Cartum dá humor às ilustrações dos livros. Veja 10 casos

Você sabe o que é cartum? Em tradução livre, cartoon, cartune ou cartum significa “estudo” ou “esboço”. Nesse tipo de comédia visual, você já percebe a intenção humorística assim que olha para o desenho.

Como a estética é muito parecida com o dos primeiros curtas de animação infantil, o nome “cartoon” é adotado nas duas formas de arte.

O mais comum é ver esse tipo de desenho nas tirinhas de jornais e nas revistas de quadrinhos. Com traços exagerados e expressivos, quase sempre, a intenção é criticar, ironizar, fazer uma caricatura, sátira ou comentário social.

Ainda assim, o estilo pode aparecer na literatura, dando um tom mais leve a diversos temas. Abaixo, confira alguns livros infantojuvenis e autores influenciados por elementos do cartum.

1. A Lua para principiantes

Nesse livro, você aprenderá sobre as fases, a gravidade, o eclipse e as crateras da Lua. Tudo isso de forma leve, bem-humorada, encantadora e poética. Ou seja, texto e imagem informam sem serem didáticos ao extremo.

Janela aberta, com senhora sentada na Lua. Página 23 do livro Uma vez uma avó. Imagem ilustrativa texto cartum.

2. Cláudio Martins

Esse escritor e ilustrador acredita que o mundo dos adultos é muito sem graça, sem imaginação e sem fantasia. Por isso, ele largou o desenho industrial e caiu de sola, cara e coração no universo da literatura infantil.

Alguns livros ele apenas ilustrou. Outros, ilustrou e escreveu: A festa, Ração? Não!, O guloso, Sapopralá patopracá, Uma vez uma avó, Você vai ver quando seu pai chegar, A grande jogada, entre outros.

Pessoas se cumprimentando. Página 43 do livro Magrilim e Jezebel em: o rei do abecê. Imagem ilustrativa texto cartum.

3. Fábio Sombra

Você acha que formas de arte como folia de reis, desafios em versos e cantorias de viola não combinam com o cartum? Então, precisa conhecer o trabalho desse grande pesquisador da cultura popular brasileira.

São dele este livro e este outro, com os personagens Magrilim e Jezebel. Em parceria com João Marcos (que você verá mais abaixo), ele criou este e este cordel em quadrinhos, estrelando o Seu Vivinho.

Cachorros de terno. Página 16 do livro Guerra! Por quê? Imagem ilustrativa texto cartum.

4. Guerra! Por quê?

Um cachorrão sempre quer as coisas do mais fraco, sai no tapa e leva tudo. Certo dia, o mais fraco tem uma ideia boa pra cachorro. De forma bem-humorada, o livro aborda o problema da violência e a importância da paz.

Menina na banheira, assistindo TV e comendo pipoca. O mundo Mendelévio e o planeta Telúria página 35.

5. João Marcos

Bem, você já viu aqui os livros de cordel em quadrinhos desse autor. Além disso, ele é roteirista da Turma da Mônica e tem os seus próprios personagens. Estou falando dos quadrinhos com os irmãos Mendelévio e Telúria.

Os personagens aparecem nas histórias Pra que tomar banho? e Amarra meu cadarço?. Além disso, eles estão nas coletâneas O mundo Mendelévio e o planeta Telúria, Histórias tão pequenas de nós dois e Três é demais.

Homem sentado à mesa com mala aberta, olhando garçom pela luneta. Manual de sobrevivência em recepções e coquetéis com bufê escasso, página 35. Imagem ilustrativa texto cartum.

6. Lor

Além de cartunista, Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues é médico. Ele também foi professor universitário e voluntário no Hospital das Clínicas. Seus desenhos já apareceram em quadrinhos, cartilhas didáticas, livros e órgãos de imprensa.

São dele os livros Cabeça fria é que faz gol, A lua cheia de…, O ladrão de comida e Três gatos e um peixe. Além disso, ele ilustrou o divertidíssimo Manual de sobrevivência em recepções e coquetéis com bufê escasso.

Domador. Página 29 do livro Roy encontra Cinderela. Imagem ilustrativa texto cartum.

7. Maurício Veneza

São mais de 150 livros desse escritor e ilustrador, muitos deles premiados. As honrarias incluem a da Academia Brasileira de Letras (ABL) e selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Você precisa conhecer algumas de suas obras mais divertidas: O resfriado do Bruxobaldo, O aniversário da bruxa Risoleta, Entre magos e cavaleiros, Roy encontra Cinderela, Sonho de criança e Vovô foi viajar.

Sapo tomando sopa. Página 25 do livro Tem outra palavra na palavra.

8. Nani

Um dos maiores nomes do cartum no Brasil, com trabalhos publicados em diversos jornais e revistas. Além disso, foi roteirista dos programas Escolinha do Professor Raimundo, Casseta & planeta, Zorra total e Sai de baixo.

Nos seguintes livros é possível perceber sua forma peculiar de humor: A bruxinha do bem, Abecedário hilário, Gabriel da Conceição Bicicleta, O que dizem as palavras, O espírito de porco e Tem outra palavra na palavra.

Pato na banheira, fazendo exercícios e lendo. Página 38 do livro Oreosvaldo, o Pássaro das Sombras. Imagem ilustrativa texto cartum.

9. Oreosvaldo, o Pássaro das Sombras

Um avestruz tímido, mas que escreve muito bem, cria um blog em que assina com um pseudônimo. O blog se torna um sucesso na escola e, quando a identidade do autor é revelada, ele se torna famoso e alvo de paparazzi.

Menina e porco na praia, com sorvete e boia. Página 8 do livro Amigos. Imagem ilustrativa texto cartum.

10. Silvana Rando

Essa ganhadora do prêmio Jabuti diz que as crianças, assim como todo mundo, gostam de uma boa história. Portanto, ao apresentar histórias interessantes a elas, a leitura se torna consequência de uma curiosidade.

São dela os livros Amigos e Pocotó. O coelhinho Bibo pode ser encontrado no sítio, na praia e no mercado. Ela também ilustrou Abílio Basílio e seu fusqueta.

Você também reconhece a importância do cartum e outras formas de humor no desenvolvimento das crianças? Então, entre em contato. Juntos, vamos escolher os melhores livros para levar para casa ou adoção em sua escola.