Neusa Sorrenti

Neusa Sorrenti

Autora

Nasci em Itaguara, interior de Minas, num friorento 29 de maio. Sou neta de italianos, filha de Antônio Sorrenti e de Cecília MIchetti. Passei minha infância brincando de circo, teatro e cantorias. Brincava também de escrever poemas em pedaços de papel e até em paredes e muros, levando advertências memoráveis.

Aos quatorze anos vim fazer o Curso Normal em Belo Horizonte. Para acalmar a saudade de meus pais refugiava-me na leitura.Gostava de ler poesia e contos.A poesia sempre me fascinou. Voltei a Itaguara, trabalhei como professora na escola Estadual “Coronel Frazão” por 4 anos. Depois retornei a Beagá para trabalhar e continuar os estudos. Fiz Letras e Ciência da Informação e trabalhei por mais de 20 anos como professora do Ensino Fundamental e como bibliotecária. Fiz pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil e mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa (Literatura Africana, Brasileira e Portuguesa). Lecionei na PUC Minas e na pós-graduação da UNIPAC Betim.

Já publiquei cerca de 40 livros para crianças e jovens, dentre eles: O encantador de pirilampos (Prêmio 30 anos da FNLIJ e Altamente Recomendável) O menino Leo e o poeta Noel (obra adaptada para teatro por Mamélia Dorneles e Jota D’Angelo); Chorinho de riacho e outros poemas para cantar; Pintando poesia; Carta de um menino para a pior avó do mundo; Borboletas na chuva; Um casório na Lua e o livro teórico: A poesia vai à escola.

Trabalhei por 15 anos como leitora crítica de originais. O livro continua presente em minha vida, me fazendo refletir sobre a vida e as pessoas. E isso leva tempo, porque é um aprendizado diário… sem conclusão de curso. Atualmente participo de Feiras e Salões do Livro e trabalho com oficinas literárias em instituições de ensino. E reaprendo a tecer e a bordar histórias com meus netos Enrico e Lorenzo.

 

Livros:

1, 2, 3: cada um tem sua vez

O encantador de pirilampos

Você vai ver quando seu pai chegar

Pardal na cozinha

Sabiá consolador

Marcado para bater

Um casório na lua