Seja na vizinhança ou ensinadas na escola, as brincadeiras com bolinhas de gude têm uma capacidade boa de agregar as crianças. Por isso mesmo, não podem ficar esquecidas ou vistas como algo do passado.
Nessas brincadeiras, os jogadores usam o polegar para dar um peteleco em uma bolinha de gude e acertar o alvo. O objetivo pode ser colocá-la em um buraco, acertar outras bolinhas ou tirar as adversárias de locais determinados.
Para que você tenha uma ideia, escavações arqueológicas do Egito Antigo encontraram pedras preciosas polidas na forma de bolinhas. Provavelmente, os romanos foram os responsáveis por expandir a prática pelo mundo.
Os jogadores podem organizar as bolinhas de gude em linha ou espalhá-las em uma forma geométrica. Mas uma coisa é comum em todas as modalidades: o vencedor fica com as bolinhas adversárias. Confira as variações mais famosas.
1. Triângulo, retângulo ou estrela
Primeiramente, a forma geométrica escolhida é desenhada no chão. Com até três jogadores, coloca-se uma bolinha em cada quina. Se tiver mais, as bolinhas podem ficar na linha ou dentro do desenho.
Na vez de cada jogador, ele deve tentar tirar as outras bolinhas do desenho, e vai ficando com elas enquanto conseguir. A bolinha atirada que ficar dentro deve permanecer lá. Ou seja, para a jogada seguinte, é necessário usar outra.
2. Círculo
Essa versão, famosa nos quadrinhos, é semelhante ao triângulo. O tamanho do desenho varia de acordo com a quantidade de bolinhas na brincadeira. Em alguns casos, cada jogador coloca três bolinhas ou mais.
Para decidir a ordem de quem joga, uma linha é desenhada a cerca de três metros de distância. Cada um deve atirar a sua bolinha, e a sequência fica de acordo com a proximidade da linha.
3. Loca
Entre as várias formas de jogar bolinhas de gude, essa é uma das que têm regras mais simples, com uma particularidade: precisa ser feita em terra, areia ou chão batido, para que seja feito um buraco.
Dentro, é colocada uma bolinha, que todos os jogadores devem tentar atingir. Quem conseguir, ganha uma bolinha de cada colega. No final, ganha quem tiver conquistado mais bolinhas.
4. Mata-mata ou jogo do mata
Existem tipos diferentes de bolinhas de gude, como especificaremos mais para frente. Na brincadeira em questão, apenas uma bolinha grande é colocada no chão, que o primeiro jogador deve tentar acertar.
A partir daí, o próximo tenta acertar a bolinha do jogador anterior. Se conseguir, conquista a bolinha adversária e continua jogando. Caso contrário, passa para o seguinte.
5. Biribinha ou oca
Essa também precisa de um chão macio, já que é preciso fazer um buraco de cerca de oito centímetros. O buraco na terra costuma ser feito com o próprio dedão do pé ou o calcanhar.
Em volta, é desenhado um círculo grande. O tamanho desse círculo varia e pode chegar até três metros. Ganha o jogador que conseguir encaçapar mais bolas no buraco, em menos tacadas.
6. Birosca, borroca, bulica, burica ou três covinhas
Primeiramente, são cavados de três a seis buracos, um do lado do outro, com cerca de dois metros de distância entre eles. Durante o jogo, cada um deve tentar acertar o buraco ou as bolinhas que estiverem fora.
Assim, o jogador da vez fica com as bolinha atingidas. Se acertar o buraco, ninguém poderá atingi-lo. Em qualquer um dos casos, passa para o buraco seguinte, em uma sequência de ida e volta. Caso contrário, perde a vez.
7. Serpentina
Essa dá para jogar na calçada, no pátio da escola ou em outro lugar com chão liso. Primeiramente, uma linha é demarcada com giz. Depois, as bolinhas de gude são colocadas nessa linha.
O objetivo é acertar as bolinhas e leva-las para fora da linha. Aqui vem outra particularidade: o jogador ganha não só a bolinha atingida, mas todas que estiverem à direita.
Tipos de bolinhas de gude
As brincadeiras com bolinhas de gude podem ter vários outros nomes: barroca, bilosca, bugalho, búraca, buracão, burquinha, cabiçulinha, caçapinha, clica, firo, fubeca, guelas, nica, peca, peteleco, pinica, pirosca, ximba…
Aliás, as próprias bolinhas podem ser chamadas de bila, bolita, bulita, bolica, peteca ou berlinde. Além da tradicional, feita de vidro colorido quase transparente, há tamanhos, cores e materiais especiais. Confira.
Carambola: no centro da bola, dá para ver um desenho parecido com a fruta.
Cafezinho: recebe esse nome por causa da coloração marrom.
Leiteira: pode ter várias cores, mas, tradicionalmente, é branca.
Burcão: bolinha maior do que as outras, duas ou três vezes mais.
Olho de gato ou chinezinha: coloridas, brilhantes e, geralmente, menores.
Acinho: feita de aço, geralmente tirada de um rolimã.
Uma brincadeira à parte é trocá-las com os amigos para aumentar a coleção. Porém, note que uma pode valer desde o dobro até dez vezes mais do que a outra.
Isso é algo que varia de acordo com a importância que os jogadores de cada região dão a cada uma. Portanto, é preciso pensar bem antes de colocar bolinhas especiais em um jogo.
E aí, qual dessas brincadeiras com bolinha de gude você e seus amigos gostavam de jogar? Conheceu alguma modalidade nova? Siga a Lê nas redes sociais e tenha sempre um conteúdo novo que valoriza a infância de qualidade.