Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau no multiverso da literatura

Bonezinho Xadrez X Cabelinho Vermelho, página 9. Imagem ilustrativa texto Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau.

Há séculos, Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau, além da vovozinha e do caçador estão presentes no imaginário infantil. As versões mais conhecidas são as escritas por Charles Perrault e pelos irmãos Grimm.

Ainda assim, há indícios de que a história já era contada às crianças antes do século XVII. De lá para cá, foram várias releituras, com caracterizações, desenvolvimento da narrativa e “moral da história” bem parecidos entre si.

No entanto, também dá para usar os elementos do conto famoso para criar narrativas que tomam rumos bem diferentes. Ao quebrar a expectativa, a história ganha humor e emoção.

Os livros abaixo têm personagens, situações e cenários bem parecidos e, ao mesmo tempo, diferentes (e até opostos) de suas versões tradicionais. Confira!

Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará

1. Cerrado brasileiro no teatro

Ao ler uma adaptação teatral, o leitor cria a própria peça na cabeça. Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará é o roteiro para o teatro do livro de mesmo nome do professor, biólogo e ambientalista Angelo Machado.

Em seu caminho para a casa da vovó, Chapeuzinho Vermelho se desvia para apreciar os animais e plantas do cerrado. Depois de falar com a mãe pelo celular, o Lobo Mau parte em viagem para a Alemanha.

Com isso, um Lobo-Guará recebe de Anhangá, o espírito mau, a missão de atacar a Chapeuzinho Vermelho. Ele até se esforça para substituir o Lobo Mau, mas é muito pacífico e incapaz de fazer grandes maldades.

Capa do livro Quem vai ajudar o lobo Mau?

2. Fazer o bem sem olhar a quem

O Lobo Mau acorda com uma tremenda dor de dente e está com medo de ficar banguela. Ele precisa de ajuda e liga para a Chapeuzinho Vermelho, mas ela foi para a avó para passarem o Natal juntas.

A casa da vovó fica em um lugar tão longe, que o telefone nem chegou lá ainda. Ligar para o caçador, nem pensar! Agora, o Lobo Mau quer rever a mãe. O problema é que ele não fez um só amigo em toda a sua vida.

Quando era criança, em vez de brincar com os colegas, ele preferia fugir, roubar galinhas ou atirar pedras em quem passasse. Será que ainda dá tempo de se regenerar? Descubra em Quem vai ajudar o Lobo Mau?.

Capa do livro Théo e a noite.

3. Chapeuzinho que vira um bonezinho

Livros de imagem evidenciam o valor da ilustração na literatura infantil. Théo e a noite é uma narrativa visual em que acompanhamos um menino que navega em uma folha gigante até chegar em um castelo.

Lá, depara-se com estantes repletas de livros e personagens adormecidos. Entre eles, Pinóquio, Branca de Neve os Três Porquinhos e, claro, Chapeuzinho Vermelho e um Lobo Mau disfarçado de vovó.

Eles acordam e observam Théo, que se assusta com um gigante e deixa cair o seu chapeuzinho, ou melhor, boné. Quando o gigante está prestes a alcançá-lo, Théo acorda e vê que está com um livro sobre o peito e o boné na cabeça.

Cabelinho Vermelho e o Lobo Bobo.

4. Para estimular a imaginação

As ilustrações de Cabelinho Vermelho e o Lobo Bobo trazem momentos engraçados e de tensão. Ao associar as ideias sugeridas somente com imagens, a interpretação e a imaginação infantis são estimuladas.

A própria capa do livro já dá margem a questionamentos: afinal, por que o lobo está pendurado no galho de um penhasco? Ao longo das páginas, ficamos conhecendo um lobo meio atrapalhado que persegue uma menina.

Ela leva sua cestinha até chegar a um chalé com chaminé, no meio da floresta. O céu vai mudando de cor, indicando que a caminhada começou de dia e terminou à noite. Nessa história, quem ganha a surpresa é o Lobo Bobo.

Bonezinho Xadrez X Cabelinho Vermelho.

5. História clássica que ainda traz surpresas

Todo mundo já sabe como começa e termina a história de Chapeuzinho vermelho e do Lobo Mau. No entanto, você já viu que sempre há espaço para surpresas. É o caso de Bonezinho Xadrez X Cabelinho Vermelho.

Cabelinho Vermelho está de volta, porém, agora, os papéis estão invertidos. Primeiramente, é o lobo quem usa um chapéu característico. Depois, é ela quem o persegue pela floresta até chegarem à casa da Vovó Loba.

Essa é uma boa oportunidade para convidar os pequenos leitores a imaginarem como seriam os diálogos entre os personagens. Bem, essa é apenas uma sugestão. O mais importante é que crianças e adultos se divirtam!

Multiverso de Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau é legal demais!

Redes do Grupo Lê

Você gosta dos contos clássicos como o da Chapeuzinho Vermelho e do Lobo Mau? E da irreverência das releituras? Siga as redes sociais do Grupo Lê e confira mais conteúdos interessantes relacionados ao universo literário.