Na etapa quatro. Propomos duas questões problematiza Douglas. A primeira, como é possível descrever em um livro literário, uma cena do cotidiano dos agrupamentos de caçadores coletores sem que eles tenham deixado nenhum diário escrito. E a segunda é qual a importância de que essas descrições aconteçam numa obra literária? Essas questões problematizar dor dialogam com um trecho da página 29 da obra Meninos da Planície.
Que título quando iam para os paredões da planície do Oeste, os homens caçavam do outro lado do maciço, onde a vegetação era mais espessa. Na planície era perigoso, pois lá os animais, além de enormes, estavam sempre atentos enquanto passavam. Mas era muito bom poder passear, caçar codornas que voavam muito pouco e mal e ver os enormes animais mesmo de longe.
A intenção das questões problematizar dores é estimular os alunos a refletirem sobre a diversidade de registros do cotidiano, para além da escrita e a importância das pesquisas arqueológicas. Após registrar as hipóteses apresentadas pelos alunos como resposta às questões, problematizar horas como vídeos, assistir ao vídeo, nossa origem ou segundo episódio de uma série chamada Evolução Paratodos. O vídeo foi elaborado pela equipe do Lara e laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva da USP, que faz parte do Instituto de Biociências e Museu de Arqueologia e Etnologia.
Para finalizar a etapa quatro, proponho que a turma elabore, em duplas ou trios, vídeos sobre a importância dos profissionais de arqueologia em seu trabalho de investigação sobre o passado. Esses vídeos podem ser divulgados nas redes sociais da escola como uma maneira de compartilhar saberes escolares com a sociedade e de ampliar as informações disponíveis popularmente sobre as ciências arqueológicas.
No material escrito, damos uma dica de leitura e algumas dicas sobre a produção dos vídeos confere lá.