‘O que nos faz humanos’ é um livro que valoriza a língua

Você sabia que hoje, 21 de fevereiro, celebramos o Dia Internacional da Língua Materna? A data é oportuna para o lançamento de uma obra especial: O que nos faz humanos.

O livro, escrito por Victor D.O. Santos e ilustrado por Anna Forlati, vem com um objetivo nobre: contribuir para que as línguas e as culturas sejam respeitadas e valorizadas, bem como os povos por trás delas.

No texto, há um enigma, e as dicas para solucioná-lo aparecem na forma de metáforas, informações e ilustrações. A revelação só ocorre na última página. Confira o booktrailer.

Por que é importante preservar a língua?

Segundo Nelson Mandela: “Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.”

O registro da língua por meio da escrita é uma das melhores formas de preservar o passado e garantir o futuro.

No entanto, a realidade é que, das mais de 7 mil línguas que vivem hoje, pelo menos, metade deve desaparecer até o ano 2100. Um dos principais motivos para isso é justamente a falta de sistemas de escrita para elas.

O autor Victor D.O. Santos vê a língua como o principal elemento da identidade de uma sociedade. “Ela representa todo o conhecimento cultural, geográfico, científico, humanitário das pessoas que fazem parte daquele grupo”, diz.

Sobre a extinção das línguas, ele faz uma comparação com as espécies animais: “A humanidade perde todo aquele conhecimento que está embutido. Aquela cultura vai se acabando e a humanidade fica menos colorida.”

A propósito, parte dos direitos autorais das vendas de O que nos faz humanos será doada para instituições de preservação e revitalização das línguas no Brasil e no mundo.

Antes mesmo do lançamento, a obra foi selecionada para ser exposta na Feira do Livro Infantil de Bolonha 2023. O evento é o maior do mundo no segmento da literatura infantojuvenil.

Quem são os autores de O que nos faz humanos?

Victor D.O. Santos já estudou dez línguas. Desde que era pequeno, já gostava de aprender sobre elas para, assim, conhecer outras culturas.

Formou-se em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fez mestrado na Alemanha e na Holanda, e doutorado nos Estados Unidos, onde trabalha e vive até hoje.

O autor é casado com uma ucraniana e seus filhos nasceram nos EUA. Confira no vídeo abaixo a entrevista em que ele fala sobre a carreira e as particularidades de uma família multilíngue e multicultural.

Anna Forlati é italiana e professora na Escola de Ilustração Ars in Fabula. A artista também sempre foi fascinada pelas línguas, tendo estudado grego clássico, latim e, no momento, está aprendendo árabe.

Ela também ilustrou Meu pai, minha rocha, outra parceria com Victor publicada no Brasil pela Abacatte Editorial.

Live no Instagram com base em O que nos faz humanos

O que nos faz humanos.

No dia 28 de fevereiro de 2023 ocorreu um bate-papo entre Victor D.O. Santos, autor de O que nos faz humanos, e a professora Fabíola Farias. Clique no botão acima e confira a gravação da live.