Diagramador e revisor, profissionais que possibilitam a boa leitura

Mão de mulher no mouse. Imagem ilustrativa texto diagramador e revisor.

Atenção e organização são características valiosíssimas em qualquer profissional. Hoje, 28 de março, é dia daqueles que escrevem certo por linhas tortas. É dia de homenagearmos o diagramador e o revisor.

Ao ver um produto pronto, muitas vezes, nem nos damos conta do trabalho de cada pessoa responsável por torná-lo possível. Na verdade, muitos sequer sabem que certas profissões essenciais existem.

Na comunicação, vários profissionais cuidam da qualidade, e é preciso ter capricho com os materiais impressos. E não é para menos, afinal, depois que saem da prensa, não dá mais para corrigir eventuais erros.

Os meios digitais (como este pelo qual você me lê agora) também precisam de diagramador e de revisor. Embora os dois trabalhos sejam bem distintos, eles se complementam. Será que você sabe mesmo o que cada um deles faz?

Afinal, o que faz o diagramador?

A distribuição das informações transmite uma ideia não só sobre o produto em si, mas sobre quem o produz. Uma mensagem mal organizada pode não alcançar o objetivo esperado ou, pior ainda, dar uma impressão indesejada.

O diagramador é o responsável por fazer com que os textos e imagens estejam dispostos da forma coerente e harmônica. É assim que ele facilita a experiência de leitura e dá fluidez à transmissão das informações.

Isso inclui calcular a quantidade de imagem e texto que deve ir em cada página, destacar ou suavizar cada elemento. Além disso, decide sobre o tipo e o tamanho das letras, fotos, ilustrações e outros elementos gráficos.

Assim, pode-se dizer que o diagramador dá vida às páginas de uma publicação. Não só isso, mas também calcula algo que influi diretamente no custo do produto: a quantidade de páginas.

Normalmente, o diagramador é formado em Comunicação Social, Comunicação Visual ou Desenho Industrial. Ainda assim, saiba que é importante ter mais do que conhecimento técnico.

Close de régua. Imagem ilustrativa texto diagramador e revisor.

Para ser original, um trabalho precisa de uma boa dose de inspiração, intuição e criatividade. Ao mesmo tempo, é importante saber agradar leitores com todos os tipos de preferências.

E o revisor, o que faz?

Você sabia que a Língua Portuguesa é uma das mais complexas do mundo? Tanto que é comum que até mesmo os mais experientes na escrita cometam alguns deslizes.

Em boa parte das vezes, estamos falando daquela vez em que a mão do escritor escorregou no teclado e acabou saindo um erro de digitação.

Ou então, aquela ocasião em que ele mudou de ideia sobre uma frase no meio do caminho, não a corrigiu completamente e acabou deixando-a sem sentido.

Até mesmo nas publicações de grande circulação é possível encontrar um ou outro erro que escapou. Por isso, é tão importante o trabalho desse profissional, formado em Comunicação Social, Jornalismo, Marketing ou Letras.

O revisor age como um fiscal da língua e da linguagem, observando concordância, ortografia e pontuação. Ao corrigir, ele evita que um erro seja perpetuado e, ao mesmo tempo, ensina a forma correta a quem lê.

Caneta sobre folhas e xícara de café. Imagem ilustrativa texto diagramador e revisor.

Ele verifica ainda a coerência, a clareza e a objetividade de um texto, inclusive aqueles com informações técnicas. Por isso, o revisor precisa ter bom conhecimento sobre todo tipo de assunto.

Parabéns a todo diagramador e revisor do Brasil!

Aqui no Grupo Lê, todas as obras passam por diagramação e revisão rigorosas. Afinal, temos o cuidado com a qualidade impecável do livro que você leva para casa, biblioteca ou escola.

Ícones redes sociais

Esse é o mesmo padrão que buscamos em nossas redes sociais. Clique acima e confira os conteúdos especiais que produzimos para cada um dos canais on-line. Ah, e para você, diagramador e revisor, parabéns pelo trabalho!