Diversidade literária pode ser trabalhada na escola. Confira as vantagens

Professora escrevendo no quadro em sala de aula.. Imagem ilustrativa texto competências gerais da BNCC.

Os livros podem trazer várias coisas às crianças, como o encantamento, a diversão e o convite à reflexão. Neste artigo sobre diversidade literária, veja como é possível trabalhar com todo tipo de texto em sala de aula.

A literatura oferece inúmeras formas de abordagem, e cada gênero abre porta para novas possibilidades. Por isso, a variedade literária é uma aliada que vai desde o processo de alfabetização até o ensino médio.

Em qualquer caso, vale ressaltar o bom senso para que os textos estejam adequados à idade e ao nível de leitura dos estudantes. Tanto a leitura desafiadora como a “bobinha” demais causam o desinteresse geral.

Além dos gêneros literários, é importante que os alunos tenham contato com temáticas e estilos diferentes, inclusive nas ilustrações. Abaixo, eu listei algumas razões para trabalhar com vários tipos de textos na escola.

Evita que as aulas sejam repetitivas

Um dos maiores objetivos de trabalhar com literatura é atrair o interesse dos jovens e crianças e fazer com que eles busquem ler por conta própria. Pensando nisso, o ideal é que o gosto seja incentivado desde cedo.

Então, é importante proporcionar experiências agradáveis e evitar aquelas aulas que só trazem mais do mesmo. Uma das vantagens da diversidade literária é essa possibilidade de manter o interesse continuado dos alunos.

Leva a comparações entre os gêneros

Embora algumas obras sejam de gêneros literários diferentes, elas podem tratar de temas semelhantes. Ou seja, é possível abordar um mesmo assunto com óticas, linguagens e estruturas narrativas diferentes.

Por isso, trabalhá-las na sala de aula em sequência pode levar a análises interessantes. Os alunos podem confrontar os textos e estabelecer em que pontos eles se distinguem e em quais se assemelham.

Apresenta as possibilidades que existem

Adolescentes e crianças sentados no chão e lendo. Imagem ilustrativa texto diversidade literária.

A liberdade de escolha sobre os livros é uma ótima aliada para o interesse continuado em literatura. Para que isso ocorra, obviamente, é preciso ter acesso a todo tipo de material.

Muitos jovens e crianças falam que não gostam de ler, quando, na verdade, apenas não conheceram ainda um tipo de livro com o qual se identificam. Conhecer os vários gêneros que existem aumenta essa possibilidade.

Amplia o repertório de mundo

A literatura é um importante veículo para o desenvolvimento de indivíduos em vários campos: conhecimentos gerais, raciocínio, emoções, empatia, criatividade, linguagem, vocabulário, capacidade crítica e de análise etc.

Toda forma de expressão cultural tem seu valor, e cada gênero literário tem linguagem e estrutura próprias. Os jovens e crianças que têm acesso a vários gêneros aumentam seu repertório, o que amplia a noção de mundo.

Contribui para a formação humana

Todos os livros são capazes de contribuir, de uma forma ou outra, para a formação de um indivíduo. Eles ampliam não apenas a capacidade de leitura dos alunos, mas também de escrita, fala e as outras formas de comunicação.

Foi-se o tempo em que os livros de literatura para ler na escola tinham propósitos meramente educativos. É importante também que eles estimulem a curiosidade e tenham valores lúdicos e artísticos.

Diversidade literária diz respeito, principalmente, aos gêneros

A seguir, confira as particularidades de alguns dos principais gêneros infantojuvenis.

Mão de criança segurando livro. Imagem ilustrativa texto diversidade literária.
  • Biografia: histórias de pessoas reais que fizeram a diferença no mundo geram identificação e inspiram os jovens a sonharem e realizarem coisas incríveis.
  • Conto de fadas: sentimentos positivos e negativos são abordados na estrutura de sonho. A linguagem é cheia de simbolismos ligados à essência humana.
  • Contos: não cansam e possibilitam o gosto pela leitura aos poucos. Podem ser trabalhados em um tempo curto ou ao dar uma pausa em uma obra maior.
  • Crônica: o cotidiano é abordado em uma mistura entre a linguagem literária e a jornalística. O olhar subjetivo e a informalidade gera debates interessantes.
  • Fábula: os bichos ilustram ensinamentos e comportamentos que as crianças assimilam facilmente. A simplicidade traz valores atemporais e universais.
  • Fantasia e ficção: leva as crianças a lugares e aventuras que não fazem parte do cotidiano delas, incentivando a imaginação e ampliando a percepção.
  • Ficção histórica: aqui, eventos do passado ganham vida. Eles podem abordar desde a vida nas civilizações antigas até os acontecimentos mais recentes.
  • Informativo: a base científica tem se mostrado cada vez mais essencial. Os pequenos perguntam sobre tudo, e os livros ajudam a encontrar as respostas.
  • Jornalístico: transforma os estudantes em cidadãos críticos, estabelecendo vínculos com o cotidiano e distinguindo o que é fato do que é mera opinião.
  • Lenda folclórica: o legado cultural reforça as sensações de identidade e pertencimento. Além disso, leva ao respeito sobre tradições e crenças alheias.
  • Poesia: ao contrário do que se pensa, não é difícil demais para os pequenos. Na verdade, os textos curtos facilitam a leitura, e o ritmo e as rimas ajudam.
  • Quadrinhos: evidencia como leitura e entretenimento podem estar ligados. Estimula a leitura de imagens, a concatenação de ideias e o raciocínio rápido.

Invista na diversidade literária!

Os educadores estão entre as pessoas que conhecem melhor a forma de pensar, os sentimentos e as emoções dos nossos jovens e crianças.

Por isso, eles devem ser capazes de entender que tipos de livros são mais adequados para trabalhar na escola. Também devem saber quais obras os alunos precisam conhecer, mesmo que, inicialmente, ofereçam resistência.

Você também acha importante que os jovens e crianças tenham acesso a diversidade literária? Entre em contato e a nossa equipe terá prazer em te ajudar a escolher os melhores títulos, de acordo com o seu objetivo.