O termo “spoiler” vem do inglês e, traduzindo, significa algo como “estragador”. No caso, a referência é a um “estraga prazeres”, aquele que impede que você tenha uma experiência plena em relação a uma obra.
Há algum tempo, as pessoas pareciam não se importar tanto com isso. Quem não se lembra daquelas publicações que contavam, semanas antes, tudo o que ia acontecer nas novelas? E olha que essas revistas eram bem vendidas!
Hoje em dia, por outro lado, tem gente que leva o assunto a sério e chega a brigar feio por causa dele. O mais comum é ver essa palavra quando alguém está falando de um filme, o final de um game ou maratonando uma série.
Tem também o spoiler na literatura. Abaixo, separamos alguns toques para que você leve em consideração ao recomendar um livro para um amigo ou decidir o que vai ler em seguida.
1. Surpresa total
Você acredita que tem muita gente que gosta de se aventurar e mergulhar em leituras com pouca ou nenhuma informação sobre os livros? Algumas pessoas odeiam tanto o spoiler que evitam até mesmo as sinopses.
Então, como elas escolhem o que vão ler? Em alguns casos, há aquela confiança na competência do escritor. Claro, para isso, é preciso que o trabalho do autor já tenha a qualidade reconhecida.
Tem também aqueles que se atraem por um título ou pela ilustração da capa. Além de isso ser arriscado, é bem possível que só lá no meio da leitura a pessoa perceba que o livro não tem nada a ver com o que imaginava.
2. “Você tem que ler esse livro!”
Tem gente que quer tanto que a outra pessoa conheça um livro que acaba se empolgando ao tentar convencê-la. Com isso, um plot twist, por exemplo, perde boa parte do efeito que teria se pegasse o leitor de surpresa.
Sem ter com o que instigar a curiosidade, muitos ficam sem vontade de sequer começar a leitura. Assim, deixam passar aquela experiência que poderia ser inesquecível. É o contrário do que se pretendia inicialmente, não é mesmo?
Então, aqui vai uma dica para quem quer indicar um livro, uma série, um filme: pergunte antes se a pessoa se importa com spoilers. Com isso em mente, veja até que ponto você pode revelar ou conter a sua empolgação.
3. YouTube, Instagram e blogs
O trabalho de quem faz resenhas também precisa ser valorizado, seja um especialista ou um simples amante da literatura. Com poucas informações, muitos seguidores apenas confiam no bom gosto de quem fez a indicação.
Falar dos pontos positivos e negativos de uma obra, para convidar ou desencorajar a leitura, é desafiador. Mesmo que considere ruim, é importante deixar que o leitor decida se quer ou não investir seu tempo e dinheiro nela.
Aqui mesmo no site, a gente sempre toma o cuidado de não entregar muito das histórias em nossos livros. Muitas vezes, até deixamos de mostrar ilustrações lindíssimas se elas estiverem nas últimas páginas.
4. Spoiler que se esconde em um comentário inocente
Produtores de conteúdo que fazem reviews ou criam listas temáticas costumam ser bem cuidadosos com seu público. Ou então, colocam um “ALERTA DE SPOILER” bem grande, para não pegarem ninguém desprevenido.
Ainda assim, quem costuma decidir o que ler com base em avaliações e listas precisa se precaver. Nos fóruns e nas seções de comentários, são muitos falando abertamente dos aspectos que mais os marcaram nas histórias.
A verdade é que, quase sempre, eles não fazem isso por mal. Normalmente, eles partem do pressuposto que você já conhece a obra em questão e está ali justamente para discutir sobre ela.
5. Clássico da literatura
Tem livro estrangeiro que leva um tempinho até que saia a versão em português. No entanto, sempre há aqueles mais afoitos que leem ainda em inglês ou até mesmo recorrem a traduções não oficiais.
Uma coisa é falar um “ow!” com alguém que dá spoiler sobre um livro recente ou pouco conhecido. Agora, não dá para brigar por causa de um clássico. Afinal, estamos falando de uma história que já é conhecida por muita gente.
Passados anos, décadas, séculos, fica difícil se surpreender com segredos e reviravoltas. É normal, inclusive, que as edições modernas tenham prefácios compridos, contando boa parte do que você encontrará nas páginas seguintes.
6. Adaptação para o cinema
Muitas produções cinematográficas são baseadas em livros e até em sagas literárias. Aliás, isso tem feito cada vez mais sucesso. Já aconteceu de você gostar tanto do que viu na tela que quis conhecer a obra original?
Nesse caso, você já conhece a trama, mas quer entender melhor os detalhes que não couberam nas duas horas de filme. Em adaptações, passagens inteiras e, às vezes, até personagens importantes são retirados.
Alguns diretores tomam liberdades artísticas e trazem elementos que não estavam nos livros. A verdade é que algumas camadas, significados e emoções funcionam nas páginas, mas não nas telas. E vice-versa.
7. Spoiler do bem
Como assim “spoiler do bem”? Acompanhe o meu raciocínio: são muitas as narrativas que começam bem devagar. Descrições detalhadas servem para a total imersão do leitor naquele universo e prepará-lo para o que está por vir.
Com isso, algumas pessoas acabam abandonando a leitura antes que ela comece a ficar verdadeiramente épica. Assim, saber que a narrativa fica mais empolgante depois é algo que ajuda a exercitar a paciência.
Também pode dar ainda mais vontade de ler. Afinal, sabe-se o que acontece, mas não como nem o que levou a tal destino. O leitor se prepara desde o início e vai buscando pistas para uma compreensão mais ampla sobre o ocorrido.
8. Spoiler que o próprio leitor busca
O “autospoiler” pode acontecer durante a leitura do próprio livro. Estou falando daqueles leitores que não se aguentam de curiosidade e ficam sempre espiando nas páginas posteriores o que vai acontecer na história.
É como diz o ditado: quem procura, acha! Quando se trata de sagas, alguns fãs ficam pela Internet buscando descobrir o que acontece com seus personagens favoritos. Quase sempre, descobrem e se arrependem de terem procurado.
Isso vale não só para as séries de livros já acabadas, mas também para aquelas que ainda estão em produção. Há muita especulação nos fóruns, sem contar com as famosas “fontes privilegiadas’.
Você se importa com spoiler em livros, filmes, séries, novelas?
Gostou do conteúdo? Agora, te convido a conhecer este outro artigo, em que falamos sobre o plot twist, algo diretamente ligado ao spoiler. Para mais assuntos relacionados ao universo literário, siga a Lê nas redes sociais.