Projeto Político-Pedagógico (PPP) é a identidade da sua escola, confira!

Um bom Projeto Político-Pedagógico (PPP) deve servir como guia para as práticas educacionais, além de aperfeiçoar a qualidade do ensino. As palavras que formam o nome já dizem muito sobre o que é o documento:

  • Projeto – o documento deve conter as metas e o conjunto de propostas de ações a serem cumpridas dentro de um período de tempo para alcançá-las.
  • Político – a escola tem uma função social essencial e é vista como um local que forma a base para a construção da cidadania.
  • Pedagógico – objetivos, métodos e estratégias de ensino e aprendizagem são definidos e organizados para o desenvolvimento integral do aluno.

Esses três pilares formam o conjunto de orientações para todos da comunidade escolar. Isso inclui não apenas os professores e demais educadores, mas todos os funcionários da escola, os alunos e as famílias.

O documento deve ser completo, para não deixar espaço para dúvidas sobre os caminhos a seguir. Ao mesmo tempo, deve ser flexível e permitir alterações. Dessa forma, é possível adaptá-lo sempre às necessidades da aprendizagem.

Quem deve participar do Projeto Político-Pedagógico?

O PPP indica o que priorizar durante o processo educacional. Além de permitir, você precisa estimular a participação de todos: gestores, coordenadores, professores, funcionários, alunos, famílias e representantes da comunidade.

Os conhecimentos específicos dos professores de cada área ajudarão a construir as diretrizes para toda a instituição. Se houver grupos envolvidos com a escola, como os de pais e mestres, envolva também essas pessoas.

Na verdade, quanto mais indivíduos estiverem engajados, melhores serão os resultados. A elaboração de forma colaborativa é o que dá significado ao documento como uma ferramenta que engloba os interesses comuns.

Isso deve assegurar a representatividade e dar a cada um a sensação de pertencimento e de que a própria participação é relevante no processo. A tendência é que todos assumam a responsabilidade de cumprir as metas.

É normal que surjam ideias divergentes. Ainda assim, os impasses devem ser ouvidos, considerados e votados, até que se chegue a um consenso. Para que tudo ocorra de forma democrática, a organização cabe ao diretor escolar.

O que todo Projeto Político-Pedagógico deve ter?

A verdade é que existem várias formas de criar um PPP. Ainda assim, alguns fatores devem estar claros em qualquer documento. A seguir, saiba quais são.

Identificação completa

Isso inclui o nome da escola, endereço, CNPJ, qual é a entidade gestora e os segmentos em que ela atua.

Coloque também os dados diretor, do coordenador pedagógico e das outras pessoas que contribuíram para a elaboração do PPP.

Missão

Identifique quais são os princípios, crenças e valores da escola. Aqui, também é interessante colocar um breve histórico da instituição.

Fale sobre a origem e as transformações que ocorreram ao longo do tempo. Com isso, você deixa claro como surgiram os valores da escola e como eles se consolidaram.

Dados sobre a comunidade

O PPP terá pouco sentido se não estiver condizente com a realidade da sua escola e da comunidade que ela atende. Os dados podem ser levantados e analisado com base em pesquisas e nos documentos de matrícula dos alunos.

Identifique qual é o perfil cultural, social e econômico de onde a sua escola está inserida e como é a relação com os responsáveis. Afinal, a realidade das famílias tem bastante impacto na vida escolar.

Dados atualizados sobre a aprendizagem

No documento, devem constar os números de estudantes que a escola tem ao todo e em cada ciclo da educação.

Apresente também um diagnóstico com as médias de notas, os índices de aprovação, reprovação e frequência dos alunos.

Recursos de que a escola dispõe

O documento deve identificar qual é o potencial da escola e quais são as limitações. Note que isso não diz respeito apenas a recursos financeiros.

Você também deve levar em consideração a disponibilidade de salas, móveis, equipamentos, materiais de apoio, tecnologias e, sobretudo, de pessoal.

Diretrizes pedagógicas

O PPP deve conter: quais são as metas, que conteúdos serão ministrados, o método de ensino, como serão as avaliações e como lidar com os casos de baixo desempenho.

Tenha definidos o modelo pedagógico e o método de ensino utilizados, com os nomes de seus autores. Claro, tudo tem que estar de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Planos de ação

As diretrizes pedagógicas não devem se limitar ao campo das ideias e propostas. Por isso, o documento deve conter os projetos que serão desenvolvidos ao longo do período letivo e quais temas serão trabalhados.

Para isso, deve estar definidos: que recursos serão destinados a eles, quais setores serão responsáveis por cada tarefa, como será o cronograma e como avaliar o sucesso da ação.

Ao fazer um Projeto Político-Pedagógico, que erros evitar?

Estamos falando de algo que é mais do que um documento para ser entregue à Secretaria de Educação, talvez com uma cópia enfeitando a estante do diretor.

O projeto Político-Pedagógico deve fazer sentido no mundo real, não no formal. Por isso, quem pensa nele como uma mera obrigação legal pode acabar cometendo alguns erros de gestão. Veja alguns dos mais comuns.

Usar modelos prontos

Documentos feitos para outras instituições podem servir como inspiração e exemplo, mas não são para serem copiados. O PPP deve levar em consideração as reais necessidades que são, especificamente, da sua escola.

Dificultar o acesso

Muitos gestores arquivam o documento apenas em forma física. Ou então, o colocam em uma pasta cheia de burocracias para o acesso. O ideal é que todos consigam consultar o Projeto Político-Pedagógico sem dificuldades.

Não atualizar o documento

É importante rever o PPP anualmente e ao longo do ano. São muitas as mudanças econômicas, tecnológicas e socioculturais que ocorrem na escola, na comunidade e entre os estudantes. Tudo isso gera novas necessidades.

Confundir com propaganda

Para mostrar transparência, envie o documento por e-mail a todos os funcionários e famílias. No entanto, note que não se trata de um portfólio da sua instituição, mas sim um conjunto de medidas realistas para o ensino.

Depois de pronto, o que fazer com o Projeto Político-Pedagógico?

Se for feito de forma adequada, o PPP será um guia para todas as ações futuras, desde as mínimas até as mais estratégicas para a sua escola.

Ei, ninguém aqui está dizendo que elaborar o documento é algo rápido ou fácil! Ainda assim, o esforço que vale a pena. Com o tempo, as decisões passam a ser tomadas com mais segurança e coerência com os valores da instituição.

E você? Já fez ou participou da criação de um Projeto Político-Pedagógico? Continue acompanhando o diariamente o site da Lê. Nós sempre temos conteúdos para quem ajuda a construir o futuro dos nossos jovens e crianças!