Livros sobre folclore: 15 obras que valorizam a nossa cultura

Chapeuzinho Vermelho, Saci, Alice, Visconde de Sabugosa. Personagens do folclore nacional e internacional. Havia um menino com um buraco no dente, página 40. Imagem ilustrativa texto livros sobre folclore.

Mas, afinal, o que é folclore? O termo engloba o artesanato, as brincadeiras, as danças, as lendas e as músicas transmitidas de geração em geração. São conhecimentos que ajudam a fortalecer a identidade de um povo.

A cultura brasileira possui raízes indígenas, africanas e europeias. Nosso folclore é considerado patrimônio imaterial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O Dia do Folclore vem como um incentivo ao estudo e à proteção das manifestações populares. Além disso, convida jovens e crianças a conhecerem e valorizarem nossa riqueza e diversidade cultural. Vamos à lista?

1. Fábula de família

A fábula Dona Onça, Sô Coelho e a farofa de duins é inspirada em uma história que o autor Roberto de Freitas ouvia na infância. Uma releitura da tradicional corrida pela sobrevivência, que sempre ocorre nas matas imaginárias do Brasil.

Dona Onça Sô Coelho e a farofa de duins

2. Música Popular Brasileira

A música feita no Brasil é uma das mais ricas do mundo. Ela é patrimônio da cultura nacional e elemento primordial da nossa identidade. Cordel da MPB se compromete a divulgar e preservar nossos principais gêneros e artistas.

Cordel da MPB

3. Personagem do nosso folclore

Um menino acorda sem memória. Aos poucos, o leitor junta pistas para descobrir sua verdadeira identidade: uma criatura que todos nós conhecemos. Paciente 237 intercala romance com o estilo de narrativa dos quadrinhos.

Paciente 237

4. Cirandinha afro-brasileira

Poemas que redesenham o Brasil traçado pelas histórias que foram trazidas pelos que vieram da África em tempos distantes. Assim, Afro-brasileirinhos celebra e evoca as várias tradições que os dois lugares têm em comum.

Afro-brasileirinhos.

5. Cantiga popular

Moradia, desigualdade, zombaria e hipocrisia em meio à resistência e a determinação de assumir o próprio caminho. Sete saias de filó nos convida a acordar pensamentos adormecidos entre a correria e os desmazelos do tempo.

Sete saias de Filó

6. Fábulas indígenas

A Moranduba do fim do mundo, Como é que se vira bicho, A Moranduba do guará, rei dos animais, A Moranduba de Uka-Uka… Morandubetá – Fábulas indígenas traz histórias colhidas junto aos índios no interior de Goiás.

Morandubetá - Fábulas indígenas.

7. Versos do tangolomango

O tangolomango faz uma sequência decrescente de versos cadenciados e rimados. Ao final de cada verso, alguém deixa o brinquedo ou “morre”. As dez filhas de seu João é uma versão do texto português As marrafinhas de Lisboa.

As dez filhas do Seu João.

8. Peleja em versos de cordel

Em A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel, um rei promete a mão de sua filha a quem a vencesse em versos de desafio. Em O rei do abecê, Magrilim e Jezebel, já casados, disputam um torneio de versos.

A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel.

9. História influenciada pelo folclore

Em Corrupio, uma menina sonha ter uma saia encarnada para dançar no baile da aldeia e deseja. Sua mãe realiza esse desejo e faz a filha rodopiar de alegria. Por onde passa, ponte, pássaro e lobo percebem seu contentamento.

Capa do livro Corrupio.

10. Personagens da cultura popular

Na viagem de Havia um menino com um buraco no dente, uma criança abre a boca, fecha os olhos e vai ao mundo da imaginação. Lá, encontra o boi-bumbá, o rei e a rainha do Carnaval, além de personagens de contos populares.

Havia um menino com um buraco no dente.

11. Bonecas de palha

Em Dona Feia, uma mulher é chamada pelas pessoas do povoado de bruxa, velha e louca. No entanto, vira Dona Fia, a fiandeira mais famosa do sertão, quando descobrem que dá para driblar a seca fazendo bonecas de palha.

Capa do livro Dona feia.

12. Trava-língua

A brincadeira do trava-língua é composta por frases ou versos de sons semelhantes. O desafio é conseguir recitar rapidamente sem parar e sem trocar as sílabas. Quem lê com pressa tropeça revive essa tradição oral.

Quem lê com pressa tropeça

13. Brinquedos com sucata

É possível brincar com coisas banais (lata, papel, meia) e outras bugigangas, muitas vezes consideradas lixo, e até mesmo o nada. Tudo pode ser brinquedo mostra como a imaginação é o melhor brinquedo que uma criança pode ter.

Capa do livro Tudo pode ser brinquedo.

14. Mitologia grega e indígena

Uma ararinha tem seu noivo capturado. Um menino e seu time de futebol decidem protegê-la. Surgem um ecologista dedicado e caçadores ambiciosos. A aventura ecológica de O casamento da ararinha-azul é cheia de magia.

O casamento da ararinha-azul

15. Conto popular

Em O pescador, o anel e o rei, um rei acha que pode mais que Deus. Inconformado com a fé e a alegria de um pescador, dá a ele uma tarefa e arma uma cilada para que não consiga realizá-la. Mas a fé é maior do que o poder.

O pescador, o anel e o rei.

Livros sobre folclore e a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências gerais para as escolas de todo o Brasil. São habilidades, atitudes e valores que os estudantes precisam desenvolver durante o período escolar.

O contato mais próximo com o folclore é algo que amplia o repertório cultural das nossas crianças e adolescentes. Isso atende ao que a BNCC determina, sobretudo o que está expresso na competência 3.

Catálogo Literário 2024

O Grupo Editorial Lê valoriza o trabalho dos educadores. Reconhecemos todos que veem a Literatura como meio eficaz para a assimilação de conhecimentos que são levados para a vida toda.

Em nosso Catálogo 2024, todos os títulos estão categorizados de acordo com as 10 competências gerais da BNCC. Clique na imagem ao lado e conheça livros sobre folclore e outros temas que enriquecem o trabalho feito na escola.