Livros sobre superar medos. Selecionamos opções para 15 tipos

Lembre-se de como as fases iniciais da vida são cheias de descobertas e transformações. Pensando nisso, é normal se assustar com tudo aquilo que é desconhecido.

A verdade é que medo faz parte do processo de crescimento. Ele está relacionado ao desenvolvimento do sentimento de autoproteção.

Ainda assim, o apoio e a compreensão dos pais e professores é fundamental para o crescimento saudável e sem traumas. Abaixo, confira nossa seleção de obras capazes de iniciar conversas encorajadoras.

Mãe, olha eu aqui!

1. Medo de sair de perto da mãe

Vida de passarinho é só voar. Será? E os perigos? Os desafios? Quando chega a hora de o filhote ganhar o céu, nada como a ajuda da mamãe, não é mesmo? Abra as páginas, de Mãe, olha eu aqui! e voe junto… Voe alto.

2. Medo das coisas da que só existem na imaginação

Monstros, bicho-papão, pesadelos, o escuro… Basta um abraço para que o medo de tudo isso vá embora. Os poemas de O mistério de todas as coisas nos convidam a uma experiência sensível, divertida e cheia de frio na barriga!

Para ser Bernardo.

3. Medo das reviravoltas da adolescência

Em Para ser Bernardo, acompanhe o adolescente na mudança de escola, o primeiro ano no ensino médio e a cobrança para a escolha da profissão. As aulas de teatro são a porta de entrada para superar as angústias dessa fase.

Livro Assim nasce um bicho-papão.

4. Medo do bicho-papão

Muitos adultos mentem para assustar, dizendo que o bicho-papão come criancinhas. Na verdade, ele come coisas que fazem bagunça. Conheça sua verdadeira saga no livro em quadrinhos Assim nasce um bicho-papão.

Rita tem medo

5. Medo de tudo que é estranho

Ao tentar fazer o relógio de pêndulo da sua avó voltar a funcionar, Rita entra em uma aventura. Em Rita tem medo, a menina entende que as engrenagens nem sempre são fáceis de ser entendidas e se permite seguir em frente.

Capa O gato da árvore dos desejos

6. Medo de cachorro

O gato Pardal sobe em uma árvore para fugir dos cachorros e não desce mais. Lá em cima, conhece Raia, uma menina que também costuma fugir de algo. Os dois amigos de O gato da árvore dos desejos precisam vencer seus traumas.

Livro Margarida

7. Medo de conhecer o mundo

Uma vaquinha quer conhecer o mundo, mas as opiniões dos outros sobre seu sonho são sempre desanimadoras. Um dia, ela se enche de coragem e vai ao encontro do seu destino. Margarida é uma história para ler com o coração.

Capa do livro Signo de câncer.

8. Medo da morte

Júlia depende de uma doação de medula e Lucas teme a morte, sem se dar conta das inúmeras perdas enfrentadas. Signo de câncer nos convida a conhecer vivências alheias, onde se aninham desejos, carências e sonhos.

É só subir e cair.

9. Medo de aprender uma coisa nova

Você valoriza o esforço e as atitudes positivas para se conseguir aquilo que deseja? É só subir e cair consegue mostra, em poucas páginas, a importância do treino, da paciência e da perseverança para aprender a andar de bicicleta.

Capa do livro Bia e Nando - Longe de casa.

10. Medo de ficar longe de casa

Acompanhe um casal de irmãos em Bia e Nando longe de casa. É a primeira vez que viajam sem os pais, e uma pontinha de receio toma conta. Com o passar dos dias, ficam felizes de terem um lugar bacana para onde voltar.

Estralabadão-tão-tão, o trovão

11. Medo dos fenômenos da natureza

Em Estraladabão-tão-tão, o trovão, Letícia e sua mãe estão passeando, até que o tempo muda. Com medo do barulho dos trovões e relâmpagos, ela se encolhe no colo da mãe, que, carinhosamente, explica sobre esses fenômenos.

Capa do livro O pequeno grande.

12. Medo de fugir de maus tratos

Quando foge, uma ovelha chama seu amigo canário, mas, temendo o desconhecido, ele prefere ficar. Tempos depois, reencontram-se em um circo, que os explora. Em O pequeno grande, a coragem e a amizade salvam os dois.

Vovô engoliu um monstro!

13. Medo de barulhos estranhos

O príncipe, a princesa, o sapo, o rato… Todos morrem de medo e cada um inventa uma desculpa esfarrapada pra não chegar perto da barriga do seu Godofredo. Como será que a história Vovô engoliu um monstro vai terminar?

Diário da peste.

14. Medo do coronavírus

Em Diário da peste, Jota que se vê cheio de dúvidas e ansiedade devido à covid-19, aos descompassos da adolescência e à sociedade como um todo. No poder criador da imaginação e da palavra, ele encontra sua válvula de escape.

Capa do livro Leila.

15. Medo de revelar um abusador

Em Leila, uma baleia é assediada pelo Barão, que a beija, sussurra seduções, pede segredo e ainda corta os seus cabelos. Calada e petrificada, desiste de nadar. Com a ajuda dos amigos, ela retoma a sua essência e a sua voz.

Além dos livros sobre superar medos…

Catálogo 2023

O catálogo da Lê não só é amplo, mas também variado. Nele, você encontra livros sobre superar medos, histórias de fantasia, fábulas, brincadeiras, dramas da adolescência, temas sensíveis… Clique na imagem e conheça as obras.