Expressões tiradas da literatura: quantas dessas 15 você conhece?

Três estudantes conversando em escadaria.

Muitos romances, peças, contos, fábulas, autores clássicos e até mesmo obras modernas impactam nossa cultura de formas que nem imaginamos. Várias expressões tiradas da literatura permeiam o nosso dia a dia.

Com o tempo, alguns termos ganham vida própria e até outros significados. Por isso, é comum vermos e ouvirmos eles sendo ditos e escritos por pessoas que sequer conhecem as obras de origem.

Temos vários exemplos de palavras e expressões vindas da História, da Bíblia e da Mitologia. Recentemente, muitas vêm da televisão, das notícias, dos memes da Internet…

Bem, mas o assunto aqui são as expressões tiradas da literatura, não é mesmo? Então, vamos a algumas bem interessantes.

1. Big Brother

No livro 1984, de George Orwell, um “irmão mais velho” vigia e protege a todos. A expressão, que se popularizou com o reality show, é usada para se referir à falta de privacidade e à sensação de ser observado o tempo todo.

Exemplo:

“Nem mesmo em casa eu tenho privacidade. Sinto como se tivesse um big brother me olhando.”

2. Cinderela

O conto de fadas tem várias versões e a expressão aparece na hora de descrever alguém que passa por uma transformação na vida. Normalmente, a mudança está relacionada à melhora na aparência e na condição social.

Exemplo:

“Aquela moça começou como atendente e hoje é coordenadora na empresa. Realmente, é uma cinderela.”

3. Don Juan

Homem beijando a mão de mulher em frente a paisagem. Imagem ilustrativa texto expressões tiradas da literatura.

O anti-herói aparece em romances, poemas, peças teatrais e óperas, sempre criando situações em que usa as mulheres para sair como herói. O nome é associado à libertinagem e atribuído a homens mulherengos e sedutores.

Exemplo:

“De alguma forma, a conversa daquele Don Juan tem o poder de conquistar a todas as mulheres.”

4. Era uma vez

Essas famosas palavras abrem vários contos de fadas. Com isso, elas são muito usadas para começar uma história fictícia ou algo que aconteceu no passado. Também é costume terminar com “…e foram felizes para sempre”.

Exemplo:

“Era uma vez um cara que foi a uma lanchonete. Lá, conheceu o amor da sua vida e eles foram felizes para sempre.”

5. Fada madrinha

A figura aparece em vários contos infantis clássicos. Não à toa, conhecemos essas histórias como “contos de fadas”. Chamamos assim uma pessoa que oferece ajuda, proteção ou uma solução em um momento inesperado.

Exemplo:

“Se não fosse por aquela ajuda que você me deu, eu nem estaria aqui hoje. Obrigada por ser minha fada madrinha.”

6. Galinha dos ovos de ouro

A expressão é usada para se referir a uma fonte de lucro e riqueza que, por isso, deve ser protegida. Na fábula de Esopo, um casal pobre abre uma galinha mágica para tirar os ovos de ouro dela e, com isso, a perdem para sempre.

Exemplo:

“Ele tem várias empresas. Mas a sua galinha dos ovos de ouro, sem dúvidas, é a agência de carros.”

7. Lobo em pele de cordeiro

Lobo atacando ovelhas na floresta. Imagem ilustrativa texto expressões tiradas da literatura.

Na fábula escrita por Nicéforo Basilakis, um lobo se disfarça para comer as ovelhas sem ser caçado. Assim, a expressão descreve alguém que aparenta ser inofensivo e amigável, mas, na verdade, é cheio de más intenções.

Exemplo:

“Cuidado com aquele lobo em pele de cordeiro. Se você confiar demais nele, vai acabar se dando mal.”

8. Médico e monstro

A expressão descreve alguém que possui uma dualidade de personalidade, com uma boa e outra maligna. No livro de Robert Louis Stevenson, um homem se divide em duas personalidades completamente diferentes.

Exemplo:

“A atendente daquela loja é médico e monstro. Eu nunca sei se ela vai me tratar bem ou mal.”

9. Patinho feio

Expressão baseada no conto de Hans Christian Andersen. Ela costuma aparecer descrevendo algo ou alguém desajeitado, pouco atraente ou subestimado. Posteriormente, pode ser que a pessoa ou coisa surpreenda.

Exemplo:

“Eu sempre deixava esse vestido lá no fundo. Era o patinho feio do meu armário, mas hoje em dia eu acho lindo.”

10. Quixotesco

A expressão tem origem no personagem Dom Quixote de la Mancha, do romance de Miguel de Cervantes. Ela faz referência a pessoas impulsivas, sonhadoras, românticas e nobres, porém, ingênuas e desligadas da realidade.

Exemplo:

“Todo mundo tentava desanimá-lo. Mesmo assim, continuou em sua busca quixotesca pela justiça.”

11. Romeu

Faz referência a Romeu e Julieta, uma das principais obras de William Shakespeare. O nome também descreve homens sedutores ou amantes apaixonados, lembrando o protagonista da peça.

Exemplo:

“Ele é tão louco pela namorada que é capaz de fazer o impossível por ela. É mesmo um romeu.”

12. Romeu e Julieta

Casal abraçado, sentados na calçada.. Imagem ilustrativa texto expressões tiradas da literatura.

Ainda falando na peça de Shakespeare, o enredo é sobre o romance entre dois jovens de famílias rivais. Por isso, o próprio título é usado para descrever histórias de amores que, por motivos diversos, são proibidos ou trágicos.

Exemplo:

“Não tem como dar certo o namoro desse romeu e dessa julieta. Eles pensam de modo muito diferente.”

13. Shakespeariano

Shakespeare escreveu várias tragédias, como Hamlet, Otelo, Macbeth, Rei Lear, além do já citado Romeu e Julieta. Por isso, o nome do dramaturgo surge em situações cheias de conflitos e emoções intensas.

Exemplo:

“A vida naquela casa é um drama shakespeariano. Nunca vi tanto segredo e traição em uma só família.”

14. Sherlock

Sherlock Holmes é o detetive que protagoniza uma série de histórias escritas por Sir Arthur Conan Doyle. Muitas vezes, o nome do personagem aparece a se falar de uma pessoa que usa a lógica para descobrir ou revelar um mistério. 

Exemplo:

“Até que enfim alguém descobriu onde foi parar o documento desaparecido! Parabéns, Sherlock.”

15. Toca do coelho

Em Alice no país das maravilhas, de Lewis Caroll, a protagonista segue um coelho até um buraco, que é a porta de entrada para o mundo do absurdo. Trata-se, então, de uma metáfora para a entrada no desconhecido.

Exemplo:

“Não tenha medo de ver o que tem na toca do coelho. O novo sempre assusta no início, mas você se acostuma.”

Viu só quantas expressões são tiradas da literatura?

Talvez você concorde comigo em uma coisa: falar sobre os livros e a forma como eles influenciam nossas vidas é sempre fascinante.

YouTube @GrupoLe

Você se lembra de outras expressões tiradas da literatura? Conheça o Canal do Grupo Lê no YouTube e confira outros conteúdos interessantes sobre o universo literário. Para não perder nossos vídeos, inscreva-se!