Educação infantil e os desafios que, talvez, você nem saiba

Crianças sentadas no chão, mostrando desenho. Imagem ilustrativa texto educação infantil.

Hoje, 25 de agosto, celebramos o Dia Nacional da Educação Infantil. Essa é uma boa oportunidade para falarmos sobre os desafios que tanto o profissional como a escola enfrentam diariamente.

São muitas as pessoas que pensam que o trabalho do educador da primeira infância se resume a ensinar a brincar e a desenhar. Se esse é o seu caso, saiba que vai muuuito além disso!

A verdade é que é preciso ter preparo para uma responsabilidade enorme. Afinal, essa fase é importante para o desenvolvimento e influencia toda a vida futura da criança.

Continue a leitura e confira alguns fatores que o profissional da educação infantil considera em seu dia a dia.

Necessidade de capacitação

Embora muitos tenham a falsa impressão de que o trabalho é fácil, saiba que é nessa fase que a criança precisa de mais cuidados.

A escola é um dos maiores, senão o principal lugar em que ela recebe estímulos para desenvolver habilidades e aprender as regras de convivência. Também por isso, é fundamental que o ensino seja de qualidade.

No período integral, considere ainda as horas de alimentação, troca de fraldas e sono.

Claro, o trabalho de quem lida com o bebê e a criança pequena diariamente certamente é muito prazeroso. Ainda assim, ele requer muita dedicação, além de atualizações frequentes.

Para que você tenha ideia, 35% dos profissionais que atuam na educação infantil não possuem formação superior.

A propósito, assim como o educador, a escola como um todo precisa estar apta a lidar com a primeira infância. Isso vai desde a estrutura e a organização dos espaços físicos até o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição.

Proximidade com o aluno

É necessário conhecer os problemas típicos de cada idade. Esse conhecimento possibilita lidar com cada um deles da melhor forma.

Algumas vezes, o educador procura se informar, inclusive, sobre os desenhos e personagens que estão na moda. Assim, ele busca ideias para desenvolver atividades que façam sucesso.

Tudo isso possibilita uma aproximação mais certeira com a criança, além de facilitar a compreensão e a detecção de problemas na vida particular dela.

Outro dos grandes desafios da educação infantil está em despertar a atração pelo mundo da literatura. Sabemos que esse interesse precisa ser estimulado desde cedo, para que o hábito seja levado para toda a vida.

Aliás, já falamos diversas vezes aqui no blog sobre os benefícios da leitura. Para atingir esse objetivo, o profissional precisa aproveitar criativamente a biblioteca e outros espaços, criando um ambiente agradável e convidativo.

Proximidade com a família

Em meio à correria do dia a dia, é normal que a família não tenha tempo de se envolver na rotina escolar da melhor forma. Há pais que não fazem ideia dos desafios enfrentados pelo educador, mas, paradoxalmente, exigem muito dele.

Bem, errados eles não estão. Afinal, os filhos são o que têm de mais precioso em suas vidas. Por isso, cabe aqui novamente relembrar a necessidade de capacitação e especialização de cada profissional que atua no âmbito escolar.

Atrair a família para as atividades que a instituição promove não é uma tarefa fácil. Saiba que a tecnologia existe também para abrir canais de comunicação.

Entre as comodidades oferecidas estão os portais de acesso, os boletins on-line e as agendas virtuais. É importante também convidar os pais a seguirem a instituição nas redes sociais.

Isso possibilita acompanhar de maneira mais próxima o rendimento dos filhos e as atividades desenvolvidas. Além de estabelecer uma parceria com os pais, a iniciativa pode torná-los, inclusive, divulgadores do trabalho feito pela escola.

Incorporar a tecnologia

Menino com tablet na mão. Imagem ilustrativa texto letramento.

As novidades digitais atraem a atenção da criança, e as próximas gerações estarão ainda mais conectadas. Essa crescente informatização da população desafia a educação infantil ainda mais.

Em casa, muitos já têm acesso a celulares, computadores e tablets. Portanto, não adianta ir para a sala de aula e ignorar a existência desses aparelhos. Como você já viu aqui, a tecnologia não deve ser vista como inimiga.

Quando usada corretamente, ela amplia a comunicação. No processo pedagógico, oferece diversas possibilidades de metodologias capazes de atrair a atenção do aluno.

Isso inclui de jogos interativos a canais no YouTube dedicados a literatura, educação etc. Todos eles são ótimos para estimular a criatividade! Não podemos nos esquecer dos softwares e apps criados especialmente para a sala de aula.

E os desafios da educação infantil não param…

Aqui, citamos apenas alguns dos principais fatores que o educador e a escola devem levar em conta em sua rotina. Há vários outros problemas e possibilidades de melhorias que crescem a cada dia.

Não dar importância para essa etapa contribui para a precariedade do ensino no Brasil. É só pensar em como isso se reflete na maneira como a educação infantil é tratada pelos governos nos níveis federal, estadual e municipal.

YouTube @GrupoLe

O Grupo Lê parabeniza você que se dedica à formação daqueles que irão construir o futuro. Para mais conteúdos sobre literatura, educação e universo infantil, conheça o nosso canal no YouTube.