Livro físico ainda é superior ao digital, veja 10 razões

Com certeza, ler nos formatos ePUB, Mobi, AZW ou o famoso PDF oferece muita praticidade. No entanto, mesmo que o mercado digital ganhe cada vez mais importância, o livro físico ainda domina o mercado.

Muitas pessoas escolhem o que vão ler não apenas pela sinopse ou pelo primeiro capítulo. No entanto, o livro digital oferece basicamente somente esses critérios.

A seguir, conheça as principais vantagens de conhecer um livro em formato tradicional.

1. O livro físico favorece a leitura aprofundada​

e-reader em cima de livros empilhados. Imagem ilustrativa texto livro físico.

Talvez você acredite que o texto impresso seja vantajoso apenas para as pessoas mais velhas, que precisaram se adaptar às mudanças.

No entanto, estudos mostram que a leitura em papel também é melhor para quem já cresceu no mundo digital.

Isso é semelhante ao que aconteceu com o cinema, que não acabou por causa da televisão, da mesma forma que a TV não morreu com a chegada da internet. O que houve foi a ressignificação de cada tipo de mídia.

Assim, o mais provável é que o livro físico continue sendo usado para certos fins e o e-book para outros.

De modo geral, o livro digital é destinado a ajudar o leitor de forma mais direta. Por outro lado, o texto impresso exige um foco maior de quem lê. Pensando nisso, ele desenvolve mais a paciência do que a agilidade.

Mesmo assim, em obras usadas para estudos, é comum fazer anotações ou sublinhar partes importantes nas próprias páginas. Nesse sentido, o livro físico permite uma agilidade maior.

2. O tamanho e o formato são fixos

À medida que você lê um livro físico, vai passando as páginas. Isso permite perceber de forma mais palpável o seu progresso e quanto falta para o fim da leitura, além de desenvolver a memória espacial.

É comum ainda que as imagens conversem com o texto. Muitas obras ilustradas ou de poesia levam em conta o tamanho e o formato da página. No caso de um e-book, a alternância entre texto e imagens é mais difícil.

Em alguns formatos digitais, o texto muda de lugar devido ao tamanho da letra ou pelo simples fato de o telefone estar em pé ou deitado. Isso pode dificultar, inclusive, na hora de fazer uma referência em uma citação acadêmica.

Pensando nisso, cada livro físico proporciona uma experiência sensorial única, em vez de ser apenas uma forma diferente de usar o mesmo aparelho.

Note ainda que boa parte das ilustrações impressas têm melhor qualidade e são mais impactantes do que a dos e-readers mais avançados.

3. A diferença entre os preços é pequena

Você sabia que, mesmo com muitas livrarias fechadas ou com restrições de funcionamento, as vendas aumentaram em 2020?

Nos Estados Unidos, por exemplo, o crescimento foi de 8,2%. Claro, isso foi possível porque as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa.

Apesar do que muitos presumem, a diferença de preços entre um livro físico e um digital é pequena. E a tendência é de que essa margem se torne cada vez menor.

Ao passo que o mercado digital exclui o gasto com materiais e distribuição, acrescenta a despesa com algumas licenças extras. O mercado físico, por outro lado, permite a comercialização de livros usados a preços muito baixos.

4. O livro físico encoraja a leitura crítica

Como você viu, o livro físico proporciona uma leitura mais focada e profunda do que qualquer material on-line.

Além disso, ao procurar algo em uma obra impressa, você a folheia. Isso permite que você estabeleça contextos e associações com outros assuntos em torno da sua procura.

As pesquisas mostram que esse tipo de leitura torna as pessoas mais reflexivas e críticas.

Aqui, destacamos o trabalho feito por Naomi Baron. A linguista estadunidense é autora do livro chamado, em tradução livre, Palavras na tela: o destino da leitura em um mundo digital.

Segundo ela, as “ferramentas de pesquisa altamente convenientes” do texto digital “nos encorajam a usar livros, em vez de lê-los”.

Isso faz com que as pessoas encontrem somente o que procuram e não a ideia completa que o autor pretende apresentar.

5. O desenvolvimento das funções cognitivas​ é melhor

Menino lendo. Imagem ilustrativa texto livro físico.

No trabalho feito por Naomi Baron também foram analisadas pessoas que tiravam fotos em exposições de arte, em vez de observá-las.

Ela comparou ainda aquelas que usavam o GPS para se localizarem, em vez de memorizar pontos de referência. Em todos os casos, a memória era menos nítida quando se optava pelo digital.

Isso nos leva à substituição de textos físicos. O estudo em questão constatou que os textos digitais exigem um esforço mental menor. Como você pode imaginar, isso prejudica o desenvolvimento cognitivo.

Um argumento utilizado por Naomi Baron é a memória que é ativada pela sensação tátil que o livro físico proporciona.

Caso você tenha consigo as versões física e digital de uma obra, pode fazer alguns testes simples.

Peça a um leitor que se lembre de itens presentes no livro (por exemplo, se algo estava no topo ou no final da página). Facilmente, você chegará à conclusão de que os detalhes são mais facilmente memorizados no livro físico.

6. A leitura é mais confortável e tranquila

Telas muito pequenas necessitam de habilidades motoras finas. Se você clicar em uma área da barra de rolagem acidentalmente, isso irá pular várias páginas de uma vez. Você não imagina o quanto isso é irritante!

Afinal, quando você está lendo, tudo o que quer é um pouco de sossego, correto?

Certamente, você já teve receio de usar um celular, tablet ou outro aparelho eletrônico em local público. Pois saiba que, por mais valioso que seja o seu livro físico, dificilmente ele será alvo de roubo.

Aliás, nenhuma grande corporação rouba os seus dados ou sequer monitora o que você faz on-line enquanto lê um livro físico. Além disso, você nunca terá a leitura impedida por causa de uma atualização de software.

No PC, ainda há o desconforto de não poder sair da posição. Para quem já passa o dia inteiro trabalhando no computador, isso não torna a leitura nada atraente.

7. O livro físico não utiliza energia elétrica

Há pessoas que sequer usam aparelhos próprios, mas sim computadores ou celulares para a leitura de livros e quadrinhos. Nesse caso, a luz que vem da tela acaba cansando ainda mais a vista.

Independentemente de que aparelho eletrônico você usa, todos eles precisam ser recarregados.

Quem tem o costume de ler pelo celular, então, sabe quão rápido a bateria acaba. Ainda mais se você levar em consideração que a luz do sol te obriga a aumentar o brilho da tela para conseguir ler.

Com isso, não é raro ter aquela experiência desconfortável de usar o celular ao mesmo tempo que está carregando, conectado à parede com um fio curto.

Para economizar bateria, muitos aparelhos costumam apagar a tela depois de apenas alguns segundos de inatividade. Você se impressionaria de ver como isso se torna cansativo em pouco tempo.

Por outro lado, você poderá ler o seu livro físico tranquilamente, mesmo se a luz da sua casa acabar. Claro, se estiver de dia.

8. As livrarias proporcionam uma experiência única

A verdade é que, como um todo, a experiência envolvendo o livro físico é insubstituível.

É possível que as livrarias se tornem cada vez mais em um mercado de nicho. Mesmo assim, elas não deixarão de ter uma importância enorme na vida dos amantes de leitura.

Afinal, a sensação de navegar pelo inesperado e se deparar com uma obra com a qual você se identifica é única. Esse tipo de surpresa que só a aleatoriedade proporciona dificilmente ocorrerá no meio digital.

Em lojas virtuais, os livros são apresentados a você de acordo com algoritmos e palavras-chave. Esses são critérios que levam em consideração apenas uma das suas facetas.

Com isso, o mais comum é receber indicações semelhantes àquilo que você já leu ou pesquisou. Em outras palavras, são livros que provavelmente vão acrescentar pouco ao que você já conhece.

9. O livro físico pertence à pessoa que o comprou​

Talvez você seja uma pessoa com estantes cheias de livros que comprou e ganhou ao longo da vida.

Com certeza, há aí aqueles que pegou emprestado e nunca teve a oportunidade de devolver. Tudo bem, afinal, muitos livros que você comprou estão agora em algum lugar desconhecido, sob a posse de outra pessoa.

Agora, imagine se desfazer dessa coleção montada aos poucos e trocar tudo isso por uma placa de plástico. Doloroso, não é mesmo?

Nenhum filho ou neto herdará o seu e-book. Pensando bem, o livro não pertence a você, de fato, mas sim à biblioteca virtual. O que você faz é alugá-lo permanentemente.

Caso você entre na biblioteca por outro dispositivo ou esqueça qual é a sua senha, ficará sem poder acessar o “seu” livro.

10. O produto envolve os sentidos e sentimentos

A sensação tátil proporcionada pelo livro físico está diretamente associada ao prazer da leitura.

Além disso, você pode fazer uma pesquisa com seus conhecidos sobre quais são os melhores cheiros que existem. Te garanto que os amantes de leitura vão incluir aí o famoso “cheiro de livro”.

Obviamente, isso está ligado à memória afetiva dessas pessoas. Entretanto, não é daí que vêm as experiências sensoriais mais marcantes? Pensando nisso, aqui vai mais uma observação: o livro físico é um ótimo presente!

O objeto te permite ainda escrever uma mensagem pessoal na folha de rosto. A propósito, essa mesma página pode ser autografada em um evento com a presença do autor.

Se você reconhece a importância de que nossas crianças e jovens tenham maior contato com o livro físico, fale com a gente. Vamos te ajudar a selecionar os melhores livros para um plano literário em sua escola ou cidade!