Iniciar as crianças na dança pode ser fácil. Observe alguns fatores

O post de hoje é dedicado àqueles que entendem o valor da arte que é expressa pelos movimentos do corpo. A seguir, veja o que você, que deseja iniciar as crianças na dança, deve levar em conta.

Em 1º de setembro comemoramos o Dia da Bailarina. A propósito, que menina nunca quis ser bailarina quando crescesse? Claro, em boa parte das vezes, é a beleza e a graciosidade dos figurinos o que mais chama a atenção delas.

Ainda assim, não são poucos os meninos que têm vontade de se dedicar à dança. Afinal, esse universo carrega uma porção de fantasia capaz de encantar a todos (inclusive adultos).

Isso é ótimo, e a infância é uma fase da vida perfeita para que você incentive todos os tipos de expressão artística.

Quais os benefícios de iniciar as crianças na dança?

A dança é uma ótima forma de descarregar energias e reduzir o estresse acumulado na escola. Além disso, a atividade é um exercício excelente e favorece a boa postura. Por isso, até mesmo os ortopedistas a recomendam.

Seguindo o ritmo da música, as crianças se movem de acordo com o próprio estilo e as próprias emoções. Certamente, esse é um dos aspectos mais divertidos da aula de dança.

Nas aulas, as crianças aprendem a compartilhar o espaço e a dançarem juntas durante as coreografias em grupo. Isso permite o desenvolvimento das habilidades de socialização.

Além das conexões afetivas e emocionais, a dança desenvolve a criatividade, a linguagem, a disciplina, a concentração e a autoestima. Tudo isso influencia o desenvolvimento dos indivíduos como um todo.

Existe idade certa para iniciar as crianças na dança?

A dança exige um esforço maior dos pés e pernas. Assim, é normal que a repetição dos movimentos cause dores musculares e bolhas nos pés. Ou seja, iniciar as crianças na dança antes da hora podem levar a lesões graves.

Por isso, procure uma escola que separe os alunos de acordo com a faixa etária. As aulas devem ser adequadas ao desenvolvimento dos músculos e ossos de cada uma. Confira algumas orientações.

A partir de dois anos

Iniciar as crianças dessa idade na dança é ótimo. Ainda assim, o recomendado é que elas se movimentem mais livremente. Isso permite que elas se desenvolvam nos campos afetivo, cognitivo e motor aos poucos.

A partir de três anos

Ainda não é indicado o uso da barra nessa idade. Depois do desfralde, o mais adequado é a baby class, que são brincadeiras que ensinam.

Menina com roupa marela de bailarina. Imagem ilustrativa texto inciar as crianças na dança.

Essas atividades estimulam a educação psicomotora, além de proporcionarem a consciência sobre o próprio corpo e o mundo ao redor. Além disso, essa é uma boa hora para incentivar o gosto pela música e estimular a criatividade.

Dos cinco aos sete anos

Nessa idade, as articulações das crianças já estão mais preparadas para modalidades complexas. Entre elas, o balé, o jazz, o hip hop, o breakdance, a zumba, as danças africanas e a dança do ventre.

Sabe o que é o melhor de tudo? As crianças dessa faixa etária costumam ter a cabeça já feita sobre o que gostam mais.

A partir de 11 anos

Com essa idade, as crianças já têm mais força nos pés. Por isso, é a partir daqui que elas devem começar a usar sapatilhas de ponta. No entanto, isso é indicado somente para quem tem, no mínimo, dois anos de prática.

Onde é possível iniciar as crianças na dança?

Todos nós sabemos que o balé clássico é conhecido pela rigidez e disciplina. Por outro lado, iniciar as crianças na dança deve ser algo feito de forma lúdica e prazerosa. O mais importante é a diversão, sem obrigações de desempenho.

Obrigar as crianças a fazerem algo de que não gostam acaba criando nelas uma aversão. Por isso, é importante deixar que escolhem a modalidade. Há inclusive cursos em que é possível testar vários estilos. Procure saber!

Além de escolas especializadas, há associações e ONGs que desenvolvem projetos voluntários com várias formas de arte. Essas iniciativas são ótimas opções para quem tem pouco dinheiro para investir nas aulas de dança.

Apesar de não serem tão exigentes, essas associações promovem a democratização de acesso à cultura e ao esporte.

Para ninguém ficar para trás, os professores iniciam as aulas com aquecimentos e movimentos fáceis. Dessa forma, eles ajudam quem tem pouca ou nenhuma experiência.

Com o tempo, os alunos vão aprendendo novas habilidades e técnicas, de acordo com o desenvolvimento. Ao iniciar as crianças na dança no momento certo, as aulas têm tudo para contribuir para o desenvolvimento delas!