Na etapa 1 sugerimos um jogo. A ideia é, além de engajar os alunos, estimular o olhar curioso e investigativo da turma para então introduzir discussões sobre algumas características dos primeiros agrupamentos humanos na região de Lagoa Santa. O tema principal da obra Meninos da Planície. Além disso, o jogo proposto estimula a oralidade, a capacidade de fazer inferências e de elaborar hipóteses.
Para tanto, a professora ou professora de história proporá um desafio para os alunos, apresentando lhes uma réplica de material lítico, como uma ponta de flecha biface, algo em sílex. As flechas bifaciais são modelos com pontas lascadas nas duas faces, ou seja, nos dois lados. No material escrito damos algumas ideias de como conseguir essa réplica. Em seguida, as regras do jogo devem ser apresentadas fazendo apenas perguntas que possam ser respondidas pelo professor.
O sim ou não? Os alunos devem descobrir do que se trata o objeto misterioso. A partir daí, a atividade pode seguir dois caminhos. A turma decifra o mistério ou a turma não decifra o mistério. Se a turma acertar a resposta, sugira que, num caderno, escrevam uma hipótese ou uma história sobre a origem do objeto. Lembre se de que é importante estimular a relação entre as inferências, as hipóteses e o registro escrito.
Caso a turma não consiga decifrar o mistério e explique o que é o objeto e só depois disso solicite que num caderno criem uma hipótese ou uma história sobre a sua origem.