Caricatura, cartum, charge, quadrinhos, tirinha… o que é cada um?

É provável que você saiba mais ou menos o que são caricatura, cartum, charge, quadrinhos, tirinha e comédias visuais. Mesmo assim, muitas pessoas falam de um e outro como se fossem a mesma coisa quando, na realidade, não são.

Para complicar o caso, não há distinções definitivas entre cada uma dessas formas de expressão. Todas elas, no entanto, possuem um elemento em comum, que é o uso de desenhos para fazer humor.

Ok, não vamos confundir ainda mais. Confira no post de hoje quais são as semelhanças e diferenças de cada forma de arte.

Caricatura

Normalmente, esse tipo de desenho serve para ilustrar um fato. Foi a partir dessa forma de expressão que surgiram as outras que você verá aqui.

A caricatura pode representar um animal, lugar, objeto, fato ou pessoa real. Para causar o efeito cômico, os traços marcantes e hábitos da pessoa ou elemento representado são deformados ou exagerados.

No entanto, o desenho deve ser suficientemente próximo do real. Somente assim a referência e a identificação ficam explícitas.

Cartum

Algo como uma piada gráfica ou forma que um artista tem para expressar brevemente suas ideias e opiniões. Aqui, o desenho satiriza os comportamentos e costumes humanos.

Normalmente, os temas são fixos e não fazem referência a um acontecimento ou pessoa real. Apesar de as situações retratadas serem hipotéticas, elas também são atemporais e universais.

Políticos, militares e religiosos têm comportamentos semelhantes em várias épocas e locais do mundo. Por isso, eles funcionam perfeitamente no cartum.

Mesmo assim, não é comum o cartum ter caricaturas de personalidades. Quando tem, é para satirizar alguma figura histórica.

Charge

Personalidades, classes sociais e cenários que todos reconhecem aparecem, quase sempre, em uma única imagem. Essa forma de expressão faz uma crítica sarcástica sobre algum assunto do momento.

Sendo assim, a charge representa a indignação ou insatisfação de um artista sem relação a uma situação política, econômica ou social específica.

Nos desenhos, costumam figurar pessoas facilmente reconhecidas pelo público, como políticos, jogadores de futebol e artistas.

A charge pode aparecer isoladamente. Ou seja, não é necessário um texto maior para compreendê-la. Apesar disso, é comum que haja legendas e balões que expliquem a imagem.

Essa forma de arte costuma aparecer em jornais e revistas e tem a desvantagem de ter um “prazo de validade”. Por outro lado, ela informa de maneira mais forte e direta do que muitas matérias jornalísticas.

Quadrinhos

As histórias em quadrinhos, ou HQs, têm personagens fixos. Nelas, os desenhos estão dentro de quadros, sequenciados de acordo com o desenrolar da narrativa. As legendas e balões complementam a imagem de cada quadro.

A história pode acontecer em uma tirinha, em uma página inteira ou em várias, o que torna as possibilidades infinitas. Os desenhos podem ser realistas ou distorcidos; e os temas, temporais ou não, regionais ou não.

Para que você tenha ideia, os quadrinhos são usados até mesmo na hora de fazer o roteiro de um filme. Aliás, o contrário também acontece e não é raro que um filme de sucesso seja transformado em uma história em quadrinhos.

Tirinha

Geralmente, a tirinha é publicada diariamente ou semanalmente. É um tipo de desenho feito para criticar os valores da nossa sociedade.

Até podemos dizer que se trata de um subgênero dos quadrinhos. Porém, as sequências são muito mais curtas e dificilmente têm mais de quatro quadros.

O normal é que a tirinha preencha um campo pré-estabelecido no jornal, revista, site ou rede social. Ainda que um único quadrinho ocupe todo esse espaço, não podemos dizer que é um cartum, propriamente dito.

E agora, deu para entender melhor o que são caricatura, cartum, charge, quadrinhos, tirinha e outras comédias visuais? Para mais formas de expressão artística, confira sempre o nosso site. Temos conteúdos novos todos os dias!