Livros sobre empatia para os pequenos cidadãos. Selecionamos 20 deles

Cada vez mais, tem sido necessária a conscientização sobre os pormenores das relações humanas, a saúde mental e a inteligência emocional.  

Essas qualidades devem ser motivadas, para que as crianças cresçam e sejam adultos com uma vida plena. Saiba que literatura é uma ferramenta poderosa para isso!

Claro, um bom livro não pode servir a um propósito único. Ele também precisa ser gostoso de ler. Algumas das obras a seguir conseguem, inclusive, contar histórias tocantes somente usando as imagens. Confira!

Capa do livro A Bonequinha Preta.

1. Alguns livros clássicos falam sobre empatia

Uma boneca ouve miados na rua, e um acidente acontece. O verdureiro de A Bonequinha Preta representa a bondade, aquele que salva o dia. Afinal é ele quem encontra a boneca e a devolve à sua dona, ou melhor, amiga.

Capa O gato da árvore dos desejos

2. Superando dificuldades para conseguir ajudar

O medo fez um gato subir em uma árvore e não descer mais. Ele precisa superar esse trauma para salvar uma amiga. Os pássaros conhecem o drama dos dois e se juntam para ajudá-los. Conheça O gato da árvore dos desejos.

Capa do livro Nino e Bela.

3. Arrependimento pode dar margem a algo bonito

Em Nino e Bela, duas crianças estão brincando. De repente, Nino tira a boneca do colo de Bela, e a menina chora. Nino percebe a maldade que fez e devolve a boneca de Bela. Os dois redescobrem o prazer de brincar juntos.

Capa do livro 74 dias para o fim.

4. Combate ao bullying pode começar entre os colegas

Muitos sentimentos adolescentes são mal explicados ou compreendidos. Com isso, causam sofrimento a quem não sabe se rebelar ou exigir diálogo. Em 74 dias para o fim, uma colega rompe o silêncio e intervém no dia da formatura.

Capa do livro Metade pai metade mundo.

5. Revelando a metade desconhecida de cada um

Em Metade pai metade mundo, entramos na história de um jovem e nos impactos de sua mudança da vida dura na roça para Copacabana, no Rio. Uma nova amiga o ajuda a se adaptar a conhecer aquele novo mundo.

A menina das desculpas esfarrapadas e o menino apressado.

6. Pensar no outro dá início a uma amizade

Na escola, chega um menino fanho e calado, vindo do Nordeste. Uma colega de classe procura fazer amizade com ele. Confira o entendimento entre eles em A menina das desculpas esfarrapadas & o menino apressado.

Capa do livro A caçada de Goya.

7. Arriscando a vida para salvar uma civilização antiga

Uma menina órfã descobre que tem o símbio de um dos Imortais do Himalaia. A partir daí, assume uma missão arriscada e precisa partir em busca da ajuda que só ela acredita existir. A caçada de Goya é um épico emocionante!

Capa do livro Amigos para sempre.

8. Essência que não deve ser esquecida nunca

Um garoto rico e solitário foge de casa. Em um velho e sábio pescador, ele encontra companheirismo e amizade. O sofrimento expresso em Amigos para sempre evidencia a importância do amor e de compartilhar as coisas simples.

Bem me quero bem me querem.

9. Boa convivência entre amigos e suas famílias

Cinco crianças vão se juntando aos poucos, dirigindo-se a um hospital. O final de Bem me quero bem me querem é surpreendente: as crianças foram visitar a família de uma delas, muito feliz com o nascimento de bebês gêmeos.

Capa do livro O pequeno grande.

10. Amizade para superar todo tipo de problemas

Em O pequeno grande, uma ovelha foge do sítio onde vive e convida o canário para ir junto, mas ele não vai. Tempos depois, eles se reencontram em um circo e dependem da coragem e da amizade para se salvarem.

O presente que veio do céu.

11. Qualidade admirada por todos

Um menino faz um paraquedas atado a um brinquedo e o solta da janela do seu apartamento. O brinquedo pousa na mão de uma menina, que o entrega a outra criança. Essa história bonita está em O presente que veio do céu.

Livro Para o Seu Almeida, com um abraço!

12. Lições valiosas, ensinadas a quem precisa delas

Um grande arruaceiro e sem educação joga bituca de cigarro em qualquer lugar, é impaciente com as crianças e grita com a mulher. Em Para o Seu Almeida, com um abraço!, conheça o plano memorável de três meninas.

Capa do livro Gabi, perdi a hora!

13. Oportunidade para fazer o bem

Desorientada, uma menina sai pelas ruas procurando a hora que o pai disse ter perdido. Uma moça, ouvindo a notícia sobre seu desaparecimento, a leva até os pais. A aventura de Gabi, perdi a hora! é divertidíssima!

Capa do livro Se...

14. Praticar o bem começa com as boas intenções

Em Se…, um personagem/eu-lírico é cheio de bons propósitos. Ele deseja desinventar a dor, a chatice e a maldade. Com a ajuda da sua imaginação, ele quer criar mecanismos para preencher os vazios e instalar a alegria.

Capa do livro Signo de câncer.

15. Superando perdas

O amor conturbado entre dois adolescentes envolve o medo da morte e a dependência de uma doação de medula. Signo de câncer nos convida a conhecer vivências alheias, com suas mazelas, desejos, carências e sonhos.

Livro Três formigas amigas

16. União faz a força

Três amigas abandonam a vida no formigueiro. Depois de uma longa viagem juntas, começam uma nova vida. As protagonistas de Três formigas amigas precisam acreditar na amizade, no sonho e na coragem para recomeçar.

Capa do livro Quem vai ajudar o lobo Mau?

17. Fazer o bem sem olhar a quem

Você já imaginou o Lobo Mau precisando de ajuda? Na história de Quem vai ajudar o Lobo Mau?, o personagem se vê diante de uma situação muito triste: não fez um só amigo em toda sua vida. Uma surpresa o aguarda!

Capa do livro Vladimir e o navio voador.

18. Todos por um

Um camponês tenta a sorte e parte em busca do valioso prêmio: a mão da filha do Czar. Na jornada de Vladimir e o navio voador, conheça seus amigos leais, que o ajudam a enfrentar duras provas propostas pelo monarca.

Capa do livro A bruxinha do bem.

19. Livros sobre empatia podem ser bem-humorados

O cotidiano de uma bruxinha que ainda não aprendeu muitas magias, mas se empenha em desenvolver sua arte. Enquanto isso, a protagonista de A bruxinha do bem sempre ajuda alguém e faz feitiços de mentirinha.

Capa do livro Celina.

20. Acredite, pensar no outro é algo cíclico!

O dia está bonito. Feliz, uma menina sai para passear pelo campo. No pomar, um homem lhe oferece uma cesta de frutas. Ao ir embora, ela encontra um menino jogando bola e, juntos, fazem um piquenique. Celina é um livro fofo!

Você reconhece o valor dos livros sobre empatia?

Nossa, são muitos títulos, não é mesmo? Saiba que essas são só algumas sugestões de livros sobre empatia. Se você procura algo mais específico ou quer uma ajuda personalizada, entre em contato. Vamos adorar te ajudar!