Campo artístico-literário em 12 habilidades da BNCC

Assim, o documento fala da importância de as crianças, os adolescentes e os jovens terem contato com todo tipo de manifestações culturais desde cedo.

Isso contribui para o cumprimento da principal função da literatura e das artes de modo geral, que é a formação de leitores fruidores. Ou seja, pessoas que reconhecem, valorizam e apreciam os vários tipos de arte.

Consequentemente, os indivíduos tornam-se capazes de desvendar as múltiplas camadas de sentido que os textos têm. Além disso, conhecem mais a fundo a diversidade humana, exercitam a empatia e o diálogo.

Como o campo artístico-literário pode fazer parte do ensino?

A BNCC indica as aprendizagens que são essenciais para a formação dos estudantes. O objetivo é que eles estejam preparados não só para o mundo do trabalho, mas também o exercício pleno da cidadania.

Em outras palavras, é o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que precisam ser desenvolvidos. Com base neles, as escolas do Brasil inteiro elaboram seus currículos.

Nesse sentido, a orientação é a promoção da leitura, da escuta e da produção de várias formas de textos, além da análise dessas produções.

Nós já falamos aqui sobre as práticas de linguagem e os 10 grupos de competências gerais da BNCC. Agora, confira algumas habilidades específicas que podem ser desenvolvidas dentro do campo artístico-literário.

EF89LP32

Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.

Criança e adulto apontando ilustrações em um livro. Imagem ilustrativa texto campo artístico-literário.

EF69LP44

Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

EF69LP48

Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico-espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

EF69LP49

Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.

EF69LP50

Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.

EF69LP51

Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

Teatro infantil, com crianças vestindo como personagens. Imagem ilustrativa texto campo artístico-literário.

EF69LP52

Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação.

EF69LP54

Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

EF69LP55

Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

EF89LP32

Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.

EF89LP34

Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.

EF89LP37

Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

Para mais conteúdos envolvendo o campo artístico-literário

YouTube @GrupoLe

O canal do Grupo Lê no YouTube é dedicado a todos que buscam o melhor sobre o campo artístico-literário, educação e universo infantojuvenil. Clique acima e assista a nossas entrevistas, bate-papos e cursos de formação!