Tino Freitas faz a mistura perfeita entre a sensibilidade e o lúdico

Tino Freitas.

Tino Freitas realiza um trabalho lindo para despertar nas crianças o prazer de ler. Além de escrever obras infantis, ele é contador de histórias, mediador de leituras, músico, produtor cultural e jornalista.

Mesmo atuando em tantas frentes, ele sente que sua voz é ainda mais audível quando está impressa, no livro. Aliás, o autor tem os livros que escreve como filhotes, que fazem seu coração bater mais forte e ele ama incondicionalmente.

Ele acredita que a voz do livro pode soar no peito dos leitores por muito tempo. Assim como é o caso de muitos brasileiros da sua geração, suas lembranças mais antigas de descoberta das palavras estão nos gibis de Maurício de Sousa.

Desde que descobriu a literatura, guardou as histórias na memória, o que o ajudou a fazer novos amigos e a pensar em novas narrativas. O autor ainda revela: “Adoro mergulhar num sebo em busca de novos livros velhos.”

Saiba um pouco sobre a obra de Tino Freitas

Às vezes, seus livros usam o humor e a brincadeira para fazer críticas sensíveis. Outras, são experimentos que transformam o objeto livro em elemento condutor da narrativa. Confira algumas obras sensacionais abaixo.

Brasília de A a Z.

Brasília de A a Z

De forma cativante, Tino Freitas mistura ficção, memória, realidade e informação. Guiados por um taxista, pai e filho descobrem a Capital Federal. Nos rodapés das páginas, há explicações sobre as ideias propostas no texto.

Capa do livro Demais.

Demais

Esse livro para a primeira infância é uma introdução a conceitos básicos da vida, como em cima, embaixo, longe, perto, dentro, fora, diferente e igual. Para isso, retrata mães e filhotes que se amam, em várias espécies do reino animal.

Capa do livro Leila.

Leila

Aqui, Tino Freitas alerta para o poder da voz. Uma baleia é assediada por um polvo. Calada e petrificada, o terror toma conta de seu ser. Com isso, ela desiste de nadar, mas ajudada pelos amigos, dá fim às ameaças do agressor.

O menino que falava pouco.

O menino que falava pouco

Às vezes, as palavras não são fáceis de dizer. Um menino sempre arranja um modo de descobrir encantos nas cores, na natureza e na companhia do pai. Um dia, enche o peito e grita a frase mais bonita, que o pai jamais esquecerá.

Capa do livro Primeira palavra.

Primeira palavra

Uma menina sempre pede dinheiro na esquina de um sebo. Ela não sabe ler, mas viaja nas imagens dos livros da seção infantil. Um, em especial, a faz fantasiar o cotidiano com as mágicas desastradas de uma bruxa e um gato.

Quem quer brincar comigo?

Quem quer brincar comigo?

Uma menina mora em uma casa que é pequena, mas cresce a cada visita que chega. O livro é cheio de rimas, surpresas e ilustrações que saltam aos olhos em um formato único. A cada desdobra, descubra quem vem para brincar.

Quando o bebê diz "mã mã".

Quando o bebê diz “mã mã”

O lançamento mais recente do autor traz uma série de perguntas sobre os significados das primeiras palavras, que tanto encantam os mais velhos. Abaixo, confira a entrevista que fizemos com o Tino Freitas sobre o livro.

Conheça Tino Freitas e outros ótimos autores

Alguns dos livros acima foram premiados e selecionados para integrar listas e programas de destaque: Prêmio Jabuti, Catálogo de Bolonha, Cátedra Unesco de Leitura, Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e revista Crescer.

É com orgulho que a Lê tem no catálogo obras de autores como Tino Freitas e outros que trazem sensibilidade, mas sem esquecer da brincadeira. Entre em contato e, juntos, vamos escolher os melhores para o que você procura.