

Neste post, você vai conferir algumas sugestões de atividades para incentivar a leitura entre os pequenos.

1. Criar as próprias histórias em quadrinhos

Para muitas crianças, a atração pelo universo da literatura começa justamente com as histórias em quadrinhos. O formato é inovador e divertido, capaz de cativar leitores de todas as idades.

As imagens ajudam o leitor na compreensão do texto. Então, que tal aproveitar o potencial dessa forma de arte e encorajar a criança a escrever e desenhar as próprias histórias em quadrinhos?

Essa é uma atividade para incentivar a leitura que também desenvolve a criatividade, a escrita e a coordenação motora. Veja aqui como fazer.

Circulo dividido. Imagem ilustrativa texto atividades para incentivar leitura.

2. História nas fatias de pizza

Estranhou essa sugestão? Calma, que eu explico: em uma cartolina ou folha em branco, desenhe um grande círculo, que será a sua “pizza”. Depois, divida o círculo em “fatias”.

Ao terminar a leitura de um livro, peça para a criança escrever ou desenhar uma parte da história em cada fração. Oriente-a a fazer na ordem em que os fatos ocorrem na narrativa.

Essa atividade exercita as habilidades de raciocínio, compreensão e resumo de um texto. Outro objetivo é que a criança desenvolva as noções de começo, meio e fim, e que consiga ver a relação entre causas e consequências.

3. Jogo da memória literário

Um jogo da memória é capaz de proporcionar um mergulho ainda maior na história de um livro. Por isso, é também uma atividade para incentivar a leitura.

As regras são as mesmas do jogo tradicional, com pares de desenhos ou palavras, mas com um diferencial: as cartas devem ter relação com os personagens, objetos, locais e outros elementos de uma obra.

Aliás, boa parte da diversão está em desenhar ou escrever as cartas. Para isso, corte pedaços iguais de cartolina. Com as cartas prontas, espalhe-as no chão, viradas para baixo, e divirta-se!

Desenho de Rapunzel na torre. Imagem ilustrativa texto atividades para incentivar leitura.

4. Mapa da história

Ao terminar de ler um livro com a criança, peça para que ela imagine os lugares que fazem parte da narrativa. Com isso, ela reconstrói mentalmente o “mapa da história”.

Utilize uma cartolina ou algumas folhas em branco para que a criança desenhe esses lugares. Os desenhos devem incluir os personagens, suas moradias e os trajetos que percorreram.

Se a criança quiser, pode acrescentar legendas aos desenhos. Essa é uma atividade para incentivar a leitura que também exercita a memória e a noção de escala.

5. Teatrinho

Não é à toa que essa é uma forma clássica de contar histórias. Faça fantoches, bonecos de varas, dedoches e mamulengos com materiais recicláveis. As crianças adoram!

Na verdade, é provável que a criança se envolva muito mais se ela mesma fizer os bonecos. Entre os elementos do dia a dia possíveis de usar estão recortes de jornais e revistas, rolos de papel higiênico e garrafas pet.

Aliás, a criança pode recortar e pintar a própria moldura para o teatro usando materiais baratos, como papelão. Veja aqui como fazer teatrinho, separe os materiais e deixe que cada um escolha o personagem que vai encenar.

Mais do que atividades para incentivar a leitura

Concerto de delicadezas literárias

Claro, a concorrência com os aparelhos eletrônicos e outros tipos de brincadeiras pode dificultar um pouco as coisas.

No entanto, saiba que as atividades para incentivar a leitura oferecem uma série de benefícios, tanto para a vida escolar como em família.

Além de estimular o gosto pelos livros, os momentos divertidos estreitam os laços entre a criança e a pessoa que lê com ela.

Pensando nisso, quero te convidar para assistir ao Concerto de delicadezas literárias. Os “maestros” do evento on-line são Sandra Bittencourt e Jonas Ribeiro, dois especialistas em aproximar os livros e as pessoas.

Mais do que atividades para incentivar a leitura, você conhecerá as melhores formas de encantar pequenos leitores. Só para te lembrar: o encontro foi gratuito e com certificado de participação. Veja como foi!