Blocos de montar: inúmeras possibilidades de diversão e aprendizado

Os blocos de montar são o máximo, você concorda? O mais comum é deixar que os pequenos brinquem livremente com um punhado de peças, seja sozinhos ou na companhia de outras crianças.

Isso é ótimo! Mesmo assim, saiba que há várias formas de explorar essas pecinhas tão versáteis. Na verdade, dá até para mudar completamente a brincadeira, sem precisar trocar o brinquedo.

Entre as qualidades que os blocos de montar desenvolvem, estão: socialização, criatividade, imaginação, coordenação motora fina, orientação espacial, concentração, planejamento e resolução de problemas.

Abaixo, confira mais alguns benefícios.

Por que brincar com blocos de montar?

Muitas crianças têm dificuldade nas tarefas escolares ou em manter a concentração, simplesmente, por que não entendem alguns conceitos básicos.

A brincadeira com blocos de montar é uma oportunidade excelente para introduzir várias noções, como:

  • em cima, no meio e embaixo;
  • direita e esquerda;
  • atrás e na frente;
  • próximo e distante;
  • através e ao redor;
  • antes e depois;
  • alto e baixo;
  • pequeno médio e grande;
  • dentro e fora;
  • pouco e muito;
  • linha reta e curva;
  • horizontal, vertical e diagonal;
  • quadrado, retângulo, triângulo e círculo;
  • vermelho, azul, amarelo, preto e branco.

Veja bem, não se trata apenas de ampliar o vocabulário. Ao entender os conceitos básicos do mundo ao redor, a criança entenderá melhor as orientações que recebem em casa e na escola.

Isso também é bom para o aprendizado de matemática, leitura e escrita. Como? A orientação espacial ajuda na percepção de como os traços formam letras e exercita corretamente a movimentação dos olhos e da mão.

Além disso, a criança desenvolve a habilidade de rotação mental, ou seja, a capacidade de enxergar e analisar mentalmente as formas tridimensionais.

Desse modo, é possível alterar o caminho que as informações espaciais percorrem no cérebro. A seguir, veja algumas possibilidades de uso.

Copiar um modelo

Os pequenos costumam imitar o que adultos e crianças mais velhas fazem. Por isso, você pode participar da brincadeira construindo em dupla, de forma colaborativa.

Assim, a criança aprende a observar, comparar e descobrir maneiras novas de usar as peças. A propósito, que tal fazer um desafio? Faça um modelo (com uma complexidade adequada à idade, claro) e desafie-a a reproduzir.

Ela terá de observar atentamente as partes que compõem o modelo, como as peças estão encaixadas e qual o espaço que cada uma ocupa. Com isso, é possível desenvolver a habilidade de orientação espacial.

Outra forma clássica de usar os blocos de montar é seguindo o manual. Boa parte deles já vêm com sugestões do que é possível fazer.

Se essas sugestões se esgotarem, saiba que ainda há várias outras ideias em tutoriais na Internet. Mesmo que o seu kit não tenha todas as peças, essa é uma boa oportunidade para aprender a adaptar.

Construir um cenário

Uma das grandes vantagens dos blocos de montar é que dá para usá-los junto de outros brinquedos, como carrinhos, casinhas e bonecos. Com isso, eles podem ser usados para construir ou compor um cenário.

Dá, inclusive, para optar entre uma criação tridimensional, como é o costume, ou bidimensional, como se fosse um desenho.

Mesmo assim, lembre-se: menores de quatro anos não costumam ter bem desenvolvidas as funções cognitivas relacionadas à perspectiva e ao planejamento.

Bem, essas são só algumas sugestões que eu separei para você. Certamente, a partir delas, dá para inventar muito mais.

Talvez você já tenha partido de um princípio bem diferente dos citados aí acima. Se for o seu caso, use a caixa de comentários e me conte que maneiras você e seus filhos conhecem para brincar com blocos de montar.