LELIS ILUSTRADOR AQUALELIS

Lelis

Ilustrador

Nasci em Montes Claros, no sertão de Minas Gerais. Quando criança, adorava desenhar caubóis e jogadores de futebol, e vivia montado em cavalos nas roças. Aos 17 anos, comecei a trabalhar em jornais da minha cidade. Primeiro, como auxiliar de repórter policial e depois como chargista e ilustrador. Em 1992, mudei-me para Belo Horizonte, a fim de trabalhar no jornal Estado de Minas. Depois de cinco anos me transferi para o jornal Folha de São Paulo, onde fiquei por seis anos. Em 2006, o jornal Estado de Minas convidou-me para voltar a ilustrar suas páginas, e ali permaneço até hoje.

Entre um jornal e outro, ganhei os principais prêmios nos maiores salões de humor do Brasil, ilustrei muitos livros infantis e juvenis e escrevi dois: Saíno a Percurá e Cidades do Ouro. Para a França, já fiz dois álbuns de histórias em quadrinhos: Last Bullets e Gueules Noires, ambos para a editora Casterman. Para o Canadá fiz Anthology Project, também um álbum de histórias em quadrinhos com autores canadenses, franceses e norte-americanos. Adaptei para os quadrinhos Clara dos Anjos, do escritor carioca Lima Barreto.

Em 2002, fui convidado pelo governo francês para participar do Festival de Quadrinhos de Angoulême, na França, e em 2013 fui um dos 70 autores brasileiros convidados para a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. Em 2014, fui indicado ao prêmio Jabuti como melhor ilustrador, pelo livro Histórias de Bichos, de Liev Tolstói, publicado pela SM.

 

Livros:

Fronteiras

Hortência das tranças

Reconexão

O gato e o diabo

A cidade dos corações de corda

O trompetista na tempestade

Aquilo que não se vê