Livros sobre brincar: 15 dicas para se divertir nessa volta às aulas

A verdade é que a literatura pode convidar uma pessoa a fazer praticamente de tudo: imaginar, criar, cozinhar, escrever, passear, buscar uma vida saudável, fazer amizades, aproximar-se de pessoas queridas…

Quando se trata da infância, fase de descoberta do mundo e de abertura às possibilidades, os livros são ainda mais estimulantes. Os ganhos são levados para a vida inteira. Abaixo, confira as sugestões que separamos para você.

1. Brincadeira boa pra cachorro

Dois cachorrinhos adoram jogar bola com sua amiga Tiquinha. Já Sansão não é lá muito amistoso, e quer estragar a diversão de todos. Onde isso vai dar? Só perguntando a Josefina… Conheça essa turma em Teleco e Teco.

Teleco e Teco

2. Na hora do banho

Chico é uma criança feliz que adora brincar. Principalmente, na banheira. Na aventura de Chico e os piratas fedorentos, embarque com ele por mares gelados, onde monstros famintos são capazes de engolir um navio inteiro!

Chico e os piratas fedorentos

3. Em forma de poesia

Lembranças e cenas do dia a dia misturam vivências de ontem e de hoje nos poemas de O besouro e a rosa. Eles chamam nossa atenção sobre a importância das brincadeiras e do faz-de-conta para o universo infantil.

O besouro e a rosa.

4. O que vou ser quando crescer?

Ulisses ainda era bebê e a família já imaginava para ele várias profissões. Acompanhe sua vida em Ulisses sabe escolher, em que ele cresce, torna-se adulto, vira pai e acaba realizado, “brincando” de uma série de profissões.

Livro Ulisses sabe escolher.

5. Casa cheia

A pequenina casa da menina toda tarde se agiganta e ninguém mais se espanta com tanta visita esquisita. Descubra quem vem, divirta-se desdobrando as páginas de Quem quer brincar comigo? e venha também!

Contadora de histórias abrindo o livro Quem quer brincar comigo no parque, com ilustração de vaca. Imagem ilustrativa texto dobras.

6. Mundo do lado de fora

Atualmente, muitas crianças estão acostumadas a viver confinadas em lugares pequenos e fechados. Sai da toca, amigo! as convida a curtir os encantos das brincadeiras ao ar livre para prolongar as delícias de uma infância plena.

Capa do livro Sai da toca, amigo!

7. Magia da simplicidade

Com versos rimados e cadenciados, Varinha de imaginar conta sobre duas crianças criativas. Um simples graveto se torna um objeto mágico, capaz de transformar as coisas e pessoas ao redor no que elas quiserem.

Varinha de imaginar

8. Brincar sem parar

Na hora da brincadeira, a fantasia é mais real do que qualquer necessidade – inclusive a de fazer xixi! Em Enchente, Pedrinho está tão concentrado fazendo sua cidadezinha com blocos de montar, que nem vê o tempo passar.

Capa do livro Enchente

9. Entre pais e filhos

Quando pais e filhos têm uma relação saudável, o cotidiano é sempre cheio de brincadeiras, traquinagens, amizades e invencionices. De filho para pai nos convida a conhecer a história de dois grandes parceiros do dia a dia.

Livro De filho para pai.

10. Brigar ou brincar?

Duas crianças brincam tranquilamente. De repente, o menino tira a boneca do colo da menina, que começa a chorar. Ele percebe a maldade que fez, devolve a boneca e os dois redescobrem o prazer de brincar juntos. Em Nino e Bela.

Capa do livro Nino e Bela.

11. Sucata e criatividade

Um menino cria um personagem feito com jornais velhos, canetinhas coloridas e barbantes. Depois de muitas brincadeiras, o boneco de Capitão Barbante é arremessado para o alto, enterrado na areia e abandonado no quintal.

Capitão Barbante.

12. Boneco de açúcar, farinha e água

Lucinha e Lalá querem um irmãozinho para brincar e fazem um bonequinho com açúcar, farinha e água. Assim que terminam, ele sai correndo até chegar a uma lagoa, onde pula na água. Essa é a aventura de O Bonequinho Doce.

Capa do livro O bonequinho doce.

13. Deliciosamente divertido

Talvez não seja a hora de comer, mas sim de uma brincadeira compriiiiida. Salsicha! rompe com o padrão linear em quadros que despertam a curiosidade. O verso vira uma régua gigante para a criançada usar a criatividade.

Livro Salsicha.

14. Voo e cores das pipas

O texto visual de Voa pipa, voa traz meninos ligados na TV, no vídeo game, no computador. Um deles cultiva brincadeiras antigas como bola e pião. Aos poucos, todos descem as escadas do prédio e se juntam ao fazedor de pipas.

Capa do livro Voa pipa, voa.

15. Um pouquinho de imaginação

A imaginação é o melhor brinquedo que temos. Tudo pode ser brinquedo mostra que dá para brincar com coisas banais: uma meia velha, um pedaço de papel, uma lata, entre outras bugigangas, muitas vezes, consideradas lixo.

Capa do livro Tudo pode ser brinquedo.

E então, quer conhecer algum desses livros sobre brincar?

Bem, espero que as dicas acima tenham ajudado. E olha que, se deixar, essa de lista livros sobre brincar pode ser beeem maior. Quer mais sugestões? Entre em contato e vamos lhe ajudar a encontrar o melhor da literatura infantojuvenil.