Bibliotecário é um educador fora da sala de aula. Entenda

Mulher lendo para crianças na biblioteca. Imagem ilustrativa texto bibliotecário.

Você já parou para pensar como, na escola, há vários profissionais que são essenciais na formação dos nossos jovens e crianças? Um deles é o bibliotecário, que homenageamos hoje, 12 de março.

Estamos falando de alguém que é mais do que uma pessoa encarregada de administrar o acervo literário.

Ele também é responsável pelas funções educacionais que a biblioteca exerce. A propósito, em muitas universidades brasileiras, os departamentos e cursos de Biblioteconomia estão vinculados aos centros de Ciências da Educação.

Seu trabalho vai além das prateleiras, e podemos vê-lo como um guardião da cultura, um disseminador do conhecimento, um facilitador do aprendizado. Vamos falar de atribuições que, talvez, você nem tenha se dado conta?

Conhecimento sobre os estudantes

O bibliotecário é responsável pelos processos de seleção e aquisição dos títulos para a biblioteca, além de negociar com fornecedores. No entanto, ele precisa entender mais do que sobre gastos.

Ele também deve ter uma boa compreensão do que atende da melhor forma os alunos de várias faixas etárias. Ou seja, conhecer quais são suas necessidades e por quais gêneros e temas eles se interessam mais.

Depois, o profissional coordena o uso e controla os processos de reserva, empréstimo, renovação e devolução desses materiais. Para isso, é preciso ter uma base de dados para documentar tudo que está disponível.

Então, ele deve não apenas catalogar, mas saber classificar e fazer uma descrição precisa sobre cada item do acervo. Esse registro ajuda estudantes e professores a encontrarem com facilidade aquilo que procuram.

Também é de sua responsabilidade verificar como os alunos cuidam da conservação dos materiais. Assim, é importante fazer um trabalho de conscientização de todos sobre o zelo pelo patrimônio da escola.

Pessoas na biblioteca. Imagem ilustrativa texto bibliotecário.

Incentivo e ajuda nas pesquisas

O educador não é só a pessoa que transmite informações e conhecimentos. É também aquele que estimula o questionamento e a pesquisa. Além disso, aponta a direção para a solução de problemas.

Ao longo do ano, surgem várias demandas, de disciplinas e séries diferentes. O bibliotecário precisa saber encontrar o material adequado ao que cada estudante precisa.

A verdade é que nem todas as respostas estão disponíveis na Internet. Muitas informações mais profundas e detalhadas só são encontradas em materiais impressos.

Pensando dessa forma, a biblioteca pode ser vista como uma extensão da sala de aula. É lá que os alunos buscam respostas para questionamentos levantados pelos professores em sala de aula e em debates com os colegas.

Um trabalho bem-feito influi diretamente no resultado das pesquisas. Então, além de conhecer bem as obras disponíveis no acervo, é preciso ter boa experiência em Tecnologia da Informação.

Isso é essencial para orientar os estudantes a usarem as fontes da melhor forma. Olhando por esse ângulo, o bibliotecário atua como mediador entre o conhecimento e os alunos.

Integração da biblioteca ao dia a dia da comunidade escolar

Mulher com menino na biblioteca. Imagem ilustrativa texto bibliotecário.

Boa parte dos estudantes não sabe o que podem fazer no espaço. Por isso, de tempos em tempos, é importante informá-los sobre as possibilidades de uso. Claro, a boa comunicação com eles é fundamental.

Essa é uma ótima maneira de aprendem sobre a socialização em diferentes ambientes. Quando a biblioteca está inserida no cotidiano escolar, ela cumpre uma grande função socioeducativa.

Então, o bibliotecário deve ajudar a desenvolver iniciativas para integrar o espaço ao programa de ensino da escola. Ou seja, ele precisa conhecer bem o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição.

Para isso, é preciso tornar o local interessante. Dar a ele um caráter humano, onde os estudantes se sintam à vontade. Colocar os livros a uma altura e distância mais acessível possível, de acordo com a indicação de faixa etária.

Também é fundamental estar bem-informado sobre os acontecimentos em torno da comunidade escolar. Aliás, a função social da biblioteca pode ser ampliada se suas portas estiverem abertas a toda a comunidade.

E os desafios diários do bibliotecário não param por aí…

Afinal, bibliotecário é educador? Abaixo, confira um vídeo que fizemos sobre o assunto aqui no Grupo Lê.

Pelo Brasil, as bibliotecas escolares enfrentam dificuldades que vão além da precariedade dos acervos e dos espaços pequenos destinados a elas.

Um desses desafios é justamente a falta de profissionais com formação adequada. Em muitas delas, é comum encontrar professores e outros profissionais da educação readaptados para a função.

Investir nas bibliotecas e em profissionais qualificados é uma forma de reconhecer o valor da literatura na formação dos nossos jovens e crianças.

Ícones redes sociais

Aqui, você viu apenas uma parte das atribuições do bibliotecário. Siga o Grupo Lê nas redes sociais e confira sempre um conteúdo novo que valoriza a literatura, a educação e o universo infantojuvenil.