Brincadeiras para incentivar leitura de forma divertida

Menino com livro no colo, lendo. Imagem ilustrativa texto brincadeiras para incentivar leitura.

A leitura desenvolve o vocabulário, a comunicação, a empatia, a criatividade, o raciocínio, o pensamento crítico… Bem, se você está aqui, provavelmente é por que já reconhece o valor dos livros na formação humana, não é?

Claro, a concorrência com os aparelhos eletrônicos e outros brinquedos pode dificultar um pouco as coisas. Então, é importante que a criança tenha uma relação positiva com os livros.

Ou seja, em vez de encarar a leitura como obrigação, o ideal é que ela leia por prazer, por iniciativa própria. As brincadeiras para incentivar a leitura oferecem uma série de benefícios, na escola e em casa. Confira abaixo, algumas dicas.

Menino fazendo história em quadrinhos baseada em Diário de um banana. Imagem ilustrativa texto atividades para incentivar leitura.

1. Criar as próprias histórias em quadrinhos

Para muitas pessoas, a atração pelo universo da literatura começa justamente com as histórias em quadrinhos. As imagens ajudam na compreensão do texto.

Por ser dinâmico e divertido, o formato é capaz de cativar leitores de todas as idades. Então, que tal aproveitar o potencial dessa forma de arte e encorajar a criança a escrever e desenhar as próprias HQs?

Essa é uma brincadeira para incentivar a leitura que também desenvolve a criatividade, a escrita e a coordenação motora. Já ensinamos aqui como fazer.

Atividade escolar de história nas fatias de pizza. Imagem ilustrativa texto atividades para incentivar leitura.

2. História nas fatias de pizza

Estranhou essa sugestão? Calma, que eu explico: em uma cartolina ou folha em branco, desenhe um grande círculo, que será a sua “pizza”. Depois, divida o círculo em “fatias”.

Ao terminar a leitura de um livro, peça para a criança escrever ou desenhar uma parte da história em cada fração, na ordem em que os fatos ocorrem. Para ficar ainda mais legal, guarde em uma caixa de pizza.

Essa brincadeira exercita as habilidades de raciocínio, compreensão e resumo de um texto. Outro objetivo é que a criança desenvolva as noções de começo, meio e fim, e que consiga ver a relação entre causas e consequências.

Jogo da memória caseiro. Imagem ilustrativa texto atividades para incentivar leitura.

3. Jogo da memória literário

Um jogo da memória pode proporcionar um mergulho ainda maior na história de um livro. Por isso, é também uma brincadeira para incentivar a leitura.

As regras são as mesmas do jogo tradicional, com pares de desenhos ou palavras. No entanto, há um diferencial: as cartas devem ter relação com os personagens, objetos, locais e outros elementos de uma história.

Aliás, boa parte da diversão está justamente em desenhar ou escrever as cartas. Para isso, corte pedaços iguais de cartolina. Com as cartas prontas, espalhe-as no chão, viradas para baixo, e divirta-se!

Mapa mental feito em escola. Imagem ilustrativa texto atividades para incentivar leitura.

4. Mapa da história

Ao terminar de ler um livro com a criança, peça para que ela imagine os lugares que fazem parte da narrativa. Assim, ela vai reconstruindo mentalmente o “mapa da história”.

Utilize uma cartolina ou algumas folhas em branco para que a criança desenhe esses lugares. Os desenhos devem incluir os personagens, suas moradias e os trajetos que percorreram.

Se a criança quiser, pode acrescentar legendas aos desenhos. Essa não só é uma brincadeira para incentivar a leitura, mas também uma atividade para exercitar a memória e noção de escala.

Dedoches de Halloween. Imagem ilustrativa texto atividades para incentivar leitura.

5. Teatrinho

Faça fantoches, bonecos de varas, dedoches e mamulengos com materiais recicláveis. Entre as coisas do dia a dia que você pode usar estão recortes de jornais e revistas, rolos de papel higiênico e garrafas pet.

Na verdade, é provável que a criança se envolva muito mais se ela mesma fizer os bonecos. Ela pode, inclusive, recortar e pintar a própria moldura para o teatro usando materiais baratos, como papelão.

Então, separe os materiais e deixe cada uma escolher o personagem que vai encenar. Ah, sim, também já falamos aqui como fazer o seu teatrinho.

Mais brincadeiras para incentivar a leitura no Portal do Educador

Além de estimular o gosto pelos livros, os momentos divertidos acima estreitam os laços entre a criança e a pessoa que lê com ela. Pensando nisso, quero convidar você a participar do nosso Portal do Educador.

Esse é um espaço on-line gratuito, feito para valorizar o trabalho de todos que se dedicam à formação dos nossos jovens e crianças. Lá, você tem dá acesso a:

  • Descontos exclusivos em compras na le.com.br.
  • Livros na íntegra, em versão digital, para apreciação e análise.
  • Materiais de apoio, com atividades complementares para enriquecer o seu trabalho.
  • Cursos de formação sobre o trabalho de Literatura na escola, com certificado de participação.

Mais do que brincadeiras para incentivar a leitura, você aprenderá com especialistas sobre as melhores formas de encantar pequenos leitores. Cadastre-se agora mesmo!