Contação de histórias é uma arte riquíssima, confira!

Uma história pode parecer só mais uma se ela for lida de qualquer jeito. Por outro lado, a arte da contação de histórias transforma um texto em algo capaz de emocionar e surpreender a todos.

Ela pode acontecer em qualquer lugar, para diversos propósitos. Sobretudo é uma forma lúdica de atrair o público infantil. Ouvir um conto e se encantar por ele pode ser o primeiro passo para que as crianças tenham fascínio pelo universo literário como um todo.

Contadora de histórias abrindo o livro Quem quer brincar comigo no parque, com crianças assistindo. Imagem ilustrativa texto livros de formatos diferentes.

Quais são as principais características da contação de histórias?

São várias as formas de linguagem possíveis para contar a mesma história. Para isso, o artista precisa se envolver com a narrativa e buscar compreender a essência dos personagens e das situações retratadas.

Um mesmo texto dá margem a várias interpretações. Assim, ele pode ganhar uma leitura nova com cada contador e tipo de público. Em todos os casos, o mais importante é valorizar o lado lúdico da experiência.

Há contadores que se limitam a emprestar a voz e a interpretação, respeitando o texto original de um livro. Esse é um papel que cabe, normalmente, aos professores.

Também há aqueles que usam não só a voz, mas todo o corpo, dança, encenação, violão, pandeiro para dar vida ao texto. O objetivo é despertar a audição, a visão, o tato, o olfato e o paladar dos expectadores.

Os gestos, o ritmo, a entonação, as pausas, as vozes para cada personagem e as expressões faciais são alguns dos elementos incorporados para dar mais emoção à narrativa. Por meio desses recursos de interpretação e improvisação, o contador recria a história com os ouvintes.

Os expectadores, por sua vez, não são vistos como meros receptores. As emoções, expectativas e reações têm papel fundamental na forma como a história se desenrola.

Muitas vezes, a narrativa é cheia de perguntas e respostas. Ou seja, cria-se um espaço que convida a participação de todos os presentes.

A contação ao longo da história

Homens se juntando na África. Imagem ilustrativa texto contação de histórias.

Entre os povos antigos, ela servia para promover momentos de união e confraternização. Assim, os conhecimentos, valores, regras sociais e experiências eram repassados oralmente de geração para geração.

Um dos principais objetivos era ajudar os jovens e crianças a compreenderem o mundo e assimilarem a identidade da cultura a qual pertenciam. De lá para cá, a contação de histórias fez parte da tradição de diversos povos.

Foi assim que muitos contos famosos chegaram até nós. Então, podemos concluir que, por diversas vezes, a prática desempenhou papel importante no processo evolutivo da humanidade.

Por que levar a contação de histórias para a sua escola?

É na escola que as pessoas têm algumas das suas maiores memórias afetivas. Na educação infantil, a contação de histórias permite uma aula diferente e agradável para todos.

É possível reinventar a sala de aula, a biblioteca, tornando o espaço ainda mais divertido e atrativo. Para isso, escolha um lugar que seja aconchegante e tranquilo, sem muito trânsito de pessoas ou coisas que possam desviar a atenção.

No final ou depois do encontro, ainda é possível continuar aproveitando um livro. Os alunos podem falar sobre seus personagens preferidos, desenhar e até recontar a história, destacando o que mais chamou a atenção.

Esse é um processo ótimo para trabalhar a interpretação textual. Consequentemente, desenvolve a leitura, a fluência, o vocabulário, a oralidade e a habilidade de escrever vários tipos de textos. Além disso, o amor pelo universo literário permanece e se desenvolve ao longo dos anos.

Se você tem interesse nessa iniciativa para encantar seus alunos, entre em contato conosco. O Grupo Lê tem parcerias com os melhores artistas da contação de histórias, o que gerou diversos encontros memoráveis.