Interesse pela ciência é importante! Veja 10 razões

A nossa realidade se molda cada vez mais pela tecnologia e pela inovação. Isso cresce junto da necessidade de um genuíno interesse pela ciência para ter sucesso nas vidas acadêmica, profissional e pessoal.

É só parar para notar como tudo ao seu redor tem ciência envolvida. Embora nem sempre isso seja óbvio, a complexidade do mundo em que vivemos dá exemplos infinitos de conceitos de química, física e biologia.

10 benefícios do interesse pela ciência

A ciência ajuda as pessoas a pensarem, aprenderem, resolverem problemas e tomarem decisões bem informadas. A seguir, conheça alguns motivos para que esse tipo de interesse seja incentivado nos jovens.

Menino deitado na cama, lendo anotações. Página 25 do livro Pesquisando o universo. Imagem ilustrativa texto interesse pela ciência.

1. Construção do conhecimento

A ciência é o estudo que visa explicar as estruturas e os comportamentos dos elementos por meio de observações e experimentos. Ao usar a ciência como ferramenta, as crianças aprendem a buscar conhecimento.

Os alunos podem aplicar os conhecimentos adquiridos em diversos desafios que enfrentam, tanto na escola como na vida.

Essa é a chave para a inovação, o avanço humano, a saúde e o bem-estar das pessoas. Ao longo deste texto, você verá alguns exemplos de como isso ocorre.

2. Estímulo à investigação

A necessidade humana de resolver problemas pode surgir da necessidade ou da curiosidade. Toda pesquisa científica começa com uma pergunta. Muitas vezes ela é simples, como “por que o céu é azul?”.

A procura pelas respostas leva a análises, ou seja, a observação de objetos de forma mais próxima. Com base no que é visto, é possível prever alguns resultados e formar conclusões.

Depois da pergunta, é construída a hipótese (como resolver esse problema?). Em seguida, a hipótese é testada com evidências e, por fim, é feita a avaliação do resultado (a solução funcionou?).

Menina com a mão no pingo de água da chuva. Página 23 do livro Estralabadãotãotão. Imagem ilustrativa texto interesse pela ciência.

3. Amor consolidado pelo aprendizado

Explorar o mundo ao redor e enfrentar as questões desafiadoras pode levar os jovens longe. Quando o conhecimento é conquistado, ele se fixa de forma mais significativa e duradoura do que as respostas prontas.

Incentivar os estudantes a se tornem autodidatas ou independentes levam a valores que duram por toda a vida toda. Depois de conquistar o amor pelo aprendizado, esse interesse nunca mais vai embora.

4. Valorização da paciência e da perseverança

Normalmente, a experimentação envolve uma série de tentativas e erros. A ciência desenvolve a capacidade de perguntar, coletar informações, organizar e testar ideias, resolver problemas e testar o que foi aprendido.

Desse modo, as crianças aprendem que, mesmo que algo não funcione na primeira vez, é possível continuar tentando até que dê certo.

5. Formação de pensamento crítico

Vivemos em plena época da pandemia de covid-19. Com isso, a crescente onda de notícia falsas nunca foi tão perigosa quanto agora.

Pense em como a mente humana absorve uma série de informações sem qualquer questionamento ou análise. Quando as notícias dizem respeito à saúde ou sobrevivência, a tendência é reagir de forma rápida e emocional.

Assim, os conhecimentos científicos são acumulados à medida que a sociedade se desenvolve. Isso permite a adoção de medidas mais responsáveis (mesmo que alguns continuem ignorando as evidências).

Lua, pião e globo. Página 9 do livro A lua para principiantes. Imagem ilustrativa texto interesse pela ciência.

6. Embasamento para as tomadas de decisões

As boas decisões são o que mais levam ao sucesso, em vários aspectos da vida. E, como você já viu, o pensamento crítico é uma das habilidades mais importantes que existem.

A ciência estimula a criação de maneiras de usar o pensamento, a metodologia e a investigação para a tomada de decisões.

O pensamento crítico pode ser usado em disciplinas como português, matemática, educação física e todas as outras. No dia a dia, um exemplo é a escolha de sacos de papel em vez de plástico no supermercado.

É justamente o uso das evidências em conjunto com o pensamento crítico que leva à resolução de problemas de forma mais racional. Além disso, as decisões futuras podem ser tomadas com base nos resultados anteriores.

7. Desenvolvimento da autoconfiança

Descobrir algo por conta própria é algo poderoso. Esse poder ressoa dentro do indivíduo, abrindo portas e alimentando possibilidades.

Ao pesquisar e encontrar as respostas para as suas ​​perguntas, os jovens formam suas próprias opiniões, em vez de tomar as dos outros como certas.

Homem andando na rua. Página 8 do livro Cada um no seu lugar. Imagem ilustrativa texto interesse pela ciência.

8. Visão diferenciada sobre o mundo

A boa compreensão da ciência é capaz de agregar interesse às atividades corriqueiras. Além disso, ela muda a forma como vemos as coisas, incluindo assuntos como arte e música.

Por exemplo, uma pessoa pode examinar pinturas e esculturas com mais interesse depois de aprender como os olhos enxergam as cores.

De forma semelhante, é possível notar a variedade de tons nos instrumentos musicais depois de estudar as ondas sonoras. Claro, nem sempre isso é feito de forma consciente, mas é aí que está a beleza do interesse pela ciência!

9. Melhoria na capacidade de argumentação

A ciência é uma ótima plataforma para o desenvolvimento da comunicação, de um modo geral. Afinal, ela oferece uma oportunidade de trabalhar com outras pessoas, estabelecendo objetivos comuns.

Com isso, as crianças e adolescentes desenvolvem a habilidade de argumentar e trocar ideias de forma respeitosa.

10. Aprimoramento da leitura e da escrita

Seguir as instruções corretamente é algo essencial para fazer uma dissecção ou um experimento de química. Caso uma pessoa não leia atentamente cada detalhe do procedimento, a experiência pode dar errado ou não funcionar.

Além da leitura, a escrita clara e organizada é uma habilidade importante, que a ciência ajuda a desenvolver.

Exemplos disso são as atividades que requerem que as crianças descrevam os procedimentos para a realização de determinados experimentos. Em pouco tempo, elas já percebem a necessidade de escrever de forma desenvolvida.

Por que é importante apoiar os nossos cientistas?

No campo das prioridades públicas, é comum que a ciência fique em segundo plano. Embora as áreas de ciência e pesquisas frequentemente sofram cortes de orçamento, é importante que isso seja repensado.

Atualmente, o uso de cinto de segurança é obrigatório e todos os carros devem sair de fábrica com airbag e freios ABS. No entanto, foi preciso que muitos morressem ou se acidentassem no trânsito para que isso ocorresse.

O que eu quero dizer com isso é que, frequentemente, as tragédias impõem investimentos para diminuir o impacto dos imprevistos.

De tempos em tempos, aparecem doenças (zika, ebola, gripe aviária etc.), que fazem com que a sociedade se relembre dos cientistas. Como se isso não bastasse, ainda é esperado deles uma solução imediata.

Sobre as respostas dos governantes e da população em relação à covid-19, é possível tirar algumas lições. Uma delas diz respeito à necessidade de apoiarmos os professores, que formam os futuros líderes e cidadãos.

Como você viu, são vários os motivos que mostram a importância do interesse pela ciência. Para isso, é necessário envolver os mais novos em experiências que tenham sentidos mais relevantes para eles.

Abaixo, confira alguns livros que ajudam a instigar a curiosidade nas crianças e jovens. Antes disso, deixamos aqui os nossos parabéns a todos os brasileiros que dedicam suas vidas a buscar e divulgar o conhecimento!

Estralabadão-tão-tão, o trovão
Estralabadão-tão-tão, o trovão

O sonho concreto
O sonho concreto
A Lua para principiantes
A Lua para principiantes

Cada um no seu lugar
Cada um no seu lugar