Respeitar diferenças: 15 livros infantis sobre o tema

Afinal, o respeito que cada um de nós merece continua sendo o mesmo. E a infância é a fase ideal para o conhecimento e o reforço de noções essenciais para a vida.

Bem, saiba que a literatura é um bom ponto de partida para mostrar que nenhum tipo de preconceito é legal. De forma lúdica, os livros abrem oportunidade para reflexões e diálogos sobre todo tipo de assunto.

A seguir, listamos alguns títulos cheios de ideias de empatia, respeito e diversidade. Confira!

1. Respeito à identidade dos filhos

Ao ajudar a mãe a pendurar roupas, um menino faz uma saia na camiseta com os prendedores. O pai está para chegar e não o deixa brincar com a saia. Mas uma surpresa vem com ele… Descubra o que é nas páginas de Prendedores.

Capa Prendedores Editora Abacatte

2. Culturas de outros cantos do mundo

As poesias de Afro-brasileirinhos redesenham o Brasil traçado pelas histórias trazidas pelos que vieram para o nosso país há muito tempo. Assim, o livro se inspirada nas culturas dos cantos do mundo onde se fala a língua portuguesa.

Afro-brasileirinhos.

3. Todos podem brincar, pequenos e grandes

Você acha que tamanho é documento? Dois cachorrinhos adoram jogar bola com sua amiga, a pequena Tiquinha. Já Sansão não é lá muito amistoso, e quer estragar a diversão de todos. Conheça essa turma em Teleco e Teco.

Teleco e Teco

4. Infância plena para todos

A História não contada de Dom Pedro II, que assumiu a coroa quando ainda era adolescente. Meu amigo Pedro traz também os hábitos e costumes de seus amigos, crianças escravas ou alforriadas que viveram no Brasil Império.

Meu amigo Pedro

5. Aprendizado com vivências diferentes

Em Tô ligado!, acompanhe a viagem de Gabriel, um garoto de 15 anos que foge para São Paulo. No caminho, ele conhece pessoas de sentimentos e pensamentos bem particulares e, com elas, percebe um universo diferente.

Capa do livro Tô ligado!

6. Quase iguais

Brincando na praia, o indiozinho Kauá vê um navio ancorar. De dentro, saem criaturas acorrentadas e amedrontadas. O menino fica pensativo, uma vez que as criaturas são iguais a ele, só a cor é diferente. Em Gente vestida de noite.

Gente vestida de noite.

7. Diferente do grupo

Usando apenas imagens, Bééé conta a história de uma ovelha branca em um grupo de pardas. Um dia, ela cai na lama e fica da cor das colegas. Mas uma chuva cai e desfaz a breve semelhança. Por fim, solta um berro libertador.

Bééé.

8. Harmonia entre meninos e meninas

Um menino conta sobre a chegada da irmãzinha e as dificuldades de reconhecê-la como amiga e companheira. Em Meninas, bah!, o tempo vai quebrando o gelo e mostra que a diferença entre os sexos não impede o amor.

Capa do livro Meninas, bah!

9. Lugar de cada ser vivo neste mundo

As pessoas, os animais domésticos e até mesmo os ferozes e os venenosos têm lugar reservado neste mundo, que é tão grande. Cada um no seu lugar mostra que todos merecem cuidado e respeito, mesmo com suas diferenças.

Cada um no seu lugar

10. Povos de todos os lugares e épocas

Ela diz existir há muito tempo, estar em toda parte, ser encontrada em várias formas, e algumas estão desaparecendo rapidamente. O que nos faz humanos valoriza os povos, línguas, sistemas de escrita e culturas do nosso mundo.

O que nos faz humanos.

11. Contra o preconceito na escola

Em Tia Vilma, Bruno conta sobre seus primeiros dias na escola. A professora que o familiariza àquele universo é alvo de comentários preconceituosos do pai. Ele a considera “estranha” e diz que pode confundir a cabeça do menino.

Livro Tia Vilma.

12. As cores de cada um

Não precisamos mascarar nossas diferenças, como os camaleões fazem. Pelo contrário, podemos olhar para elas com a naturalidade das crianças. A menina e o camaleão nos convida a partilhar nossa experiência multicor em harmonia.

Capa do livro A menina e o camaleão.

13. Vida na roça e na cidade grande

Em Metade pai metade mundo, acompanhamos o jovem Tião e sua família, que saem da vida dura na roça e se mudam para o Rio de Janeiro. Lá, fazem novas amizades, que os ajudam na adaptação à vida nova na cidade grande.

Capa do livro Metade pai metade mundo.

14. Brasil escondido

Em 1927, Mário de Andrade embarcou em uma viagem pela Amazônia e descobriu paisagens e costumes pouco conhecidos pelos brasileiros. Há uma gota de poesia em cada rio da Amazônia traz seus relatos de viagem.

Capa do livro Há uma gota de poesia em cada rio da Amazônia.

15. Crianças do mundo inteiro

Duas crianças partem do Brasil em um grande barco de papel e vão se juntando a outras pelo mundo. Chegando às regiões geladas, cada uma mostra a bandeira de seu país. Embarque na navegação especial de Terra mãe.

Terra mãe

Respeitar diferenças já está previsto na BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências gerais para as escolas de todo o Brasil. Trata-se de habilidades, atitudes e valores que os estudantes precisam desenvolver durante o período escolar.

Catálogo março

O Catálogo 2024 do Grupo Lê é atualizado mensalmente e já categoriza todos os títulos de acordo com o que é indicado pela BNCC.

Respeitar diferenças relaciona-se a essas competências, mais especificamente, a duas delas: 9 – Empatia e cooperação e 10 – Responsabilidade e cidadania. Clique ao lado e conheça o nosso catálogo!