Inicie a etapa dois, retomando a atividade da etapa um. Solicite que os alunos apresentem suas hipóteses ou histórias de origem do objeto de investigação. É importante que partilhem suas produções. Assim, serão estimuladas as habilidades de oralidade e escuta empática, práticas hoje escolarizadas e previstas na Base Nacional Comum Curricular. Após a partilha na roda, organize um registro das hipóteses mais comuns no grupo para averiguar semelhanças com o enredo do curta metragem APE.
O curta metragem APE, de 2015, produzido pela dupla Eu Estava Assim, de Anita Yann, é uma animação em stop motion que se propõe a mostrar a evolução dos seres humanos a partir de um ancestral arborícola. É importante destacar junto aos alunos que, como qualquer produção artística, o vídeo não pode ser compreendido de forma literal, mas sim como uma leitura de determinado evento.
Acreditamos, porém, que ele contribuirá com o auxílio de outros materiais teóricos para que a turma reflita sobre a evolução como resultado da combinação de transformações biológicas, físicas e culturais. Para assistirem ao Tape Oriente, os alunos observem e registrem no caderno respostas para duas questões. Um As hipóteses levantadas pela turma coincidiram com a história da animação. E dois. Qual a relação entre as ferramentas e a evolução humana?
Peça que os alunos apresentem suas observações e oriente uma discussão com perguntas motivadoras. Lá no material escrito, sugerimos algumas, mas é importante que você avalia a pertinência ou não de cada uma delas e que também elabore outras. Afinal, só você conhece sua turma. Para ampliar a discussão, um segundo vídeo, dessa vez do canal Biologia, do biólogo Átila Marino.
O vídeo se chama Evolução Humana. Trata se de um vídeo muito interessante para apresentar uma abordagem sobre a relação entre a evolução humana e o desenvolvimento da técnica de fabricação de ferramentas. A discussão sobre o uso das ferramentas começa no momento 05h30, mas todo o vídeo é de grande qualidade. Então, apresente uma questão para ser respondida a partir dos vídeos.
Como as ferramentas contribuirão para a evolução humana? As respostas devem ser dadas por meio de um desenho no estilo de pintura rupestre. A professora ou professora de artes pode contribuir abordando com a turma o processo de fabricação de tintas com elementos naturais. Lá no nosso material escrito, damos uma sugestão de tinta, mas vocês podem escolher outras.
Através destas discursões é possível levar a criança a compreender novas visões sobre os temas a serem abordado.