Veja 5 evidências da importância do livro infantil na formação humana

Brinquedos e aparelhos eletrônicos são ótimos e podem ser usados de forma positiva na formação da criança. Ainda assim, a importância do livro infantil é algo que não se iguala. Você concorda?

A escola e a família têm papéis fundamentais para que o hábito de leitura seja seguido por toda a vida. E, quanto antes isso se iniciar, melhor. Então, deixe que o bebê interaja com as figuras e folheie livremente os livros.

Note que, se a leitura virar obrigação, o efeito quase sempre será o oposto do desejado. Verifique ainda se o título escolhido está de acordo com a indicação de idade. Leituras complicadas ou “bobinhas” demais geram desinteresse.

Hoje, 18 de abril, é Dia Nacional do Livro Infantil. Essa é uma boa oportunidade para refletirmos sobre seu valor para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e criativo de uma pessoa. Confira algumas vantagens a seguir.

1. Estreitamento de laços afetivos

Mãe e filha lendo na cama. Imagem ilustrativa texto importância do livro infantil.

Quase sempre, o primeiro contato que se tem com a literatura é oral, com pessoas próximas contando histórias. Essa experiência é capaz de tornar a criança ainda mais próxima da pessoa que lê com ela.

O momento da leitura deve ser uma experiência aconchegante e gostosa. Além disso, é na infância que a pessoa adquire muitos dos hábitos que levará para a vida adulta.

Na verdade, até mesmo um bebezinho pode ser incentivado a ler. Afinal, a leitura ajuda na decodificação das palavras e das imagens. Isso leva à compreensão do mundo ao redor.

2. Proatividade

Embora pareça um processo passivo, a leitura é justamente o contrário disso. Basta levar em conta como é preciso uma postura ativa para assimilar um texto e dar significado a ele.

O ideal é sempre mostrar a leitura como algo gostoso. Ao ler por prazer, a experiência será mais significativa e a criança procurará ler cada vez mais. Com isso, é normal que ela procure títulos cada vez mais desafiadores.

Assim, uma importância do livro infantil está na formação de um indivíduo mais crítico, responsável e atuante na sociedade. Ele também compreende melhor o contexto em que vive e modifica-o de acordo com sua necessidade.

3. Criatividade

Uma ótima forma de desenvolver o interesse pela leitura é instigando a curiosidade. Ouvir uma história envolvente é algo que cativa qualquer pessoa, seja lá qual for a sua idade.

Afinal, quem não gosta de ouvir um bom “causo”? Imagine, então, uma criança, que já tem a imaginação naturalmente aflorada. As histórias estimulam o pensamento lógico, a criação, a recriação, a escrita e o desenho.

Meninos com livros infantis sobre a mesa. Imagem ilustrativa texto importância do livro infantil.

Exercitar a imaginação é importante para que o indivíduo se torne, ao mesmo tempo, mais crítico e compreensivo. Com isso, ele saberá encontrar soluções mais criativas em diversas ocasiões, inclusive da vida adulta.

4. Conhecimentos gerais

A literatura possibilita aprender muito sobre história, filosofia, sociologia, antropologia, direito e política. Além disso, permite a descoberta de outros cantos do mundo, épocas, crenças, estilos de vida, pontos de vista e valores.

Assim, ela ajuda na compreensão e na visualização mais clara sobre os vários aspectos do mundo real. Tudo isso sem que a criança perceba, sem que ela sequer saiba esses nomes e sem que pareça uma aula chata da escola.

Como se não bastasse, muitas histórias abordam aspectos típicos da infância. Entre os mais comuns, estão os medos, as frustrações, a inveja, a curiosidade e o carinho pela família e pelos amigos.

5. Capacidade de argumentação

Dialogar envolve perguntar, escutar, responder, concordar, discordar etc. E o desafio oferecido pela leitura contribui justamente no desenvolvimento dessa capacidade de expor ideias.

Depois de ouvir ou ler uma história, é normal que a criança queira comentar, questionar ou discutir sobre o vocabulário, as ilustrações ou o enredo. Essa habilidade tem grande função social, além de produzir conhecimento.

A propósito, pense no seguinte: quantos detalhes não passariam despercebidos por um adulto se não estivesse ali uma pessoinha chamando a atenção para eles?

Você também reconhece a importância do livro infantil?

Redes Grupo Editorial Lê.

Claro, a importância do livro infantil vai bem além do que apenas os fatores citados acima. Siga a Lê nas redes sociais e sempre tenha um conteúdo novo para quem busca o melhor para pessoas de todas as idades.