Na etapa cinco, retomamos mais um trecho da obra para, a partir dele, iniciarmos uma conversa que parte da importância das pinturas rupestres e chega até a importância da sustentabilidade. Era costume desenharem nas paredes de calcário os animais que caçavam nas redondezas e registrarem a quantidade dos capturados para controle. Se matasse, muitos no futuro teriam problemas. Por isso, em diversos lugares, junto com as pinturas que escavam linhas verticais paralelas entre si, cada uma representava um animal caçador.
Se encontravam muitas linhas pintadas no paredão, evitavam caçar naquele local. Com esse controle não faltaria o que comer a partir do trecho da página 27. Nossa sugestão é que você, por meio de perguntas motivadoras, apoie seus alunos no estabelecimento da relação entre as pinturas rupestres. A lógica matemática e a preservação da fauna, entre outras possibilidades. Você pode perguntar à turma qual a importância do registro nas paredes?
Por que era tão importante preservar os animais? Quais as diferenças entre o povo da planície e a sociedade contemporânea em relação aos animais? Vocês devem tomar nota das respostas e das informações, pois elas serão usadas para construir o referencial de reflexão para a atividade final proposta nessa sequência. Num segundo momento, está presente a animação Animais em Extinção, que está disponível no canal A Mansão Maluca, do Professor Ambrósio.
Nós deixamos o link lá no material escrito, então caminhando para o fim dos trabalhos. Na etapa cinco, sugerimos que você oriente uma discussão sobre três pontos a relação entre a pintura e a consciência de preservação apresentada no livro. A importância da preservação dos animais e das plantas e nossas ações possíveis para evitar que espécies da fauna e da flora brasileira entrem em extinção.
Por fim, proponho que os alunos elaborem frases sobre preservação da fauna brasileira. Pesquisem sobre os animais brasileiros em risco de extinção e elaborem cartazes de conscientização para serem expostos em espaços públicos. A ocupação dos espaços públicos possibilitará aos alunos a oportunidade para fortalecer laços de solidariedade, convivência e socialização. Os espaços públicos são os locais de encontros de relações, convívio e trocas entre os mais diversos grupos que compõe a comunidade.
Ocupá-los dará assim, um sentimento de importância social e valorização para a atividade realizada. Há mais uma coisa no material escrito, damos sugestões e recursos digitais que você pode usar, caso opte por adaptar a proposta para esse formato.