Bicho-papão: livro em quadrinhos conta a história do monstro

Sombra de braço, telhado, prédios e Lua. Assim nasce um bicho-papão, pagina 5.

“Bicho-papão, saia do telhado, deixe o neném, dormir sossegado…” Você conhece essa cantiga? Ela é cantada por muitos adultos como uma forma de “proteger” as crianças desse ser medonho.

Estamos falando sobre a criatura grande, feia, peluda e de olhos vermelhos. Se as crianças não forem dormir na hora certa, se contarem mentiras ou se não pedirem desculpas, o monstro aparece para assustar.

Muitas lendas surgem com o objetivo de ensinar algo às crianças. Mesmo assim, inventar coisas e usar o medo para ensinar é algo que precisamos repensar.

O que é o bicho-papão? Onde ele vive? Será que é em cima do telhado? Com o que ele se parece? De onde vem? Para onde vai? Como surge? Do que se alimenta? Quanto tempo vive? Saiba a resposta para tudo isso agora!

Lenda em diversas formas

Muitos dizem que o bicho-papão fica em cima do telhado, à espreita. Lá, ele fica esperando uma oportunidade para se esconder atrás da porta, debaixo da cama ou dentro dos armários e das gavetas.

Daí, ele leva as crianças desobedientes para um local escondido, escuro e assustador. Outra lenda diz que ele costuma aparecer nas noites sem luar, coloca as crianças em um saco e leva para fazer sabão.

Menino com brinquedos e monstro no telhado. Assim nasce um bicho-papão, página 6.

Bem, a palavra “papão” vem de “papar”, ou seja, comer. Por ser bem comilão, ele aproveita a visita para devorar tudo que encontra na cozinha.

Várias de suas características são as mesmas de outras lendas, como o homem do saco e a Cuca. Não por acaso, muitos confundem um com o outro.

Há lendas que dizem que ele é a personificação do medo. Por exemplo, para quem tem pavor de aranhas, baratas ou lagartixas, o bicho-papão seria bem parecido ou uma mistura entre eles.

O monstro faz parte do folclore não apenas brasileiro, mas também de alguns países da Europa. Em cada lugar, ele recebe um nome, sempre com uma ideia parecida.

Na época das Cruzadas, por exemplo, os muçulmanos diziam às crianças malcomportadas que o monstro era o rei Ricardo, Coração de Leão.

Conheça os detalhes da lenda em Assim nasce um bicho-papão

Você sabe como os pais, tios e avós são metidos a sabichões, não é? Como você viu, muitos dizem que o prato preferido do bicho-papão são as crianças teimosas ou que desobedecem a ordem ou o conselho de um adulto.

No entanto, calma! Não estamos falando de meninos e meninas, mas sim de meias fedidas, tênis e brinquedos fora do lugar, lápis, livros e cadernos espalhados por aí.

Ou seja, o bicho-papão engorda à medida que a bagunça aumenta. Enquanto as crianças vão crescendo e mudando de interesse, o monstro vai ficando velho e fraquinho.

Então, ele abre a boca e deixa entrar muito ar, até explodir e se transformar em luzinhas que voam para todo lado. Quando uma dessas luzinhas cai no telhado de uma casa onde vai nascer um bebê, acontece algo incrível!

Tudo isso é explicado com mais detalhes nos quadrinhos de Assim nasce um bicho-papão. O livro é bem colorido e cheio de onomatopeias divertidas.

Será que essa história é verdade? Não sei, mas, se eu fosse você, corria para arrumar o quarto agora mesmo! Só por via das dúvidas, sabe…

Leve Assim nasce um bicho-papão para crianças de todas as idades

Livro Assim nasce um bicho-papão.

O livro “ilumina a penumbra assustadora que existe embaixo das camas e dá algumas respostas sobre esse monstrinho guloso e de anatomia esquisita”.

Essa declaração é de Daniel Lopes, apresentador do Pipoca e Nanquim, editor da DC Comics e um dos autores da coleção Quadrinhos no Cinema.

Quem a escreveu e desenhou foi Hilton Mercadante ou, simplesmente, Merka. O autor tem três filhas, trabalha como professor de arte e gosta de plantar árvores e brincar com seus bichos de estimação.

Felizmente, muitos têm deixado de lado a pedagogia do medo. Leve Assim nasce um bicho-papão para sua casa, escola ou biblioteca, mas, assim que acabar de ler, guarde o livro de volta na estante. Nunca se sabe, né?