Brincadeiras para dias quentes são ótimas! Veja 10 opções refrescantes

Daqui a pouco acabam as férias… Mas o verão continua. Neste post, selecionei algumas dicas de brincadeiras para os dias quentes. São atividades refrescantes, ótimas para levar as crianças para o ar livre.

Com o calor, é comum que os pequenos fiquem um tanto quanto agitados dentro de casa (para falar a verdade, todos nós ficamos). Será que dá para transformar essa inquietação em algo divertido? Claro que dá!

A seguir, veja algumas das melhores formas de criar boas lembranças em família. Aproveite o finalzinho das férias e os próximos fins de semana!

1. Banho de mangueira

Leve as crianças para o quintal, com baldes e pistolas de água, ou improvise com borrifadores. Apenas fique de olho para que não haja desperdício de água.

Aliás, por que você não aproveita que elas já estão lá e pede para aguarem as plantas, ou lavarem o quintal, o carro ou o tapete? Acredite: para elas, isso não é trabalho!

2. Escavação no gelo

Coloque brinquedos como dinossauros, peixes, carrinhos e bonecos em uma vasilha com água. Ponha a vasilha no congelador e deixe de um dia para o outro, para que a água vire um bloco de gelo e você possa desenformar.

A ideia é que as crianças brinquem de libertar os brinquedos do bloco de gelo com a ajuda de colheres, pás ou martelos infantis. Usar corante alimentício dará um toque especial para a brincadeira.

3. Bolhas de sabão

As bolhas de sabão sempre encantam as crianças. Você pode fazer desde várias bolhinhas pequenas, com tubo de caneta e um copo, até algumas gigantes, com uma bacia e arame moldado.

Para fazer as receitas, você pode optar por uma simples, só com água e detergente. Ou então, faça algo mais resistente e duradouro, com açúcar, amido e corante alimentício. Aqui no blog, já falei sobre cada uma delas.

4. Guerra de bexiga

Algumas brincadeiras para dias quentes unem toda a família. Justamente por isso, são clássicas. Para fazer cada “munição”, encha uma bexiga pequena com água e dê um nó na ponta.

Quanto mais bexigas você preparar, mais tempo vai durar a diversão! Os times podem ser divididos de acordo com a cor das bexigas. Quem vence? Todos que participarem!

5. Pique-bexiga

Talvez você ache essa modalidade de guerra de bexigas ainda mais emocionante. Para não precisar ficar parando toda hora para encher as bexigas, deixe várias prontas antes de começar a brincadeira.

Escolha alguém para começar como pegador. Essa pessoa deve ficar com uma bexiga e tentar acertar alguém. Quem for acertado será o novo pegador.

6. Transporte de água

Você vai precisar de baldes, bacias ou potes de sorvete do mesmo tamanho. Nessa gincana, as crianças devem passar por obstáculos, enquanto levam baldes cheios de água.

Achou arriscado? Outra opção é fazer o transporte de água com uma esponja encharcada, que deve ser espremida em um recipiente vazio no final do percurso. Ganha quem conseguir transferir mais água.

7. Escorregador de lona

Estique uma lona comprida e forme uma passarela. Faça uma mistura com água e sabão e espalhe pela lona, para ela ficar bem escorregadia. Na Internet, dá para encontrar até algumas lonas próprias para a brincadeira.

Essa é uma opção ótima, mas só vale se for feita em um terreno de terra ou grama, sem pedras ou buracos. E, de preferência, que tenha uma inclinação.

8. Acerte a bexiga

Muitas brincadeiras para dias quentes têm variações. Uma delas é pendurar balões com água a uma certa distância. As crianças devem tentar furar as bexigas atirando espetos de churrasco ou outro objeto que não machuque.

Com muitas crianças, dá para fazer duplas. Pendure as bexigas em um varal. Uma criança ficará vendada e tentará acertar as bexigas com um cabo de vassoura, enquanto a parceira vai dizendo as orientações.

9. Corrida de barquinhos

Coloque os barquinhos em uma piscina inflável ou uma bacia grande. As crianças só podem usar sopros para ajudá-los a chegar do outro lado. Na verdade, a diversão já começa na hora de fazer os barcos!

Dá para soltar a imaginação com vários tipos de materiais, como rolhas, isopor e caixinhas de suco. Você também pode conferir formas mais simples de fazer um barquinho, um avião e um chapéu de papel neste outro post aqui.

10. Jardinagem

Para as crianças que ficam agitadas com o calor, aqui vai uma atividade relaxante! Aliás, só de ficar em meio às plantas já dá uma sensação refrescante e gostosa!

As brincadeiras para dias quentes podem incluir replantar, fazer pequenas hortas em vasos e tirar as folhas murchas e ressecadas. Também são boas oportunidades para aprender um pouco sobre preservar o meio ambiente.

Me conte das suas brincadeiras para dias quentes!

E por aí, como é? Como são suas brincadeiras para dias quentes com filhos, primos, sobrinhos, vizinhos e amiguinhos da escola? Use a caixinha de comentários aí abaixo e me conte o que vocês fazem para driblar o calor.