Livros sobre tipos de família: 25 histórias para ler com quem você ama

Estar perto das pessoas que a gente mais ama é a melhor coisa do mundo: irmãos, pais, filhos, avós, netos, maridos, esposas… Mas será que também dá para considerar duas pessoas como uma família? Claro que sim!

A seguir, confira alguns livros que são perfeitos não apenas para que crianças e jovens conheçam. São histórias emocionantes e, por isso, adultos, idosos, todos podem ler juntos neste 15 de maio, Dia Internacional da Família.

1. História clássica de união entre irmãos

Um lenhador, pai de duas crianças, não tem dinheiro para comida e se casa para que a madrasta o ajude a seguir em frente. No clássico conto infantil João e Maria, a união entre dois irmãos são tudo o que têm para se salvarem.

João e Maria

2. Irmão que precisa de atenção especial

Quando a narradora de Um gigante tão pequeno tinha oito anos, seu irmão estava com vinte. A mãe vivia andando atrás dele pela casa, e a menina andava atrás da mãe, mas queria que andasse um pouco atrás dela também.

Um gigante tão pequeno

3. Filha que vira mãe e vice-versa

Diálogos entre mãe e filha que intercalam presente e passado. Aos poucos, Zaime – Retratos de amor nosconta a história de uma mãe que adota uma criança ainda bebê. Anos depois, tem Alzheimer e a filha, já adulta, a “adota”.

Zaime

4. Ancestralidade transmitida pela oralidade

Uma avó costuma reunir os netos na varanda de casa para transmitir a eles a magia e os traços da cultura africana. É assim que O jardim de pipocas torna contemporâneas as lendas e os mistérios da ancestralidade afrodescendente.

O jardim de pipocas.

5. Menina próxima de sua bisavó

Mimi anda doente e pede à bisneta que prometa ser sempre feliz. As duas têm uma ligação de puro amor. Descubra o que acontece quando a menina coloca cada um dos chapéus da bisa na cabeça em A coleção de chapéus fantásticos.

A coleção de chapéus fantásticos.

6. Tarefas da casa para fazer junto

Um menino adora ajudar a mãe em seus afazeres. Ela o leva até o varal e vai cantando, segurando sua mão. Os dois leem livros enquanto esperam a roupa secar. Prendedores é uma história de acolhimento e respeito à individualidade.

Capa Prendedores Editora Abacatte

7. Diferença entre as casas de cada avó

Em Vó é sempre vó, Vinícius não quer ir para a casa da vovó Carminha, mas sim da vovó Maria. Ele ama as duas e tem seus motivos. Elas o compreendem, assim como seu pai – uma criança grande que, às vezes, também chora.

Capa do livro Vó é sempre vó.

8. Pessoas ao nosso redor

Uma menina pergunta o que ela representa para as pessoas que encontra. Cada um diz uma coisa: a caçula predileta da mamãe, a princesa da vovó, a irmã chata… O que eu sou pra você? sugere ao leitor que faça o mesmo.

O que eu sou pra você?

9. Pai e filho que não conhecem o avô

Em Meu pai, minha rocha, pai e filho nunca viram o avô. A criança imagina o que diria se os eles pudessem se encontrar para contarem suas histórias. Ele descreve o pai como uma pessoa fantástica. Pena que o avô não o conheceu.

Capa Meu pai, minha rocha.

10. Amizade e companheirismo fora de casa

Na correria da vida social intensa, muitos são esquecidos. Em Amigos para sempre, conheça um menino rico que se sente solitário. Ele foge de casa e só encontra companheirismo e amizade em um velho e sábio pescador.

Capa do livro Amigos para sempre.

11. Irmãzinha que chega

Em Meninas, bah!, um menino conta sobre a chegada da irmãzinha e sua dificuldade em reconhecê-la como amiga e companheira. Com o tempo, o gelo se quebra e ele entende que a diferença entre os sexos não impede o amor.

Capa do livro Meninas, bah!

12. Férias na casa da avó

Em Rita tem medo, acompanhe uma menina que vai para o interior para passar uns tempos com a avó. Lá, tenta fazer o relógio de pêndulo funcionar e acaba descobrindo que nem sempre as engrenagens são fáceis de ser entendidas.

Rita tem medo

13. Temporada na casa do pai

Manu passa uma temporada na casa do pai, onde conhece o mundo do grafite. O mergulho na arte e o distanciamento do melhor amigo de onde morava com a mãe a fazem descobrir mais sobre si mesma. Conheça Manoo Tattoo.

Manoo Tattoo.

14. Viagem para conhecer melhor o outro

Mãe e filho viajam para a casa da avó paterna, que está doente. A partir daí, Com o pé na estrada traz uma série de lembranças da época em que os pais moravam juntos. Na volta, os dois têm a certeza de que se conheceram mais.

Capa do livro Com o pé na estrada.

15. Convivência com o Alzheimer

Uma avó com Alzheimer, um neto de dez anos, uma empregada e seu bebê. Tão longe… tão perto é uma história que fala de distâncias, de fim e de começo. Um encontro mágico entre uma vida que vai e outra que fica.

Capa do livro Tão longe... tão perto.

16. Conversa por pensamento com a avó

Em Há um sol na solidão de Eduarda, uma menina se sente triste no dia do aniversário. Seu pensamento viaja em comparações entre infância e velhice. A figura da avó povoa sua mente e a conversa a leva a redescobrir a alegria.

Capa do livro Há um sol na solidão de Eduarda.

17. Pai que não percebe que filho cresceu

Um pai sempre adivinha o que o filho está pensando. Com o tempo, ele vai se tornando ausente e o menino vai ficando triste. Eventualmente, o adulto de O pai que lia pensamentos redescobre a importância do diálogo e da convivência.

Livro O pai que lia pensamentos

18. Mãe que assume o trabalho do pai

Em Metade pai metade mundo, entramos na história de uma família que sai da roça e vai para o Rio de Janeiro. Com a paralisia do pai, a mãe assume o trabalho na portaria do prédio onde vivem, e acumula mais responsabilidades.

Capa do livro Metade pai metade mundo.

19. Reprodução de comportamento

Todas as crianças têm direito de ser e gostar do que quiserem. Assim, elas não crescerão reproduzindo atitudes e pensamentos negativos da infância. É isso que, com sensibilidade e delicadeza, O menino e a flor vem nos lembrar.

Livro O menino e a flor

20. Brincadeira entre pai e filho

Em A casa, acompanhe o diálogo entre pai e filho, em que brincam com palavras, na forma de desenhos, e inventam histórias. Os dois descobrem que cada pessoa tem seu jeito de contar, inventar e viver a sua própria história.

A casa

21. Reencontro com o amor eterno

A partir do ponto de vista da criança, Um casório na Lua mostra o cotidiano de uma família que convive com o Alzheimer. A mãe e a cuidadora, preocupadas e atentas, veem que a avó precisa construir uma nova união feliz com o avô.

Um casório na Lua.

22. Irmãos que vivem uma vida dividida

O que acontece no coração dos irmãos quando a família se divide? Pai para um lado, mãe para o outro. Como amarrar duas casas e dois amores? Em forma de poesia, Duas casas fala das mudanças que essa nova vida traz.

Duas casas

23. Conflito entre um adolescente e sua mãe

Em Tô ligado!, um adolescente sai de casa e, em sua fuga, encontra pessoas que o fazem enxergar o mundo de forma diferente. Ele volta, mas o reencontro com a mãe traz novos conflitos. Anos depois, a mãe morre e ele se torna pai.

Capa do livro Tô ligado!

24. Desaparecimento misterioso

Um velho casal vive uma vida pacata, até que a esposa desaparece depois de um acidente. Uma inspetora inicia as buscas, mas é seu filho quem acaba mergulhando nas investigações. Desvende esse mistério em Passageira 45.

Capa do livro passageira 45

25. Brigas e brincadeiras entre irmãos

Um casal de irmãos briga com a mesma frequência que se diverte. Eles têm formas únicas de ver o mundo, mas um não vive sem o outro. Acompanhe suas brincadeiras e diferenças nos quadrinhos da coleção Mendelévio e Telúria.

Livro Histórias tão pequenas de nós dois.

Para outros livros sobre tipos de família…

Catálogo Literário 2024

Bem, essa foi apenas uma seleção dos vários livros que temos sobre os tipos de família. Clique na imagem ao lado e conheça o catálogo do Grupo Editorial Lê, repleto de títulos que trazem temas essenciais para nossas vidas.