Na Etapa 6, nossa expectativa é de que a leitura da obra Meninos da planície já tenha sido concluída. Então, nossa principal sugestão de atividade é a elaboração de um conto, que deve se dar em duplas, de maneira colaborativa.
No enredo de Meninos da planície, por meio dos sonhos relatados do amigo arqueólogo, o narrador apresenta uma parte da vida dos irmãos Aur e Nia, ao mesmo tempo em que explica como o trabalho de pesquisa de campo e no laboratório contribui para lançar luz para o passado dos primeiros agrupamentos humanos de Lagoa Santa.
Nossa proposta é que, partindo da ideia dos sonhos, você proponha que a turma pense um novo sonho, que conte algo sobre o cotidiano dos meninos da planície.
Para apoiar você na estimulação da criatividade de seus alunos, lá no material escrito, nós sugerimos algumas perguntas motivadoras. Avalie-as, use-as, caso façam sentido para a sua realidade, e aproveite para criar as suas próprias indagações.
Sei que já falei isso aqui, mas é sempre importante lembrar o quanto você é importante. Afinal, somente você conhece suas turmas.
Para que seus alunos elaborem um projeto de texto para seus contos, você pode compartilhar com eles as principais características do gênero.
Por exemplo, um conto é uma história curta, com presença de um narrador, que conta uma história com início, meio e fim, de maneira relativamente breve, em comparação com outros livros que eles ainda lerão na sua trajetória leitora.
Os contos costumam ter poucos personagens, e suas ações acontecem em poucos lugares ou tempos, épocas. Sua origem remete a tempos bem distantes. Podemos dizer que o conto é tão antigo quanto os próprios homens. Está intimamente ligado à tradição oral. E você deve saber que a humanidade,
antes de desenvolver a escrita, compartilhava conhecimentos, experiências e
histórias em rodas de conversa.
Então, imagine a quantidade de histórias que já foram contadas pela humanidade. Como muitas dessas histórias eram boas, ficaram gravadas na memória e foram passadas de geração em geração, até serem redigidas e ganharem o mundo.
Com a escrita, os contos passaram a ser mais estruturados, focando apenas uma história, com um único conflito, organizada em introdução, desenvolvimento e conclusão, que é uma estrutura comum a muitos gêneros literários com os quais temos contato.
Na introdução de um conto, geralmente, somos apresentados às personagens, ao cenário, ao tempo em que a história acontece e ao enredo dela.
No desenvolvimento, temos o desenrolar da história e a apresentação do conflito, que é o desafio que a personagem deve vencer antes de alcançar seus objetivos. Quando isso acontece, chamamos de “clímax”.
Já na conclusão de um conto, temos o fechamento da narrativa, com um desfecho, geralmente, diferente
da situação apresentada no começo da trajetória da personagem. Em seguida à elaboração dos projetos, as duplas, claro, devem redigir seus contos.
Por fim, sugira que eles leiam suas produções para os colegas. É bastante saudável que as produções sejam compartilhadas entre os estudantes, de modo a ampliar o espaço da fruição nas aulas de literatura.