A língua portuguesa é uma das mais ricas que existem no mundo. Afinal, são infinitas as possibilidades de brincadeiras, trocadilhos e metáforas. Os pés, por exemplo, aparecem em várias ocasiões.
Pés de cabra, de valsa, do ouvido, na jaca, de anjo, de moleque inspiraram Guto Lins no divertido Vai dar pé. No vídeo abaixo, o autor fala como foi o processo de criação do livro, que ele escreveu e ilustrou (com as mãos!).
Expressões como andar, caminhar, correr, subir e descer também podem ser usadas de várias formas. Então, que tal darmos um passo além? Nos 10 livros a seguir, veja como a literatura infantil pode fazer a criatividade voar.
1. Pés catalogados
Ao dançar “Ai, bota aqui o seu pezinho”, um menino descobre em cada bicho um pé diferente: para andar, nadar, cavar buraco, segurar coquinhos e até bichos sem pé. Daí, surge a ideia de eternizá-los em um livro: O livro do pé.
2. A um pé de distância
Separados por um precipício, um menino e uma menina tentam se comunicar. Ele tem uma bola. Ela tem papéis, lápis, tintas e um cachorrinho companheiro. Em Pé de ponte, veja como a criatividade torna possível viver essa amizade.
3. Reconhecendo as pessoas pelos pés
Em Cadê meu dono?, um cãozinho se perde. Pelo caminho, ele observa as pessoas e compara os sapatos e tamanhos dos pés. Ao encontrar o dono, percebemos por que esses detalhes são tão importantes para reconhecê-lo.
4. Pezinhos do quintal
A partir das palavras “o que é, o que é?”, Fruta no pé convida as crianças a um divertido jogo de adivinhações. Assim, com brincadeiras e rimas, os pequenos leitores devem tentar descobrir o nome das frutas que estão no quintal.
5. Rumo às lembranças
Em Com o pé na estrada, acompanhamos um menino e sua mãe em uma viagem à casa da avó paterna. A avó está doente e acaba morrendo. Na volta, mãe e filho voltam pra casa com a certeza de que se conheceram mais.
6. Pés de galinha
Um pé de feijão cresce até as nuvens. Joana e sua galinha sobem por ele, avistam um castelo, se dirigem para lá e acabam aos pés de um estranho homem. Joana e o pé de feijão é uma divertida releitura do clássico infantil.
7. Caminho para a felicidade
Enquanto três cães caminham, eles mostram o que pensam de si mesmos e do mundo onde vivem. Com essa metáfora, Andarilhos fala dos sentimentos, das buscas do ser humano e das possibilidades do intricado jogo da vida.
8. Pé na tábua
Paciência e perseverança são atitudes que, quando bem aprendidas na infância, são levadas para a vida inteira. É só subir e cair mostra como o treino é importante para conseguir o que se deseja, como saber andar de bicicleta.
9. Metendo os pés pelas mãos
Quando o fusca verde-abacate passa, ninguém fica a pé. Ao buscar a irmã na rodoviária, seu Abílio Basílio dá carona a para todo mundo. Confira a confusão entre a mulher-gorila e o pianista desafinado de Abílio Basílio e seu fusqueta.
10. Andando por outros cantos
Ao usarem a imaginação para inventar histórias, as crianças usam todo tipo de objetos. O reconto Onde anda você usa bonequinhos de cerâmica e peças de louça para falar da saudade de uma personagem famosa dos contos de fadas.
Leia Vai dar pé na íntegra
Bem, é isso, chegamos ao pé do texto!
Cadastre-se no Portal do Educador e confira a versão digital de Vai dar pé e de outros livros do Grupo Lê. Assim, você poderá fazer uma avaliação cuidadosa “dos pés à cabeça” antes de adotá-los na escola ou para levar para casa.