O que ler em seguida? Veja 10 dicas para lhe ajudar a decidir

Pense em quantas vezes você deixou de lado um livro que estava na sua fila de leitura há meses para pegar outro que acabou de ouvir falar.

Uma boa leitura pode levar horas, dias e, muitas vezes, mais do que isso. Em meio à correria do dia a dia, é preciso pensar bem antes de decidir qual será a sua próxima companhia, em que universo você vai entrar…

Diariamente, surgem mais e mais opções, dos gêneros e temas que você imaginar. Dá vontade de ler tudo, não é mesmo? Para lhe ajudar a se organizar sobre suas próximas leituras, confira as dicas que separamos.

1. “Não julgue o livro pela capa”

Muitos títulos, bem como algumas ilustrações de capa dão pistas falsas sobre a história. Ler a sinopse pode ajudar. Além do texto de contracapa, as orelhas do livro dão dicas interessantes sobre o que encontrar em suas páginas.

Mão de mulher lendo a contracapa de um livro.

No entanto, lembre-se de que esses textos sempre serão elogiosos às obras. Ou então, dependendo do estilo de quem escreve, “viajam” sobre o conteúdo. Por isso, antes de decidir o que ler, é preciso uma pesquisa mais aprofundada.

2. Dê prioridade aos clássicos

Você está começando a despertar o interesse pela literatura? Se esse é o caso, priorize as ditas leituras “obrigatórias” (ênfase nessas aspas). Estou falando das obras que já passaram pela prova do tempo e hoje são consagradas.

À medida que se aprofunda no mundo da literatura, você vai sentindo do que gosta e o que não faz tanto o seu estilo. Aos poucos, vai dando espaço a obras e autores contemporâneos, menos conhecidos ou “alternativos”.

3. Saiba qual é a editora

Se engana quem pensa que aquela logomarca pequenininha na capa do livro não representa nada. Quem já tem o hábito de leitura entende melhor quais são os critérios que cada editora usa para decidir o que publicar.

Então, pode ser uma boa ideia escolher uma editora que você já confia na qualidade das obras. Além disso, muitas delas têm trabalhos voltados para objetivos e públicos específicos. Descubra se o nicho é do seu interesse.

4. Decida se quer profundidade ou variedade

Você quer se aprofundar nas obras de um autor, gênero, tema ou movimento literário? Virar uma espécie de “especialista”? Tome o cuidado de não se prender aos seus gostos, apenas àquilo que você já se sente confortável lendo.

mulher com livro na mesa, pensando. Imagem ilustrativa texto o que ler.

Afinal de contas, a literatura é cheia de possibilidades, e é sempre bom conhecer novos estilos. Desafiar-se é algo estimulante e, por isso, procure variar. Essa é a melhor forma de adquirir repertório e ampliar os horizontes.

5. Converse com os amigos

Nossos amigos são pessoas que nos conhecem como ninguém, não é mesmo? Muitas vezes, mais do que a nossa própria família. E muitas amizades são baseadas em afinidades musicais, times de futebol, gosto por filmes…

Pois a literatura também tem o poder de aproximar as pessoas. Será que não é esse o seu caso? Se perceber que sim, seus amigos podem ser ótimos para conversar a respeito de livros, autores e, consequentemente, trocar indicações.

6. Leia as primeiras páginas

De modo geral, as 50 primeiras páginas de uma história já dizem se vai valer a pena conhecer o que acontece depois. Na verdade, há livros que prendem o interesse do leitor logo no inicinho. A partir da primeira página, mesmo.

Também na primeira página já dá para ter uma noção sobre o estilo de escrita e da narrativa. Por isso, se estiver com vários títulos disputando a sua atenção no momento, você pode selecionar três e ler a primeira página de cada um.

7. Pesquise sobre as influências do autor

As experiências de vida do autor influem muito naquilo que escreve. Da mesma forma, as pessoas que fazem parte da sua vida e inspiram personagens. Também conta a situação ou contexto histórico em que uma obra é escrita.

Mão de mulher pesquisando em notebook. Na tela, um homem com um livro no rosto. Ao lado, uma caneca de capuccino.. Imagem ilustrativa texto o que ler.

Mergulhar no universo de uma história sem saber nada de antemão é uma experiência interessante? Com certeza! No entanto, para ter mais segurança antes de investir o seu tempo em uma leitura, uma pesquisa é importante.

8. Procure espaços on-line dedicados à literatura

Quer saber o que outras pessoas acharam de um livro? Os blogs e canais no YouTube que fazem resenhas costumam ser feitos por amantes de literatura. Ou seja, pessoas que já leram muito antes de começar a criar conteúdo.

Claro, ter repertório amplo valida a opinião. Até mesmo especialistas em Literatura têm seus espaços on-line. Também dá para ter embasamento nos comentários de pessoas anônimas em sites como o Skoob e o Goodreads.

9. Recorra a rankings e listas temáticas

Alguns sites indicam livros de acordo com algoritmos. Um bom exemplo é o What should I read next. Nele, basta digitar um título, nome de autor, ou ainda, o histórico das suas últimas leituras para receber indicações relacionadas.

Também há sites especializados em listas temáticas de todo tipo. Na área de pesquisa, digite “livros sobre….” e tenha acesso ao ranking de votação. Os comentários dos leitores sobre cada obra listada ajudam ainda mais.

10. Descubra a razão por trás de uma recomendação

Você já viu que dá para pegar indicações de tudo quanto é lugar e que sempre vai encontrar alguém com o gosto parecido com o seu. Claro, ninguém é dono da verdade, mas dá para tomar essas opiniões como sugestão.

Antes, procure saber quais motivos levaram uma pessoa a indicar determinado livro. Se for uma indicação feita por um algoritmo, então, nem se fala! Cada pessoa é única, e o que é atrativo para a maioria pode não ser para você.

Para quem ainda está na dúvida sobre o que ler…

YouTube @GrupoLe

Como você decide o que ler em seguida? Bem, aqui vai uma sugestão extra: no YouTube, assista aos nossos book trailers, lives e entrevistas com autores, educadores e outras pessoas comprometidas com a literatura de qualidade.