Receita de bonequinho doce, fica igual ao do livro!

Capa do livro O bonequinho doce.

Você sabia que o livro O Bonequinho Doce fez 85 anos em 2023? E se tem uma coisa tão gostosa quanto ler é brincar de cozinhar. Então, que tal fazermos uma receita de bonequinho doce com as crianças?

Estamos falando de uma história presente na alfabetização de pessoas de várias gerações. Por isso, são muitos os que guardam boas lembranças da infância com o livro.

Ainda assim, ele pode fazer parte de mais do que o aprendizado da leitura. Ele pode servir de ponto de partida para trabalhar temas como alimentação, higiene, trabalho em grupo…

Até mesmo as turmas que estão aprendendo sobre gêneros textuais, como a receita culinária, podem analisar: características do texto instrucional, sua finalidade, a estrutura, o vocabulário utilizado e a clareza da mensagem.

Relembre a história

Lucinha e Lalá querem um irmãozinho para brincar. Elas resolvem fazê-lo com farinha, água e açúcar e dão a ele o nome de “Bonequinho Doce”. No entanto, assim que elas terminam, ele sai correndo até chegar a uma lagoa.

Lá, um patinho o chama para cair na água. Então, o Bonequinho Doce pula na lagoa e acaba se desmanchando. As meninas se entristecem, mas logo voltam para casa, fazem outro boneco e tomam cuidado para que este não fuja.

A autora Alaíde Lisboa de Oliveira disse ter ouvido essa história quando ainda era bem pequenininha. Ela a achou tão bonita que contou à mãe que, quando crescesse, ia escrevê-la para que todas as crianças lessem.

Durante a leitura, as crianças criam expectativa sobre onde o Bonequinho Doce vai passar e imaginam o que vai acontecer com ele. As frases curtas e diretas facilitam a memorização e a repetição.

Meninas fazendo receita de bonequinho doce. O Bonequinho Doce, página 10.

Depois de ouvirem a história, provavelmente, os pequenos ficarão com vontade de fazer a própria receita de bonequinho doce. O resultado trará orgulho e, pode ter certeza, será mais gostoso comer algo que elas mesmas fizeram.

Agora, vamos fazer a nossa receita de bonequinho doce?

Há várias receitas possíveis, comestíveis e não comestíveis. A que selecionamos para você fica bem parecida com o boneco das ilustrações do livro. O preparo é fácil e não usa fogão. Veja o que você vai precisar:

  • Leite em pó
  • Açúcar refinado
  • Leite de coco
  • Corantes alimentícios amarelo, vermelho e azul

Dá para bater o açúcar cristal no liquidificador, se não tiver do refinado em casa. Em uma vasilha, você vai misturar o açúcar e o leite em pó em porções iguais. Vá acrescentando o leite de coco aos poucos.

Continue misturando, até que a massa fique lisinha e comece a soltar da vasilha. Divida a massa em quatro bolinhas, sendo que uma delas não usará corante. Cada uma das outras três será misturada a um corante diferente.

Molde a cabeça, os braços, as pernas, os olhos, o chapéu, as luvas, os sapatos e o casaco do boneco. Depois, é só montar as partes e esperar secar. Confira o vídeo abaixo.

Gostou dessa receita de bonequinho doce?

Antes de nos despedirmos, sabe quem também fez 85 anos? A “irmãzinha” do nosso personagem, a Bonequinha Preta. Ela foi criada por Alaíde alguns meses depois e se tornou outro clássico da literatura infantil.

Ícones redes sociais

Divirta-se com as crianças lendo e fazendo a sua receita de bonequinho doce. Aproveite e veja os conteúdos especiais que preparamos para cada um dos nossos canais on-line.