Capa dura X brochura: vantagens e desvantagens de cada tipo

Livros enfileirados com a lombada para cima. Imagem ilustrativa texto capa dura.

O livro de capa flexível, também chamado “brochura”, tem a proteção mais fina, feita de materiais como cartão ou papelão. Já o de capa dura tem essa parte mais rígida e espessa, normalmente, em papel paraná.

Em alguns casos, um mesmo título é editado nos dois formatos, com o projeto gráfico praticamente idêntico, mudando apenas a encadernação. Afinal de contas, qual deles é melhor?

A verdade é que a resposta para essa pergunta é subjetiva, já que os dois formatos têm vantagens e desvantagens. Tudo vai depender de que forma, em que locais e com quais objetivos você lê.

Neste outro post, listamos as partes que compõem um livro, um guia para ajudar a identificar algumas partes citadas aqui. Abaixo, veja o que considerar antes de escolher o tipo de encadernação, caso haja opção.

1. Abertura das páginas

Muitas vezes, o livro de capa flexível não fica aberto sozinho. Também pode acabar rompendo ou enrugando a lombada. Então, para não estragar, muitas pessoas ficam com medo de abri-lo totalmente.

Por isso, se for um livro que você quer ver aberto sobre a mesa, prefira a capa dura. Ainda assim, lembre-se de que esse tipo não é maleável e, portanto, a lombada pode se descolar se você forçar além da conta na hora de abrir.

2. Aparência

Livros sobre a mesinha da sala, com vasinhos de plantas e sofá ao fundo. Imagem ilustrativa texto capa dura.

Certamente, um livro de capa dura tem uma apresentação mais luxuosa. Por isso, ele é perfeito para colocar na mesa da sala. Além disso, causa uma boa impressão ao dar de presente para alguém.

De modo geral, suas páginas são feitas com papéis de maior gramatura e de melhor qualidade. Ele também oferece maior proteção contra a poeira, sendo, portanto, melhor para manter as páginas limpas.

3. Comodidade e conveniência

Pode ser desconfortável segurar um livro de capa dura por muito tempo. Por outro lado, você pode se acomodar lendo um flexível no ônibus ou enquanto descansa na cama, segurando só com uma mão.

Por ser mais maleável e leve, o livro em brochura pode ser levado na mochila ou na bolsa para qualquer lugar. Dependendo do tamanho, até mesmo no bolso da calça ou do casaco.

4. Conservação

A brochura pode rasgar, amassar, dar orelha, manchar e a lombada enrugar com mais facilidade. Com o passar do tempo, o papel pode desgastar e a cola da lombada perder a aderência.

Já o livro em capa dura é feito justamente para guardar por bastante tempo. Suas páginas costumam ser mais resistentes ao manuseio constante. Ainda assim, a capa se solta mais facilmente se ele cair de algum lugar alto.

5. Facilidade de leitura

As páginas do livro em brochura costumam ser unidas à lombada com uma cola especial. Para garantir que a cola vai aguentar, o livro pode ser editado com menos páginas, fazendo menos peso.

Para conseguir isso, diminui-se o tamanho das fontes, do espaçamento e das margens. Isso pode ser visto como desvantagem para quem tem dificuldade de enxergar ou apenas busca uma leitura mais fluida.

6. Lugar na estante

Estante de livros. Imagem ilustrativa texto capa dura.

Os livros de capa dura costumam ter alturas parecidas, ao passo que os de brochura variam bastante. Leve essas características em conta se você quer que a disposição na estante seja mais harmônica.

Pense também que o livro de capa dura ocupa mais espaço. Então, se a sua biblioteca já estiver bem cheia, pode ser mais difícil achar um lugar para ele. O de brochura facilmente encontrará um canto.

7. Preço

Na maior parte das vezes, o livro em capa dura tem um custo de produção maior. Isso ocorre devido às despesas não só com o material, mas com os próprios métodos de impressão e encadernação.

Sendo assim, o de brochura provavelmente terá o preço mais em conta. Nas versões de bolso, que são aqueles que vendem em farmácias e supermercados, o preço cai ainda mais.

8. Tipo de leitura

A capa dura costuma ser usada para best-sellers, lançamentos, livros de referência, de biblioteca. O tipo é também muito escolhido por pessoas que querem ter todos os volumes de uma coleção.

Por outro lado, a brochura convida a uma leitura mais despojada. Então, a sua escolha também vai depender disso. Pense se você procura algo para ler no momento ou para guardar e retomar de tempos em tempos.

E então, deu para decidir entre capa dura e brochura?

Antes de nos despedirmos, confira abaixo um vídeo curto que fizemos com a encadernação de um livro de capa dura.

YouTube @GrupoLe

Quer saber mais sobre o processo de criação de uma obra desde a ideia inicial, passando pelo projeto gráfico, impressão, encadernação, até chegar ao leitor? Inscreva-se no canal do Grupo Lê no YouTube e não perca nossos vídeos!