Livros de contos reúnem histórias de forma dinâmica. Veja 15 sugestões

Afinal, dá para ler uma história ou crônica de cabo a rabo em poucos minutos. Você pode, inclusive, recorrer a um conto toda vez que se cansar e quiser dar uma pausa na leitura de outra obra maior.

Leia na ordem que quiser! Se você não gostar de um conto logo nas primeiras palavras, pode pular para outro que te chame mais a atenção. É possível encontrar vários temas e tons de escrita dentro de um mesmo título.

Nas obras com vários autores, você tem uma amostra da escrita de cada um. Esse é um bom ponto de partida para procurar obras completas daqueles que mais lhe agradam. A seguir, confira algumas dicas.

Feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo.

1. Para quem gosta de livros de contos e do humor do cartum

Em Feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo, as ilustrações potencializam as perspicácias contidas no texto. O livro conta com uma linguagem bem cuidada, carregada de humor, de nonsense e de sagacidade. Imperdível!

Comédias e tragédias da vida privada de uma criança.

2. Interpretações, experiências e descobertas infantis

Você já parou para pensar como a lógica das crianças é surpreendente? De forma divertida, Comédias e tragédias da vida de uma criança explora o cômico e o humor das experiências diárias vividas pelos pequenos.

Capa do livro Coisa do bicho.

3. Alma do mineiro

Lembranças, seres, paisagens, sonhos, esperanças, fortalezas e fraquezas, sucessos e fracassos cotidianos. Coisa do bicho é um álbum de fotografias com as palavras, onde vemos cenas de Minas e conversas nascidas ao acaso.

Morandubetá.

4. Folclore que está presente na cultura de tribos indígenas

As histórias de Morumdubetá – Fábulas indígenas foram recolhidas junto aos índios de Goiás. Entre elas, A Moranduba do fim do mundo, Como é que se vira bicho, A Moranduba do guará, rei dos animais e A Moranduba de Uka-Uka.

A princesa que não ria.

5. Livros de contos clássicos, com linguagem atual

Os contos de fadas possuem um simbolismo que apela ao inconsciente e fascina as crianças de ontem e de hoje. A coleção Arco da velha apresenta um cuidado com o texto, além do melhor da ilustração brasileira no gênero.

Confira o diálogo harmonioso entre escrita e arte visual em: A princesa que não ria, A história de Guiomar, Cinderela e outros contos de Grimm, Patinho feio e outros contos de Andersen e A bela adormecida e outros contos de Perrault.

As roupas do papai foram embora.

6. Visão infantil sobre as atitudes dos adultos

Crianças, adultos, animais e até brinquedos ganham voz nas histórias de As roupas do papai foram embora. O humor, a emoção e o clima de extrema delicadeza se misturam em cenas do cotidiano e levam o leitor à reflexão.

Contos de Olófi.

7. Explicações para a origem das coisas do mundo

Várias histórias tentam explicar o homem, a mulher, a morte, o vento, o mar… e os sentimentos. Contos de Olófi traz elementos culturais importantes e universais, que vão além da religiosidade, das raças e das ideologias políticas.

Livro Exercícios de amor.

8. Diversas nuances do amor

Um olhar atento sobre esperanças, medos, amizades, solidões, alegrias, inseguranças, escolhas, rejeições, saudades e reencontros. Em Exercícios de amor, o sentimento se revela ou se esconde sob aspectos diferentes.

Capa do livro Metamorfoses.

9. Flip book de suspense e terror

Vivemos em um mundo de símbolos? Ou um mundo de símbolos vive em nós? As respostas podem estar no intrigante folioscópio Metamorfoses. As imagens azuladas, organizadas em sequência, dão a impressão de movimento.

Livro Como se fosse gente

10. Livros de contos que há séculos encantam a todos

Em Como se fosse gente, Alaíde Lisboa de Oliveira usa histórias conhecidas para retratar fatos com lições reflexivas para o dia a dia. Entre as fábulas, estão A águia e a raposa, A raposa e as uvas, A gralha e o pavão e O leão e o rato.

A autora também reescreve histórias antigas em Outras fábulas. No livro, você encontra uma mosca impertinente, um bando de cabras vaidosas, um gavião hipócrita, uma mula sábia e um pardal implicante. Simplesmente encantador!

Capa do livro O acaso abre portas

11. Fragmentos poéticos do dia a dia

Opiniões sobre pessoas e lugares, visão bem-humorada sobre fatos e atitudes, e reflexões sobre o próprio fazer literário. Em O acaso abre portas, delicie-se, se espante e reflita sobre a visão de mundo que você tem ou espera ter.

Capa O homão e o menininho

12. Histórias de filhos e pais

Fatos da vida familiar, lembranças da infância e relacionamento entre pais e filhos. O homão e o menininho – Histórias de filhos e pais aborda tudo isso e atravessa pela crítica social com uma linguagem ágil, moderna e emocionada.

O papagaio de Van Gogh.

13. Um papagaio cheio de mistérios e com alma de poeta

Merelo é um papagaio verde, que herda características inusitadas do cronista. Aos poucos, ele vai amarelando e acaba perdendo a cor. Momentos de leveza, perplexidade e emoção estão no divertido e sagaz O papagaio de Van Gogh.

Capa do livro Um conto por um guaraná.​

14. Histórias independentes que, juntas, revelam outra

Em Um conto por um guaraná, confira: uma girafa que mora em frente a uma livraria, uma baleia que se comunica por enigmas, um príncipe com pulgas, um elefante mestre em xadrez e um cachorro que se chama Gato.

Contos ortográficos.

15. Livros de contos podem falar da reforma ortográfica? Claro!

O empresário Apóstrofo, o Homem Vírgula, o Senhor Circunflexo, um casal de Hífens apaixonados e um Trema meio inconformado. Contos ortográficos é sobre o desafio de viver em meio às mudanças que ocorrem a cada dia.

Os livros de contos são perfeitos para as crianças!

Quase todas as histórias curtas contêm uma moral. Então, são ótimas para levar a reflexões diárias. Dá para ler para a criança uma história inteira por dia, sem dar tempo para que ela ou você cansem.

Isso sem contar que os livros de contos são perfeitos para que a criança tome gosto pela leitura aos poucos. Você acredita no valor de todas as formas de literatura? A Lê também. Continue acompanhando nossas atualizações diárias!